About Us

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Aenean vulputate nisl arcu, non consequat risus vulputate sed. Nulla eu sapien condimentum nisi aliquet sodales non et diam. Duis blandit nunc semper rutrum congue. Phasellus sed lacus ut odio vehicula varius. Etiam iaculis feugiat tortor ac ornare.

Stay connected

Blog Post

Pós-carreira: entenda o que é e as vantagens para a sua empresa
Transição de Carreira

Pós-carreira: entenda o que é e as vantagens para a sua empresa 

Um profissional experiente em uma empresa é como uma referência para os novos talentos, pois ele possui características, conhecimentos e maturidade que muitos novatos talvez não alcancem. Mas e quando esse colaborador atinge o tempo limite para a aposentadoria e se sente tão renovado quanto os recém-chegados, o que fazer?

Aderir ao programa pós-carreira para uma transição menos traumática e mais prazerosa é uma medida que as empresas estão investindo para reduzir o impacto que esse processo causa nos profissionais e nas organizações.

Se sua companhia tem algum caso como esse ou você sabe que acontecerá em breve, neste texto vamos explicar o que é o programa pós-carreira e os benefícios que ele fornece à empresa e ao colaborador. Confira!

O que é o programa pós-carreira?

Empresas humanizadas estão aderindo ao programa pós-carreira, fornecendo ao profissional todo o suporte necessário no momento de transição, para que, mesmo sabendo que não participará do time daqui a algum tempo, saia com mais conhecimento sobre como aproveitar a aposentadoria após tantos anos dedicados ao trabalho.

O programa conta com orientações psicológicas, financeiras — já que muitas vezes as contribuições são vinculadas ao seguro social — e de transição de posto, pois ele deverá treinar seu substituto durante o momento de mudança.

Esse projeto foi criado porque, nos dias de hoje, muito se fala sobre selecionar e reter os melhores talentos, mas se esquece daqueles que conhecem o negócio como poucos, dedicaram suas vidas às companhias que os contrataram e que, por motivos burocráticos, precisam se desligar e dar lugar a outros.

Uma pessoa que trabalha há 30 anos nem sempre está pronta para acordar pela manhã e não ter nada para fazer. Além disso, sua vida financeira precisará de planejamento e prioridades, pois sua aposentadoria talvez seja menor do que seu salário. Esse contexto é algo que precisa ser visto pelas empresas.

Quais são as vantagens do pós-carreira?

Considerar alguns benefícios para o colaborador e para a empresa é parte importante em um processo de transição. Vamos destacar alguns, acompanhe!

Foco conjunto das necessidades

A empresa, mesmo sabendo da saída do profissional, precisa dele para que os objetivos corporativos sejam alcançados, pois ainda não há outro em seu lugar. Em contrapartida, o talento em sua melhor idade conhece tudo o que a empresa precisa e vai desempenhar suas atividades da melhor forma, pois não deseja “fechar as portas” após sua saída.

Um acompanhamento psicológico é fundamental para que esse pensamento se transforme em ação.

Aumento da produtividade do profissional

Mesmo com todos os processos burocráticos que essa etapa impõe, o acompanhamento na transição pós-carreira deve ser motivacional para o colaborador, que precisa continuar se sentindo acolhido pelos colegas de trabalho.

Seus conhecimentos precisam ser cada vez mais explorados e, dessa forma, o profissional se sentindo importante e necessário, dedica suas horas na empresa para produzir mais e melhor. Encerrando todos os dias com a sensação de dever cumprido.

Melhor treinamento para o substituto

Continuamos a falar sobre o pertencimento que o pós-carreira precisa gerar no profissional experiente ao solicitar que ele apresente ao RH um planejamento de treinamento para seu sucessor. Caso seja possível, que ele indique o profissional mais adequado para assumir seu posto, ou até mesmo, opinar no caso de recrutamento externo.

O gestor de Recursos Humanos precisa ser muito sensível ao implementar um programa pós-carreira em uma organização. É necessário conhecer os passos para que haja um recomeço feliz tanto para a empresa quanto para o colaborador.

A Staut GROUP tem um programa desenvolvido especialmente para este publico, com metodologias próprias conduzido por consultores seniores.

Se este texto foi útil e você deseja obter ainda mais conhecimento sobre como otimizar a gestão de RH, leia o conteúdo que preparamos especialmente para você!

Related posts

Deixe uma resposta

Required fields are marked *