About Us

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Aenean vulputate nisl arcu, non consequat risus vulputate sed. Nulla eu sapien condimentum nisi aliquet sodales non et diam. Duis blandit nunc semper rutrum congue. Phasellus sed lacus ut odio vehicula varius. Etiam iaculis feugiat tortor ac ornare.

Stay connected

Blog Post

Quais as tendências do recrutamento especializado de executivos?
Desenvolvimento

Quais as tendências do recrutamento especializado de executivos? 

Independentemente da situação da economia e da quantidade de pessoas empregadas ou não, as empresas permanecem enfrentando o mesmo desafio: contratar profissionais de posições de liderança. No entanto, poucas são as que procuram assessorias que fazem recrutamento especializado de executivos.

É muito comum, mesmo quando cresce a quantidade de talentos contratados, permanecer baixo o número de candidatos aptos a ocuparem cargos executivos. Diante desse cenário, as empresas devem buscar alternativas para que suas vagas não fiquem desocupadas por muito tempo.

Continue a leitura e conheça quais são as tendências atuais de um recrutamento qualificado de executivos para as mais diferentes empresas.

Diversidade

As empresas descobriram que a diversidade pode ser utilizada como alavanca de performance. Pesquisas recentes reforçam o vínculo entre diversidade e o desempenho financeiro das organizações — sugerindo a criação de estratégias de inclusão como forma de se obter vantagem competitiva.

São incontáveis as vantagens de se trabalhar com pessoas diferentes, principalmente quando elas ocupam cargos de liderança. Embora inicialmente associada à justiça social, a iniciativa de contratar profissionais de diferentes perfis se mostra ponto a favor tanto no crescimento da empresa quanto na criação de valores.

Segundo as pesquisas citadas acima, a diversidade de gênero revela maior lucratividade para equipes executivas por causa da forma como decisões estratégicas e operacionais são tomadas.

Recrutamento

Outra tendência está ligada ao modo como é feito o recrutamento de executivos. Duas frentes são organizadas, mas ambas partem da mesma base: a definição exata do perfil da vaga. O perfil técnico e comportamental de quem precisa ser contratado deve ser descrito de maneira muito aproximada.

Enquanto uma frente se preocupa em divulgar a vaga em canais especializados, a outra direciona seus esforços para prospectar entre os profissionais que estão em atividade. Contudo, por uma questão de ética, principalmente quando a abordagem é feita a alguém da concorrência, usa-se uma assessoria especializada.

Consultores fazem parte da equipe que recruta e avalia os potenciais candidatos. São eles que pautam questões como ética, transparência e cultura organizacional. Eles também estão aptos para identificar e administrar conflitos de interesse, além de transmitir feedbacks e ajudar na decisão de quem será contratado.

Entrevista

Novos métodos de entrevista surgiram e transformaram o modo como empresas realizam essa etapa do processo com seus candidatos. São eles que têm impactado positivamente na seleção e contratação de candidatos, pois permitem o ganho de tempo e dinheiro para as duas partes — profissionais e empresas.

A entrevista pode ser on-line, por exemplo, e submetida a softwares que avaliam, de maneira técnica e imparcial, as soft skills do candidato. Atualmente estão voltadas a uma exploração das competências comportamentais, gestão de equipes e  estratégia de negócios.

Entrevistas informais, que ocorrem em ambientes como restaurantes e cafeterias, também contribuem com a identificação do perfil ideal para a vaga disponível. Esses lugares deixam o profissional mais à vontade, sem aquela pressão do escritório, possibilitando uma conversa mais natural.

Dados

A área de Recursos Humanos passou a ser conduzida por dados. Vivemos uma transformação digital e, especialmente nesta década, houve a união entre big data e people analytics. Por meio disso, é possível ter uma ampla visão operacional da empresa, além de visualizar formas de convergir metodologias e ferramentas.

Embora dados sejam produzidos o tempo todo, cabe à organização fazer o processo de armazenamento e interpretação deles. Sem isso, muitas empresas seguem operando de forma deficiente e enfrentando várias dificuldades — principalmente no que diz respeito ao recrutamento especializado de executivos.

Já as metodologias de people analytics fazem a análise de dados aplicada à gestão de pessoas. Eles são cruzados e analisados constantemente para identificar, por exemplo, quem está apto para crescer, os profissionais que demonstram insatisfação ou outros aspectos que sua organização precisa saber.

Employer branding

Outra maneira de se fazer contratações qualificadas acontece por meio de uma transformação na imagem das companhias, que passaram a investir em melhorias na forma como são vistas pelos profissionais.

Trata-se de um investimento na marca empregadora, conceito que veio do termo em inglês employer branding. A partir de uma cultura corporativa bem delineada e uma revisão no modo como é feita a gestão de pessoas, a empresa transmite a imagem de que é um excelente lugar para se trabalhar.

Ações de marketing mostram esse ambiente de trabalho ao mercado e despertan nas pessoas o desejo de estar nele. Esse tipo de investimento resulta no aumento de currículos recebidos — principalmente de profissionais que têm aderência aos valores da sua organização.

Desenvolvimento

Sua empresa também pode se preparar para fazer um processo de recrutamento interno, trabalhando melhor aqueles profissionais que têm potencial para ocupar cargos de liderança.

Em vez de trazer profissionais de fora, a companhia valoriza os talentos que tem por meio de um programa de desenvolvimento de executivos — algo que pode ser alcançado por meio do acompanhamento de trainees.

Atribuições e responsabilidades são esclarecidas aos candidatos e eles passam por um processo de desenvolvimento e consolidação de competências e habilidades que são cruciais para a posição que pretendem ocupar.

Esse tipo de ação possibilita que cada profissional tenha seu plano de desenvolvimento e, a partir dele, obter as orientações necessárias para tomar decisões pelos próximos anos.

Consultoria

Responsáveis por fazer a máquina funcionar, os executivos gerenciam pessoas e, por meio de suas ações, alcançam os níveis desejados de crescimento e desenvolvimento.

Encontrar executivos, como foi dito no início deste artigo, é um desafio constante. A boa notícia é que sua organização pode contar com o apoio de uma consultoria com foco em recrutamento especializado de executivos.

Consultorias de executive search são especialistas e contam com profissionais  seniores, com especialização e com bastante bagagem em processos de recrutamento e seleção de executivos. Possuem uma vasta vivência com negócios em vários segmentos, o que pode contribuir na redução de erros e custos de contratações erradas. Além disso, contam com metodologias, ferramentas de avaliações  que não estão sujeitas às influências de opiniões pessoais ou mesmo disputas internas.

A confidencialidade é outro aspecto que caracteriza a consultoria com foco em recrutamento. Por ser neutra, ela transita melhor entre os candidatos durante suas buscas.

Para implementar as ações que envolvem as tendências de recrutamento especializado de executivos, uma boa alternativa para sua empresa pode ser contratar essa consultoria. Desse modo, é possível obter resultados acima do esperado tanto na questão da contratação quanto na retenção de talentos.

O que achou deste conteúdo? Ficou com alguma dúvida? Fale com a StautGROUP, uma empresa especializada em recrutamento e seleção de executivos, hunting, desenvolvimento, coaching, assessment e outplacement e transição de carreira.

Related posts

Deixe uma resposta

Required fields are marked *