About Us

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Aenean vulputate nisl arcu, non consequat risus vulputate sed. Nulla eu sapien condimentum nisi aliquet sodales non et diam. Duis blandit nunc semper rutrum congue. Phasellus sed lacus ut odio vehicula varius. Etiam iaculis feugiat tortor ac ornare.

Stay connected

Blog Post

Saiba como o accountability influencia o sucesso empresarial e profissional
Desenvolvimento

Saiba como o accountability influencia o sucesso empresarial e profissional 

Accountability, no sentido estrito da palavra, significa assumir responsabilidades e prestar contas. Por sua relevância, o conceito vem sendo cada vez mais estudado em diversas esferas da sociedade, como na educação e nas gestões pública e privada. 

Importante perceber que seu emprego não representa um uso restrito à conferência de resultados que não saíram como o esperado. Mas sim ao entendimento natural de uma atuação veementemente ética, estratégica e comprometida, indo muito além de meras execuções de tarefas. 

Trata-se, portanto, de uma virtude moral. No aspecto das organizações empresariais, soma-se à governança corporativa pautada em valores éticos para um negócio sustentável e, ao mesmo tempo, competitivo. 

Por que accountability é importante para as empresas? 

Quando o accountability integra a visão estratégica empresarial, sua concepção não deve ficar confinada a departamentos de controladoria. Verdadeiramente, ela precisa tornar-se central na gestão de negócios, na cultura corporativa, nos valores institucionais e nas metas de performance. 

Para o especialista no assunto, João Cordeiro, há impactos positivos na saúde organizacional quando o accountability é incorporado. Primeiramente podemos destacar a presença do “pensamento de dono”, não no sentido de propriedade, mas de zelo com o objetivo de fazer dar certo. Além disso, a clareza das responsabilidades individuais inerentes ao accountability levam à empresa ao status de agilidade nas decisões e rentabilidade nos negócios. 

Já um comportamento contrário, ainda segundo o especialista, é quando uma empresa e suas equipes atuam com baixo comprometimento. Isso acontece quando há colaboradores ou gestores que jogam a culpa no outro e não assumem as consequências de seus feitos. Neste sentido, predominam modelos ultrapassados de gestão, com notória falta de senso de urgência, de espírito colaborativo, de inovação e de transparência empresarial. 

accountability aplicado ao RH 

Quando uma empresa deseja disseminar seus valores corporativos, de forma a reconhecê-los na prática de cada colaborador, é preciso insistir em estratégias de desenvolvimento humano. Assim, se o accountability faz parte desta cultura empresarial ele precisa estar nas trilhas de formação profissional e de liderança. 

Importante também difundir nas equipes a ideia de protagonismo associado à coletividade. Embora possam soar dissonantes ambos contribuem para a alta performance corporativa. Isso porque o protagonismo é a capacidade de assumir responsabilidades e a coletividade no quanto cada atitude impacta no resultado empresarial como um todo. 

Passos importantes para um accountability efetivo 

Uma vez que a visão de accountability é incorporada às estratégias de RH, algumas ações devem acompanhar sua implementação. Com isso, será possível evitar comportamentos contraproducentes e se beneficiar dos resultados de uma equipe engajada e devidamente responsável por cada entrega e resultados: 

  1. Metas claras: uma vez definidas as metas corporativas, é fundamental comunicá-las de forma clara. Assim, o alinhamento de expectativas ocorre em toda empresa. 
  1. Desenvolva suas equipes: não basta comunicar objetivos, é preciso dar os meios para alcançá-los. Por isso, o desenvolvimento humano deve ser constante. Identifique e aprimore as competências necessárias para uma equipe realmente comprometida. 
  1. Avalie: faça uso de metodologias de avaliação periódica, pois está é a única forma de mensurar etapas, ajustar rotas e atingir a alta performance. 
  1. Feedback: a prática do feedback contínuo é essencial para retroalimentar o accountability. Devolutivas construtivas são necessárias para o entendimento global de pontos fortes ou de melhoria. 

Related posts

Deixe uma resposta

Required fields are marked *