About Us

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Aenean vulputate nisl arcu, non consequat risus vulputate sed. Nulla eu sapien condimentum nisi aliquet sodales non et diam. Duis blandit nunc semper rutrum congue. Phasellus sed lacus ut odio vehicula varius. Etiam iaculis feugiat tortor ac ornare.

Stay connected

Blog Post

Por que você não deve ignorar o clima organizacional?
Coaching, Desenvolvimento

Por que você não deve ignorar o clima organizacional? 

O sucesso comercial e institucional de uma organização é resultado de um planejamento eficiente e de estratégias que mantenham o negócio competitivo: qualidade dos produtos ou serviços; preço; atendimento; e outros itens que façam a diferença diante da concorrência. Nesse contexto, uma empresa não pode esquecer-se do seu bem mais precioso: o capital humano. Por isso, realizar pesquisas de clima organizacional é fundamental para descobrir como valorizar esses indivíduos.

A forma como os colaboradores se comportam influencia diretamente nos resultados do empreendimento. E esse modo de agir é um reflexo das atitudes, posicionamento e políticas adotados pela firma.

Assim, promover a avaliação desse clima e realizar as mudanças necessárias deve ser uma prioridade da gestão empresarial. Por isso, para ajudar no sucesso do seu objetivo, elaboramos este artigo sobre a importância de manter um bom ambiente de trabalho. Continue a leitura e descubra as vantagens de fazer esse investimento! Acompanhe!

O que é o clima organizacional?

O clima organizacional consiste na forma em que o ambiente de trabalho é percebido pelas pessoas que compõe esse espaço, impactando a visão de colaboradores e clientes.

Não é algo que podemos tocar ou visualizar, mas percebemos psicologicamente por meio dos aspectos internos da empresa, que podem motivar ou desmotivar a sua equipe de colaboradores.

A qualidade do ambiente organizacional tem o poder de influenciar na motivação, no desempenho e na satisfação com o trabalho, e pode ser avaliado com a aplicação de pesquisas que visam identificar se esses colaboradores estão satisfeitos ou não com as políticas da empresa.

É importante que a empresa tenha consciência de que é plenamente responsável pelo comportamento dos seus profissionais. Gestores muito rígidos e inacessíveis e uma comunicação interna ineficiente são alguns dos problemas que causam impacto direto na postura dos indivíduos e podem ser facilmente contornados.

Ao avaliar questões como o trabalho em si, a integração entre os departamentos, os líderes, a comunicação interna, a remuneração, é possível traçar um planejamento visando melhorar a produtividade na empresa e a atitude das equipes, buscando por resultados cada vez melhores.

Quais os resultados do investimento?

Como você pôde perceber, o clima organizacional afeta diretamente todas as estruturas de uma empresa. Só por isso, já vale o investimento. Colaborador desanimado ou insatisfeito tem como tendência produzir menos e, muitas vezes, afeta o atendimento ao cliente, prejudicando a imagem e os rendimentos do negócio.

Entretanto, se ainda assim você não está convencido dos benefícios, preparamos uma lista com cinco motivos para que comece a aplicar a pesquisa de clima organizacional para os seus funcionários o quanto antes! Confira.

Melhora o ambiente de trabalho como um todo

Não basta apenas aplicar a pesquisa, é preciso dar continuidade ao trabalho para que as melhorias aconteçam como um todo.

Ao descobrir o que aflige o seu time, você consegue trazer mudanças que satisfaçam a todos e promovam um verdadeiro envolvimento desses colaboradores com a organização.

Uma gestão eficiente, que utiliza as valiosas informações dadas pelo público interno para corrigir as falhas, passa a ser mais competente e fortalecida;  uma transformação percebida quase que imediatamente por todos os envolvidos no seu andamento.

Aumenta a produtividade

Empresas que buscam por melhores resultados devem manter a equipe atualizada por meio de treinamentos, convenções e outras atividades que promovam a reciclagem de conhecimentos teóricos e práticos.

A pesquisa é essencial para descobrir os elementos que devem ser trabalhados e, dessa forma, desenvolver atividades mais focadas e eficientes. A consequência será uma equipe mais produtiva e motivada.

Melhora a interação entre as equipes

Ninguém leva sozinho uma empresa nas costas. Por isso, a capacidade de trabalhar em conjunto para um único objetivo é fator determinante para garantir um bom ambiente laboral.

Afinal, uma equipe de alto desempenho consiste na formação de um grupo eficiente e engajado, e isso só é possível quando esses indivíduos estão unidos em um mesmo propósito.

Investir em uma boa pesquisa de clima organizacional pode apontar  o que está faltando ou o que deve ser potencializado pelo negócio, para que esses trabalhadores estejam cada vez mais empenhados e animados em alcançar os objetivos estabelecidos.

Evita fofocas

Atritos, conflitos e crises de convivência são uma realidade em ambientes em que exista uma concentração de pessoas passando os dias lado a lado e, quando falamos em ambiente corporativo, gerenciar esses problemas de relacionamento é uma responsabilidade da empresa.

A pesquisa de clima organizacional pode ser uma aliada na prevenção dessas situações e fornecer respostas sobre como a organização deve agir nesses momentos de desequilíbrio, sem alterar a sua produtividade.

Auxilia a planejar de investimentos

Ao conhecer o clima do negócio, planejar os investimentos também se torna uma tarefa mais fácil. Além de revelar as possíveis ações a ser realizadas para os clientes, também demonstra como cultivar um bom quadro de funcionários.

Acertar em novas contratações, estratégias, políticas de benefícios e ofertas de produtos e serviços garante níveis satisfatórios de rentabilidade, uma vez que a empresa consegue identificar exatamente os pontos em que deve investir para atrair e reter os melhores profissionais disponíveis no mercado.

Como a relação com o cliente é impactada?

Ao longo do artigo, procuramos ser transparentes ao salientar a relação entre o comportamento dos colaboradores e o desempenho da empresa. Isso acontece porque o desempenho pode ser avaliado como a combinação de recursos humanos, materiais e financeiros, com a administração desses elementos e os efeitos causados por essa fusão.

Quando as pesquisas de clima organizacional resultam em ações efetivas para melhorar os pontos em que os colaboradores apresentam insatisfação, e reforçar o que é elogiado, consequentemente esses indivíduos trabalham mais motivados, felizes e engajados. E o cliente percebe isso na prática.

Assim, a melhoria na prestação de serviços faz com que a empresa fique bem-vista no mercado, aumenta a sua competitividade e passa a ser uma referência em atendimento, fazendo com que seja uma das primeiras opções dos consumidores que necessitam  dos produtos ou serviços oferecidos pela organização.

Percebeu como investir no clima organizacional é uma estratégia indispensável para manter a sustentabilidade da empresa no mercado e a satisfação e produtividade das suas equipes?

Gostou do nosso artigo e quer ter acesso a outros assuntos relacionados ao universo do RH? Siga nosso perfil nas redes sociais! Estamos no Twitter, Linkedin e Facebook.

Related posts

Deixe uma resposta

Required fields are marked *