About Us

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Aenean vulputate nisl arcu, non consequat risus vulputate sed. Nulla eu sapien condimentum nisi aliquet sodales non et diam. Duis blandit nunc semper rutrum congue. Phasellus sed lacus ut odio vehicula varius. Etiam iaculis feugiat tortor ac ornare.

Stay connected

Blog Post

Saiba o que é o RPO e como ele atua na terceirização de processos de recrutamento
Seleção de Executivos

Saiba o que é o RPO e como ele atua na terceirização de processos de recrutamento 

Temos abordado no nosso blog as principais tendências na área de recrutamento e seleção. Isso se deve às inúmeras estratégias e ferramentas que têm surgido para auxiliar a gestão de RH das empresas a encontrar talentos. Uma delas, nosso tema de hoje, é a terceirização de processos de recrutamento, que pode ser total ou parcial.

Independentemente da área ou do tamanho da organização, o setor de recursos humanos é sempre imerso nas mais diversas demandas. O processo de contratação é uma das tarefas mais desafiadoras e, por isso, muitas empresas passaram a buscar aliados para esse trabalho.

Sim, estamos falando do Recruitment Process Outsourcing (RPO). Neste artigo você vai perceber como ele pode trazer resultados ainda mais satisfatórios para empresas que precisam encontrar os melhores talentos do mercado.

Continue a leitura e descubra o que é RPO e seus benefícios.

O que é RPO?

O Recruitment Process Outsourcing é uma alternativa de terceirização de processos de recrutamento cada vez mais usada em corporações de todo o mundo. O que essas organizações têm em comum é o desejo de aperfeiçoar a busca e seleção de profissionais.

Ao contrário do que muitos gestores podem pensar, utilizar o RPO não se trata de substituir a equipe de RH, mas sim de fornecer uma ferramenta estratégica para atuar em parceria com esse setor.

A terceirização de processos de recrutamento pode ser realizada de diversas formas, e é isso que a torna tão atrativa. Existe a possibilidade de customização para adaptação às necessidades e processos específicos do cliente.

No RPO híbrido, por exemplo, é possível contar com a equipe externa apenas para a parte de recrutamento e atração de talentos, triagem de currículos e agendamento de entrevistas, deixando a parte final da seleção para a empresa.

Já em uma situação de Full RPO, além de toda parte de triagem de candidatos, a empresa especializada realiza entrevistas e testes, observa o fit cultural dos profissionais com a empresa e com as equipes e ainda acompanha todo o processo de adaptação dos contratados às vagas.

A empresa especializada tem foco em recrutar e selecionar pessoas alinhadas ao perfil da empresa, seus valores e objetivos. Também é importante ressaltar que a equipe de RH da corporação pode acompanhar de perto todo esse processo.

Quais são as vantagens da terceirização do recrutamento?

O principal resultado da terceirização de processos de recrutamento é a contratação de talentos alinhados à cultura da empresa e que tendem a trabalhar de forma satisfatória e engajada. Como consequência, cai o índice de turnover, tão evitado pelas organizações.

Mas os benefícios desse método vão muito além. A seguir, pontuamos alguns que certamente vão chamar sua atenção para essa estratégia.

Agilidade do recrutamento

O tempo é um recurso valioso para qualquer organização. Afinal, no caso de vagas em aberto, o não preenchimento rápido desses postos acarreta a queda de produção e influencia o planejamento da empresa.

Por outro lado, apressar a equipe de RH nas contratações pode ser perigoso e levar à seleção de pessoas que nem sempre são ideais para o cargo. O tempo investido pelo RH em um processo de recrutamento também é um fator a ser analisado.

Atualmente, esse setor pode direcionar seus esforços para outras áreas igualmente fundamentais para o bom funcionamento da organização, como desenvolvimento de funcionários, retenção de talentos, acompanhamento, manutenção do clima organizacional e da cultura da empresa.

A terceirização de processos de recrutamento aparece, portanto, como uma solução eficaz para obter um recrutamento que seja igualmente eficiente e ágil, possibilitando também que o RH atue em outras frentes importantes.

Diversificação de candidatos

Traçar o perfil ideal para uma vaga e encontrar profissionais que se encaixem perfeitamente a ela é um grande desafio. Torna-se ainda mais complicado se a organização tiver um universo restrito de possibilidades, como apenas currículos recebidos com a divulgação de uma oportunidade.

O RPO oferece uma diversificação e ampliação da gama de candidatos que poderão concorrer a vagas na empresa. Isso porque as organizações especializadas em terceirização de recrutamento fazem uso de inúmeras ferramentas para atrair e contatar os melhores profissionais do mercado.

Essa é uma valiosa característica para gestores que desejam compor equipes unificadas e competentes não só em habilidades técnicas, mas também em relacionamentos e valores. No caso de contratação de executivos, o RPO se torna fundamental na tarefa de achar a pessoa ideal para um cargo de grande responsabilidade.

Melhoria nos processos de contratação

Aprimorar a seleção de talentos por meio da terceirização de processos de recrutamento é mais um dos fatores vantajosos para a empresa.

Muitas vezes, o recrutamento interno pode ser feito com pouco padrão e pouco alinhamento à cultura da empresa. Além de resultados insatisfatórios, isso pode prejudicar a reputação externa da organização.

Um olhar de fora pode trazer personalização , padronização e eficiência do processo. Isso se torna uma forma de atrair e encantar os talentos que participam da seleção, conferindo à corporação uma imagem ainda mais profissional.

Redução de custos

Sim, esse é um dos benefícios do RPO e que, muitas vezes, não é percebido pelas empresas. Se, por um lado, existe a contratação de uma empresa especializada, por outro, muitos gastos que não geram resultados são evitados.

Exemplificando: a empresa pode investir em job boards e tecnologias que, se não forem utilizadas com propriedade, não atraem os talentos ideais e podem gerar mais custos com turnover.

Além disso, processos de recrutamento tradicionais por vezes são lentos e tomam tempo e recursos de um pessoal que poderia ser direcionado para outras ações importantes dentro da organização.

Também vale ressaltar que empresas especializadas têm ferramentas próprias para lidar com a especificidade de cada projeto. Softwares de triagem automática, entrevistas por vídeo, critérios automáticos de triagem são alguns exemplos de ferramentas que podem trazer agilidade, redução de custos para as empresas.

Empresas especializadas podem investir nisso pois fazem parte do core business e é aí que elas se diferenciam. No final das contas, investir de forma pontual em uma equipe especializada reduz custos, trazendo decisões mais corretas de forma rápida e eficiente.

Como escolher uma empresa especializada?

Ao considerar os fatores abordados ao longo deste artigo, você deve ter notado como é vantajoso para a empresa contar com a terceirização de processos de recrutamento. Mas qual é o caminho certo para escolher uma empresa especializada?

Você deve considerar:

  • tempo e experiência de mercado da empresa;
  • flexibilidade para uma experiência customizada às necessidades;
  • capacitação dos profissionais envolvidos na consultoria;
  • custo x benefício equilibrado;
  • preocupação com o alinhamento à cultura e objetivos da sua organização.

Se você deseja contratar talentos de forma mais acertada, a terceirização de processos de recrutamento por RPO será altamente estratégica para sua corporação. A StautRH tem excelência nesse segmento e quer atuar como parceira do RH da sua empresa com foco em melhores resultados.

Entre em contato com nossa equipe e conheça as possibilidades que oferecemos para sua organização.

Related posts

Deixe uma resposta

Required fields are marked *