About Us

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Aenean vulputate nisl arcu, non consequat risus vulputate sed. Nulla eu sapien condimentum nisi aliquet sodales non et diam. Duis blandit nunc semper rutrum congue. Phasellus sed lacus ut odio vehicula varius. Etiam iaculis feugiat tortor ac ornare.

Stay connected

Blog Post

Qual a importância da retenção de talentos e como fazer isso?
Coaching

Qual a importância da retenção de talentos e como fazer isso? 

Já ouviu a expressão modernidade líquida? Esse conceito foi criado pelo sociólogo polonês Zygmunt Bauman que, em seus livros, explica o período atual em que nossa sociedade se encontra. Segundo ele, este é um momento onde “tudo muda muito rapidamente” e “nada é feito para durar”.

Talvez você esteja se perguntando o que isso tem a ver com o título deste artigo. Acontece que esse quadro social tratado por Bauman é marcado pela fluidez e pela superficialidade das relações. Isso inclui as relações interpessoais, de consumo e, sim, as trabalhistas.

Profissionais não estão mais tão apegados às empresas onde trabalham e muitos têm até deixado o mercado para investir em negócios próprios. Como então garantir que sua organização não vai perder os melhores colaboradores? A resposta é: investindo na retenção de talentos.

Neste artigo, falaremos da importância de trabalhar para reter bons profissionais e quais estratégias podem ser usadas para isso. Ficou interessado? Então continue a leitura e confira!

Em que a empresa pode ser beneficiada?

Primeiramente, é importante ter consciência dos benefícios que políticas de retenção de talentos podem trazer à empresa. Um dos principais certamente é poder contar com profissionais capacitados e que já conhecem as rotinas de produção.

Empresas com alto índice de turnover acabam perdendo tempo e dinheiro, afinal, a cada saída de um colaborador é preciso investir em processo seletivo, headhunters e acerto de contas. Ainda é preciso alinhar metas, dar treinamentos e auxiliar na adaptação da equipe.

Além disso, uma empresa que retém seus talentos é vista de forma positiva pelo mercado, tornando-se mais atrativa para novos profissionais que buscam locais que valorizem seus contratados.

O que fazer para reter talentos para a empresa?

Agora que você já sabe o quão significativo é manter um bom time reunido, vamos a algumas dicas pontuais que podem ajudar a fazer com que isso aconteça na sua instituição. Acompanhe!

Oferecer um plano de carreira

Ter possibilidade de crescimento dentro da empresa é sempre um fator motivador. Principalmente para bons profissionais que não se acomodam e querem alcançar novos objetivos e alavancar a carreira.

Por isso, busque estabelecer planos de carreira para os talentos, procurando saber suas expectativas, suas habilidades e onde desejam chegar.

Ter uma cultura organizacional forte

Uma pesquisa realizada pelo LinkedIn com profissionais de todo o mundo mostrou que o brasileiro se preocupa, em primeiro lugar, com a cultura e os valores de uma organização na hora de buscar uma vaga de emprego.

Sua empresa tem um propósito bem definido? Pois saiba que esse é mais um fator importante na retenção de talentos. É preciso que missão, visão e valores da companhia sejam relevantes e saiam do papel para a realidade, se alinhando com a equipe.

Criar desafios

Sair da monotonia e encarar um novo desafio é a principal motivação para muita gente que troca de emprego. Por isso, é importante que esses estímulos sejam uma prática constante dentro da corporação.

Trabalhar com metas claras — individualmente e a nível de equipe — e recompensas pelo alcance delas é uma excelente estratégia para diminuir a rotatividade e manter bons profissionais.

Oferecer remunerações adequadas

É claro que, ao receber uma nova proposta de emprego com um salário superior ao recebido, muitos profissionais não vão titubear para aceitar. É certo que a valorização de talentos começa pela remuneração.

Atualizar salários, conceder benefícios e bonificações é sim um atrativo que mostra a preocupação da empresa com seus colaboradores.

Estimular o aprendizado constante

Programas de desenvolvimento e educação corporativa estão em alta no mundo dos negócios. Isso porque promover o aprendizado beneficia tanto a empresa quanto o funcionário. Uma equipe mais treinada e mais capacitada produz melhores resultados e também tem mais motivos para seguir na empresa.

É possível encontrar consultorias especializadas em treinamento e desenvolvimento de habilidades como gestão, liderança e empreendedorismo.

Promover o desenvolvimento pessoal

Aliados das ferramentas de aprendizagem, os programas de desenvolvimento pessoal também são altamente atrativos para profissionais que têm potencial e buscam autoconhecimento e especialização.

Um exemplo deles é o coaching, técnica usada para que o indivíduo estabeleça e alcance resultados, trabalhe suas limitações e desenvolva suas qualidades.

Identificar líderes em potencial

Muitos profissionais têm habilidades intrínsecas para liderança. Alguns têm pleno conhecimento disso, outros precisam de mentores que alertem e desenvolvam esse perfil.

De qualquer forma, líderes em potencial são valiosos para a empresa e é preciso identificá-los. Investir na formação e capacitação de líderes é mais um método que beneficia as duas partes e contribui para a retenção de talentos.

Humanizar as relações de trabalho

Por vezes, a rotina intensa dentro do ambiente organizacional acaba distanciando as pessoas e automatizando tarefas e até mesmo as relações. Esse clima acaba se tornando cansativo e desanimador para muitos.

Promover momentos informais, abrir espaço para sugestões, ter políticas flexíveis e compreensivas, ser uma gestão acessível e valorizar a individualidade de cada um são caminhos que favorecem a cultura organizacional.

Dar feedback de desempenhos

É preciso deixar de lado hábitos que há muito são comuns no cenário corporativo. Um deles é o de não ter espaço para conversas francas sobre pontos positivos e negativos e desempenho em tarefas.

Para que sua empresa possa conseguir melhorar na retenção de talentos, estabeleça relações de confiança com a equipe, sempre apontando de forma construtiva os erros e celebrando os acertos.

Realizar processos de recrutamento e seleção eficientes

A última dica trata de algo primordial para que as práticas de retenção de talentos sejam mais eficazes: a contratação de profissionais com potencial de engajamento na empresa.

Para que a diminuição do turnover seja uma realidade, realizar um processo de recrutamento e seleção eficiente é fundamental. Nesse momento é possível analisar candidatos que tenham valores alinhados com a corporação e objetivos que coincidam com o que é possível oferecer, evitando que haja desistência após um curto período.

Como vimos, desenvolver estratégias é imprescindível para manter o crescimento e não perder os melhores profissionais para o mercado. Sabemos que a retenção de talentos é um desafio da atualidade para as empresas e esperamos que este conteúdo tenha sido útil e faça a diferença na corporação onde você atua.

Para começar a colocar em prática essas dicas, leia também nosso outro artigo que mostra os benefícios de contar com um serviço de recrutamento. Com certeza isso será interessante para você!

Related posts

Deixe uma resposta

Required fields are marked *