About Us

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Aenean vulputate nisl arcu, non consequat risus vulputate sed. Nulla eu sapien condimentum nisi aliquet sodales non et diam. Duis blandit nunc semper rutrum congue. Phasellus sed lacus ut odio vehicula varius. Etiam iaculis feugiat tortor ac ornare.

Stay connected

Blog Post

Por que o headhunter ainda é fundamental para o processo seletivo?
Seleção de Executivos

Por que o headhunter ainda é fundamental para o processo seletivo? 

O serviço de headhunter segue a premissa de que dedicar esforço para encontrar o profissional certo para uma vaga gerencial vai muito além de atender critérios técnicos, pois atentar para a adequação do perfil à cultura organizacional é muito importante.

Geralmente as empresas buscam este serviço para recrutar profissionais que ocuparão cargos de liderança, tendo em vista que além de ampla habilidade técnica são profissionais que terão a responsabilidade de gerir outras pessoas, representar e disseminar os valores e objetivos empresariais.

O principal atributo de um headhunter é estudar profundamente o perfil da empresa para qual ele irá recrutar talentos. Ao saber detalhes operacionais da vaga, conhecer o estilo de liderança e os desafios que o cliente busca será possível refinar os critérios profissionais que fazem a diferença.

Para chegar a este nível de refinamento é preciso contar com uma base qualificada de relacionamentos, fazer uso de ferramentas diferenciadas, dispor de conhecimento sobre técnicas de RH, ter bom conhecimento de mercado e negócios e também ter recrutadores que façam uso de inteligência emocional para conduzir bem as entrevistas.

O que as empresas ganham com o trabalho de um headhunter?

Ao buscar uma consultoria com o serviço de headhunter, as empresas estão atrás de eficiência. Em muitos casos elas já vivenciaram experiências anteriores negativas, nas quais o recrutado até podia ter apresentado bom perfil técnico, mas baixa aderência nas questões de liderança, por exemplo, ou qualquer outra incompatibilidade.

As incompatibilidades acontecem, geralmente, por diferenças de objetivos. Todo profissional tem seus valores pessoais e metas na carreira que não podem ser destoantes dos objetivos que a empresa tem para o seu negócio.

Os objetivos empresariais formam a cultura organizacional de uma empresa e se manifestam diariamente no chamado clima organizacional. Ignorar a influência da cultura organizacional no processo seletivo de novos talentos é o mesmo que não incluir um ingrediente essencial de uma receita culinária.

O pior erro de contratação é colocar um profissional, mesmo que habilidoso e competente em inúmeros critérios técnicos e comportamentais, para ocupar uma posição numa empresa com a qual ele diverge nos aspectos da cultura organizacional.

As organizações que entendem que este processo de ocupação de uma vaga, seja para uma posição criada ou reposição, deve ser bem conduzido do começo ao fim são as mais competitivas no mercado. Elas já assimilaram que a integração de novos talentos é uma validação de suas metas de negócios e de seus valores institucionais.

Quais as funções de um headhunter?

O trabalho do headhunter começa por auxiliar a empresa na definição do perfil dos candidatos para a vaga em aberto. É de extrema importância um estudo aprofundado sobre o negócio de seus clientes como também de seus competidores.

O passo seguinte é o da caça em si, e o termo “caça” faz todo sentido, tendo em vista que muitos dos melhores profissionais podem estar empregados, o que exige uma abordagem diferenciada de captação.

O trabalho de entrevistas pessoais é bem detalhado nas habilidades do candidato, na avaliação das principais competências comportamentais, fit cultural, mas especialmente na identificação do foco que o profissional tem no momento, pois desta etapa sairão as melhores opções para a escolha final da empresa.

Há ainda a fase de finalização e acompanhamento, fazendo os ajustes finais sobre negociação salarial e disponibilidade para início do trabalho na nova empresa.

Headhunter – serviço e técnicas diferenciadas

Uma consultoria de Recursos Humanos com um serviço especializado em headhunter prepara seus profissionais para estarem constantemente de olho no mercado, em suas caças.

Para isso acontecer, e a base de potenciais talentos estar sempre acessível, devem ser utilizados recursos de ponta como ferramentas de assessment (que avaliam as habilidades dos profissionais) e também ser criterioso na avaliação do perfil dos profissionais, indo além da avaliação curricular dos candidatos.

Quanto mais estratégica ou específica for a vaga, mais detalhamento exigirá do serviço de headhunter. Nestes casos, além de uma exímia fase de coleta de potenciais candidatos, a etapa de entrevistas e aplicação de testes é fundamental. 

O conhecimento das técnicas de RH, aliado ao interesse da empresa para qual a vaga está sendo trabalhada, representam o fiel da balança na contratação assertiva para as empresas.

Como os profissionais podem entrar na mira dos headhunters?

Por todos os critérios explicados anteriormente, sabemos que o serviço de headhunter é um filtro de talentos. Desta forma, integrar a base de dados de uma sólida consultoria de executive search é um importante indicador profissional.  

Para os profissionais que buscam estar na mira destes recrutadores, a principal dica é expor de forma consistente e objetiva seus resultados profissionais em redes sociais como o LinkedIn.

Alimentar sua rede de relacionamento também é fundamental. Isso inclui participar de eventos corporativos e nestas ocasiões estar disposto ao diálogo construtivo, mas, principalmente, investir no desenvolvimento de sua própria carreira.

Ao aprimorar suas habilidades técnicas ou comportamentais, avaliando periodicamente os objetivos para sua carreira, o profissional passa ao mercado a mensagem de que está interessado e comprometido com o seu próprio desenvolvimento. Essa é uma habilidade muito valiosa para o mercado, que pode ser resumida num atributo: a empregabilidade.

Recrutamento interno ou contratação de uma consultoria de Hunting? O que é melhor para minha empresa?

Encontrar o talento certo para uma vaga de trabalho não é um processo simples. Mesmo para vagas operacionais ou de nível médio as empresas precisam, muitas vezes, contar com o auxílio de consultorias para a captação de profissionais.

Quando a necessidade é uma posição gerencial, o processo seletivo é ainda mais complexo, o que está relacionado à necessidade de sincronia entre competências, habilidades e perfil do candidato em relação à realidade e anseios da empresa contratante.

Repor adequadamente um profissional para um cargo de liderança significa evitar prejuízos institucionais e financeiros. 

A ausência do líder em determinadas posições gerenciais pode representar queda de produtividade da equipe, que está associada à insegurança que a falta de uma figura de liderança direta ocasiona, queda de faturamento e insegurança no mercado.

Ao entender que um planejamento eficiente do processo seletivo, que une forças com a equipe interna de RH e busca o conhecimento de uma consultoria especializada com os diferenciais que o headhunter tem a oferecer, especialmente por ser uma busca ativa e não reativa de talentos, compreendemos também o quanto este serviço é estratégico para as empresas.

Related posts

Deixe uma resposta

Required fields are marked *