About Us

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Aenean vulputate nisl arcu, non consequat risus vulputate sed. Nulla eu sapien condimentum nisi aliquet sodales non et diam. Duis blandit nunc semper rutrum congue. Phasellus sed lacus ut odio vehicula varius. Etiam iaculis feugiat tortor ac ornare.

Stay connected

Blog Post

PERDI MEU EMPREGO E AGORA?
Transição de Carreira

PERDI MEU EMPREGO E AGORA? 

É o que eu sempre digo, tenha calma neste momento é difícil, mas vai passar.  

É muito provável que você já tenha conhecido uma ou mais pessoas que tenham vivido a mesma situação. Não há nada de errado nisto. Para cada pessoa as reações são diferentes e agem de forma única. Cada um tem a sua trajetória profissional, sua história e seu momento, o que funciona para um não funciona para outro. No momento que acontece pode parecer desesperador, mas às vezes pode ser a oportunidade de viver novos horizontes. Tente entender o momento que está vivendo para que possa refletir sobre a situação de forma equilibrada e lúcida.  

Sabemos que alguns desligamentos são inesperados, porém outros são planejados e até calorosos. Não importa a razão ou as circunstâncias que ocorreram com que você perdesse o emprego e nem o quão difícil a situação possa parecer. Procure manter a calma e reserve um tempo para você. A reflexão após demissão é muito importante e te ajuda a ter lucidez para tomar decisões mais equilibradas. 

Alguns profissionais aproveitam essa situação para ficarem com a família, tirar férias, se atualizarem ou até planejarem para uma recolocação ou possível plano B. Se dar um tempo evita tomada de decisões precipitadas das quais pode se arrepender depois. Faça um bom planejamento seja pessoal e financeiro. É importante que tenha um diálogo aberto e franco com a família a qual estará bem próxima a você. Equilibre-se tenha a sua espiritualidade aflorada, pois é neste momento que precisará estar bem consigo mesmo. 

É muito importante aproveitar esse momento para refletir e pensar se é hora de trilhar a mesma carreira que ocupa ou chegar a conclusão que é hora de algo novo, ou de fato partir para um plano B. 

E neste momento que pode fazer uma reflexão de quais caminhos pode seguir. Alguns profissionais aproveitam seus Hobbies para criar negócios, abrir sua própria consultoria ou mesmo decidir por montar seu próprio negócio. 

Informe-se e absorva tudo o que puder, entenda o mercado e quais as suas chances e sua empregabilidade. Isso lhe dará senso crítico para saber o que é útil ou não para o seu contexto atual e futuro. Se você tiver recursos para investir procure ajuda especializada.  

Caso perceba que a sua empregabilidade não é muito boa é hora de se movimentar e aproveitar o tempo vago para isto. Lembre-se nunca é tarde para começar. Tudo depende da sua força de vontade e planejamento. 

Vou dar aqui algumas dicas para que consiga administrar melhor esta nova fase da sua vida. 

RECARREGUE A SUA ENERGIA  

Baterias recarregadas, mente arejada e aberta irão te ajudar. É hora de pensar no que fazer da vida, planejar-se e pensar na sua vida pessoal e profissional. Organize-se e mantenha a rotina. O planejamento é fundamental neste momento.  

ATUALIZE-SE E OTIMIZE SEU NETWORKING 

A busca por informação e a melhor maneira de conseguir informações. Aproveite o momento para se atualizar em ferramentas, aprimorar uma nova tecnologia, faça cursos e converse com as pessoas. É muito importante que você comece a trabalhar seu networking e se conectar com pessoas chaves, pois elas poderão te ajudar. Procure identificar quais são as habilidades que as empresas mais valorizam e procure seu autoconhecimento. Hoje possuem ferramentas de assessment que te ajudam muito nisto. 

PLANEJE SEU DIA  

Uma das grandes reclamações das pessoas que estão sem emprego é o vazio e falta de rotina. Por isso é importante criar uma rotina semanal, como se estivesse indo para o seu antigo emprego. Isso ajudará a manter seus hábitos que certamente voltarão a se tornar frequentes como acordar cedo, ter um horário definido de almoço e finalização de suas atividades para o descanso. É importante colocar rotinas diárias especificas para a busca por um novo emprego 

HORA DE POUPAR E PENSAR NO PLANO B  

Essa talvez seja a grande preocupação de todas as pessoas que estão em busca de um novo emprego. Como fazer para pagar as contas caso não se consiga um emprego antes das economias acabarem?  

Ninguém deseja ficar desempregado e passar por situações difíceis, mas imprevistos acontecem e precisamos estar preparados e planejados. Portanto, poupe o que puder nos bons momentos. Isso lhe dará folego e tranquilidade quando for preciso. O momento pós-demissão tende a ser marcado por estresse e preocupações sobre o futuro.  

Neste momento procure ser criativo e inovador, realize atividades que possam te trazer uma “graninha” extra. Alguns profissionais usam hobbies, consultorias, trabalhos freelancer, ajudar um amigo que precisa ou até colocar seu plano B em pratica. Sempre tenha em mente um plano B em sua carreira para que em situações difíceis possa te ajudar. 

MENTE E CORPO EM  HARMONIA 

A melhor forma quando se tem uma situação difícil e estressante é cuidar do corpo e da mente. Muitas pessoas que estão em busca de um novo emprego se esquecem de ter cuidados com o físico e mente. As pessoas acabam sendo consumidas pela ansiedade, medo e muitas vezes  desenvolvendo, síndrome do pânico, tristeza profunda ou até depressão, portanto tente levar a vida mais leve, pratique esportes e leve uma vida mais saudável. Procure dormir e se alimentar adequadamente. Encontrar o equilíbrio entre mente e corpo são fundamentais neste momento. Ter cuidado consigo mesmo não é importante apenas para garantir uma boa vida, mas também para garantir a energia necessária e o ânimo durante os processos seletivos. 

Por mais difícil que possa parecer existem profissionais muito bem qualificados e que podem te ajudar e lhe orientar sobre como aumentar o seu nível de energia, aumentar a sua autoestima e te ajudar e entender a sua empregabilidade na área em que você deseja voltar a trabalhar. Fazer você entender a sua verdadeira empregabilidade. 

Os programas de Outplacement proporcionados pelas consultorias favorecem aos profissionais o benefício de um trabalho de acolhimento ao profissional neste momento. Utilizam ferramentas para compreender as suas habilidades profissionais como também ajudam no seu autoconhecimento e no planejamento da carreira.  

Caso não receba este benefício oferecido pela empresa, procure estas empresas para te ajudar. Lembre-se não se esqueça de procurar profissionais experientes e empresas sérias para te ajudar na sua recolocação. Um coach de carreira precisa ter vivência profissional e experiencia de mercado. Se este for o seu momento não deixe de consultar especialistas na área.

Related posts

Deixe uma resposta

Required fields are marked *