About Us

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Aenean vulputate nisl arcu, non consequat risus vulputate sed. Nulla eu sapien condimentum nisi aliquet sodales non et diam. Duis blandit nunc semper rutrum congue. Phasellus sed lacus ut odio vehicula varius. Etiam iaculis feugiat tortor ac ornare.

Stay connected

Blog Post

Como fazer uma transição de carreira bem sucedida?
Transição de Carreira

Como fazer uma transição de carreira bem sucedida? 

Em virtude da instabilidade da economia do país e do desejo de muitos profissionais de trabalhar em algo motivador e significativo para suas vidas, muita gente investe na transição de carreira.

Seja trocando a empresa na qual você trabalha por outra, seja mudando totalmente a área de atuação na qual você está inserido hoje em dia, mudar o rumo profissional é, às vezes, fundamental para garantir o sucesso no meio laboral.

Se você está pensando em mudar o rumo da sua carreira, encontrar um trabalho condizente com seus valores e que garanta satisfação, tanto pessoal quanto profissional, este artigo é para você!

Nele, você vai entender como fazer uma transição de carreira bem-sucedida e, com isso, atingir o tão sonhado sucesso profissional.

Preparado para saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura e veja nossas dicas!

Invista em autoconhecimento

O primeiro passo para uma transição de carreira bem-sucedida é entender onde você está e aonde quer chegar com a mudança. Portanto, é essencial que você invista no autoconhecimento para garantir o sucesso desse processo.

Desenhe a sua trajetória profissional em uma linha do tempo. Inclua todas as suas experiências, aprendizados e frustrações. Busque elencar o que foi positivo e negativo em cada uma dessas vivências.

Com esses dados em mãos, você é capaz de entender o porquê da transição de carreira e, a partir desse processo, descobrir aonde quer chegar, seus objetivos, valores e qual tipo de rotina profissional você deseja.

Crie um planejamento estruturado de carreira

Após entender muito bem quais são seus objetivos, é hora de criar um planejamento de carreira bem estruturado para nortear as suas próximas ações.

Portanto, defina quais são as suas metas a curto, médio e longo prazo. Aproveite e tente entender quais são as ações seguintes que você deve tomar para atingir esses objetivos.

Nessa etapa, é importante pensar em processos pelos quais você precisa passar, empresas que gostaria de trabalhar e cargos que deseja assumir.

Troque experiência com outros profissionais

Ampliar a sua rede de contatos e trocar experiências com outros profissionais é uma boa ideia.

Você pode buscar pessoas que já passaram pelo processo de transição de carreira para se inspirar e entender, na prática, quais as principais dificuldades que você vai enfrentar.

Além disso, é importante focar nas melhores maneiras de lidar com os desafios que podem surgir durante o caminho.

Você também deve entrar em contato com pessoas que já atuam na área desejada ou em empresas nas quais você gostaria de trabalhar.

Com isso, você aumenta o seu conhecimento sobre o assunto e melhora o entendimento sobre a realidade da rotina de trabalho nessas organizações.

Dessa forma, além de adquirir conhecimento, você também cria relações construtivas com outros profissionais que podem se tornar grandes aliados na busca pelos seus objetivos. Ou seja, você amplia seu networking e cria contatos de impacto para o futuro da sua carreira.

Busque informações sobre o mercado

Se você quiser realizar uma transição de carreira bem-sucedida, é também necessário buscar informações sobre o mercado de trabalho.

Para isso, tente descobrir o salário médio dos profissionais que ocupam os cargos que você deseja e como está o mercado de trabalho nessa área — disponibilidade de emprego, quais regiões do país oferecem mais oportunidades, entre outras questões.

Dessa forma, você é capaz de se preparar melhor para a transição de carreira, entendendo exatamente qual é a situação do país atualmente e quais são as estratégias que permitem que você crie um diferencial de mercado para si mesmo.

Dessa forma, vai haver o aumento da sua empregabilidade e, com isso, as chances de sucesso da sua transição de carreira serão maiores.

Invista em qualificação

Na hora de realizar a transição de carreira, principalmente se você quiser ir para uma área totalmente nova, é essencial investir em qualificação profissional.

Dessa forma, pode-se conseguir compensar com conhecimento técnico especializado o que talvez falte em experiência e vivência na área.

Portanto, faça um levantamento de treinamentos e qualificações que podem ajudar você nesse processo. Busque cursos de pós-graduação, especialização, MBA, entre outros.

Existem, inclusive, vários cursos online gratuitos que podem auxiliar você nessa tarefa.

Dessa forma, você investe em si mesmo e potencializa o seu currículo, atraindo a atenção dos profissionais responsáveis pelo recrutamento para a vaga dos seus sonhos.

Explore as possibilidades

Não se prenda a uma única opção na hora de realizar a sua transição de carreira. Pelo contrário! Faça uma pesquisa e explore todas as possibilidades que você tem de modificar o seu estilo de vida e encontrar um trabalho significativo para você.

Portanto, faça um levantamento de todas as opções que existem e selecione aquelas nas quais vale a pena investir. Busque também formas alternativas de ganhar experiência profissional, como projetos autônomos ou trabalho voluntário.

Assim, você consegue testar a nova rotina de trabalho antes mesmo de se comprometer com uma organização.

Fazendo isso, você vai ser capaz de avaliar se vale a pena investir na opção desejada ou se é necessário buscar novas oportunidades.

Conte com uma empresa especializada

Existem empresas que têm a função de ajudar profissionais no processo de transição de carreira, pois são especializadas nesse assunto e podem auxiliar você a dar o próximo passo com consciência.

Portanto, busque ajuda de consultorias de qualidade e conte com profissionais que possuem as melhores ferramentas para auxiliar na transição de carreira bem-sucedida.

Você pode contar com serviços de orientação profissional, aconselhamento de carreira e recolocação dentro da empresa que você já atua.

Com isso, você vai ser capaz de realizar um planejamento de carreira estratégico e vai ter atendimento personalizado oferecido por especialistas na área. Dessa forma, as suas chances de sucesso aumentam e o processo se torna mais assertivo.

O processo de transição de carreira é desafiador e exige muita resiliência e engajamento para ter sucesso.

Porém, com as nossas dicas, pode ser mais fácil ultrapassar os desafios que surgirem no caminho e manter o foco para uma carreira mais equilibrada e condizente com os seus valores pessoais, aumentando, assim, a sua satisfação e o seu bem-estar.

Aproveite e leia também o nosso próximo artigo! Nele, você vai descobrir como garantir uma carreira de sucesso e, com isso, potencializar os seus resultados!

Related posts

Deixe uma resposta

Required fields are marked *