About Us

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Aenean vulputate nisl arcu, non consequat risus vulputate sed. Nulla eu sapien condimentum nisi aliquet sodales non et diam. Duis blandit nunc semper rutrum congue. Phasellus sed lacus ut odio vehicula varius. Etiam iaculis feugiat tortor ac ornare.

Stay connected

Blog Post

Coaching

Entenda o que é People Analytics e como aplicar em sua empresa 

Desafio deveria ser a palavra de ordem no setor de Recursos Humanos, pois contratar o melhor perfil de acordo com a cultura da empresa e reter esses talentos após a efetivação não é uma tarefa fácil.

Mas existe um procedimento que pode ajudar muito nessas e em muitas outras atividades, mudando esse cenário e tornando o departamento mais estratégico e preciso: o People Analytics.

Para ajudá-lo a compreender essa metodologia, neste artigo, mostraremos o que é People Analytics, como funciona, sua importância e benefícios de utilizá-lo no RH.

Prepare-se para conhecer essa tendência que mudará o RH da sua empresa. Boa leitura!

O que é People Analytics?

O People Analytics não é um software ou uma ferramenta, é uma metodologia que coleta, organiza e analisa os dados dos colaboradores da empresa para aplicá-los à gestão de pessoas, melhorando a tomada de decisão.

Com a internet e as redes sociais, a todo o momento os indivíduos estão conectados, enviando dados sobre sua personalidade, gostos, lugares favoritos etc.

Se as empresas utilizam esses dados para que as pessoas consumam seus produtos, por que o setor de Recursos Humanos não pode utilizar essas informações para atrair, motivar e reter os melhores talentos para a companhia?

Esse procedimento técnico não serve para vigiar e sim para entender o colaborador, aplicando suas habilidades da melhor forma dentro da estratégia da companhia.

Como funciona?

Para que o People Analytics funcione de forma efetiva, os dados coletados devem ser precisos, de acordo com o que realmente importa sobre os funcionários. Os meios de coleta destas informações podem ser os seguintes:

  • redes sociais;
  • ponto eletrônico;
  • contracheque;
  • produtividade;
  • atividades externas;
  • extrair as informações conversando diretamente com o funcionário.

Essa grande massa de dados coletados: o Big Data, é a matéria-prima do processo do People Analytics.

Essas informações são organizadas de forma que seja possível conhecer as características pessoais e profissionais dos colaboradores.

Qual a importância de utilizar o People Analytics no RH?

Com os dados organizados, será possível fazer a análise dessas informações e utilizá-las a fim de realizar:

  • contratações mais efetivas;
  • retenção de talentos;
  • remuneração com meritocracia;
  • motivação e engajamento do quadro funcional;
  • decisão mais estratégica.

O cruzamento desses dados permite a tomada de decisões não só na área de Recursos Humanos, mas em toda a empresa, facilitando na formação de equipes de trabalho, na qual os funcionários serão escolhidos de acordo com a tarefa que será executada.

Para implementar esta metodologia em sua empresa, é necessário planejamento, processos de RH estruturados, métricas, indicadores e um software adequado que se torna essencial para o lançamento e análise desses dados.

Quais benefícios o RH obterá com este processo?

Com a utilização desta metodologia, o setor de Recursos Humanos se beneficiará com:

  • empresa com equipes coesas, produtivas, motivadas, engajadas e com maior fluidez nas atividades;
  • estrutura de RH sólida, com planejamento de carreira iniciando no processo de recrutamento;
  • maior aderência dos colaboradores à cultura organizacional.

Agora que você entendeu o que é People Analytics, como funciona, sua importância e os benefícios ao implantar esta metodologia no RH da empresa, comente o que achou deste texto. Envie suas dúvidas e compartilhe conosco suas experiências sobre o assunto!

Related posts

Deixe uma resposta

Required fields are marked *