About Us

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Aenean vulputate nisl arcu, non consequat risus vulputate sed. Nulla eu sapien condimentum nisi aliquet sodales non et diam. Duis blandit nunc semper rutrum congue. Phasellus sed lacus ut odio vehicula varius. Etiam iaculis feugiat tortor ac ornare.

Stay connected

Blog Post

Recrutamento e seleção de executivos: como contratar para altos cargos?
Seleção de Executivos

Recrutamento e seleção de executivos: como contratar para altos cargos? 

Contratar colaboradores para uma empresa exige muita cautela e atenção, já que a formação de uma equipe influencia diretamente no desempenho corporativo. E, quando se trata do recrutamento e seleção de executivos, o assunto é ainda mais delicado.

A pessoa escolhida estará em um cargo de alto nível e terá uma responsabilidade considerável em suas mãos. É por isso que se torna indispensável concentrar esforços nesse processo, a fim de encontrar um profissional que atenda às expectativas da companhia.

Por outro lado, ao buscar por pessoas éticas e capacitadas, é importante entender a necessidade de uma cultura empresarial sólida, com valores consolidados e um posicionamento de mercado que se destaque para o candidato. Isso vai atrair profissionais que tenham o perfil adequado para a vaga e a equipe em que será inserido.

São muitas variáveis envolvidas nesse processo e, com certeza, é do interesse de um bom líder entender qual é a melhor forma de lidar com elas. É por isso que preparamos, a seguir, algumas dicas sobre as melhores práticas para recrutamento e seleção de executivos. Acompanhe!

Estabeleça parâmetros para o recrutamento

Um planejamento eficaz é uma das bases para um bom recrutamento. Quanto mais alto o cargo a ser oferecido, mais atenção o processo vai demandar. Por isso, antes de avaliar qualquer currículo, o líder precisa traçar os parâmetros para a seleção.

Portanto, é importante atentar à definição de dois perfis: o da vaga e o do candidato. A descrição da vaga precisa ser fiel ao que a empresa realmente necessita.

É fundamental que o candidato entenda, ao acessar o texto do recrutamento, quais funções serão de sua responsabilidade e quais habilidades espera-se que ele tenha. Abordar a cultura empresarial também fará com que profissionais que se identificam com valores iguais se candidatem, evitando conflito de ideias no futuro.

Ao criar um perfil para o candidato, será proposto um ideal de qualificações e qualidades buscadas na seleção. Isso servirá como uma base e um guia para os momentos que se seguirão, na seleção de currículos e nas entrevistas.

Avalie a contratação de uma empresa de recrutamento e seleção

Realizar um processo de recrutamento e seleção de executivos demanda tempo, esforço e estratégia. É por isso que muitos líderes têm optado pela contratação de especialistas no assunto.

Terceirizar o serviço para uma empresa de recrutamento e seleção significa contar com técnicas e ferramentas já testadas, que vão garantir melhores resultados. Os chamados “headhunters” têm a missão de encontrar a pessoa adequada para o perfil definido para a vaga em aberto.

As companhias que prestam esse tipo de serviço participam ativamente dos processos de seleção de currículos e análise de competências, utilizando ferramentas de avaliação (assessment) e entrevistas — até a entrega de resultados. Portanto, terceirizar a missão de contratar alguém para um alto cargo deve ser levado em conta, dada a relevância que o profissional terá para o negócio.

Seja estratégico na divulgação

Atualmente, em posse de tantos recursos tecnológicos, a organização não precisa esperar que o candidato vá até ela. É muito comum que a própria equipe de RH ou os recrutadores façam uma busca por profissionais que, embora estejam empregados, possam se interessar por uma nova oportunidade na carreira.

Para tanto, redes sociais como LinkedIn Facebook são úteis, pois tornam possível a ligação entre empresa e possíveis interessados. Mesmo assim, estratégias de hunting e divulgação são fundamentais na hora do recrutamento e da seleção de executivos.

E, como o público é específico, os métodos usados para alcançá-lo também devem ser. Usar novas tecnologias e mídias a favor do negócio, com campanhas de marketing que convidem novos profissionais, pode ser uma tática que trará ótimos resultados.

É possível, ainda, contar com sites de divulgação de vagas e bancos de currículos. Mas é importante que a empresa entenda seu perfil e o perfil do candidato que quer atingir, para saber onde encontrá-lo.

Realize entrevistas usando o método de Assessment de Competências

Inúmeras candidaturas podem chegar à organização durante um período de recrutamento e seleção de executivos. As primeiras seleções serão feitas a partir dos currículos, tendo como base o perfil desejado para a vaga.

Em seguida, serão iniciadas as entrevistas, que também são fundamentais para o processo. Nesse momento, usar o método de Assessment de Competências pode trazer resultados muito mais satisfatórios.

O termo “assessment”, que significa avaliação, tem estado em alta no mundo corporativo. Isso porque o candidato é avaliado com base na identificação de três fatores: conhecimentos, habilidades e atitudes.

O uso desse método é interessante para a empresa, que consegue perceber qualidades e limitações do candidato de forma muito mais consistente. Mas o profissional também se beneficia, pois recebe, por meio das ferramentas, um maior conhecimento sobre si mesmo e suas capacidades, o que vai ajudá-lo a avançar em sua carreira.

Seja claro quanto à dinâmica do cargo e da empresa

Uma conversa franca com os candidatos que avançaram na seleção é o melhor caminho para que tudo fique esclarecido. Assim, tanto o profissional quanto a empresa saberão o que está em jogo.

Falar sobre salários, plano de carreira, atribuições do cargo, políticas da organização, expectativas quanto ao desempenho e metas é importante para que o colaborador entre na instituição com uma visão clara.

Esse também é o momento de mostrar o quanto a empresa vai valorizar seu novo executivo, oferecendo benefícios como o apoio de um coach ou mentor que possa auxiliá-lo a se estabelecer no cargo.

Finalize a seleção com feedbacks e a entrega dos resultados

Ao fim do processo de recrutamento e seleção de executivos, a equipe de RH (ou a empresa responsável pela seleção) terá resultados a serem encaminhados para os líderes. É necessário apresentar, de forma sólida, as etapas e os critérios utilizados.

Também é muito importante que um feedback seja dado a todos os participantes da seleção. Isso vai auxiliar no desenvolvimento dos profissionais e fortalecer a marca.

Como você pôde perceber, o processo de recrutamento e seleção de executivos em uma organização demanda estratégias precisas para que o resultado seja positivo. É por isso que encorajamos a contratação de uma equipe especializada e capacitada para esse tipo de trabalho.

Convidamos você a conhecer a StautRH. Temos consultores especialistas em recrutamento e seleção de profissionais para cargos executivos e podemos oferecer serviços personalizados a uma empresa. Entre em contato conosco!

Related posts

Deixe uma resposta

Required fields are marked *