About Us

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Aenean vulputate nisl arcu, non consequat risus vulputate sed. Nulla eu sapien condimentum nisi aliquet sodales non et diam. Duis blandit nunc semper rutrum congue. Phasellus sed lacus ut odio vehicula varius. Etiam iaculis feugiat tortor ac ornare.

Stay connected

Blog Post

Afinal, o que é onboarding? Entenda aqui!
Desenvolvimento

Afinal, o que é onboarding? Entenda aqui! 

Os primeiros momentos de um novo contratado em uma organização são tão importantes que ganharam um programa especial para facilitar a inserção do profissional. Para o RH, entender o que é onboarding e saber como colocá-lo em prática pode fazer a diferença na hora de reter um talento.

Para o funcionário recém-chegado, mais do que simplesmente receber as boas-vindas, o ritual serve para demonstrar o acolhimento tanto dos colegas quanto dos seus líderes. Essa experiência é capaz de alavancar o seu desempenho e torná-lo engajado desde os seus primeiros dias como colaborador.

Se você quer saber mais sobre esse processo e como aplicá-lo em sua empresa, continue lendo este post!

O que é onboarding?

Em maior ou menor grau, o ser humano geralmente é sensível a mudanças. Ser um novo membro do corpo funcional de uma empresa é algo capaz de gerar, ao mesmo tempo, expectativa e ansiedade.

Para diminuir as dúvidas e amenizar os anseios dos novos funcionários é que grandes organizações, como o Google e a Netflix, têm implantado programas de integração — o chamado onboarding.

Esse é um processo que torna possível estabelecer um conjunto de treinamentos, fornecer orientações e supervisões de forma mais precisa, ajudando o novo colaborador a dar os seus primeiros passos. Tudo é feito pensando em sua adaptação e capacitação.

Quais tipos de onboarding existem e como aplicá-los na empresa?

Diversas ações podem ser realizadas para que o novo colaborador seja integrado à equipe. No entanto, para colocá-las em prática de maneira eficiente, é preciso que se tenha em mente que uma integração bem realizada evita falhas e é benéfica para ambas as partes. Assim sendo, abordamos, abaixo, algumas variações de onboarding. Acompanhe!

Selecione um mentor para acompanhar cada nova contratação

Selecionar um mentor para estar ao lado do novo funcionário é uma ótima forma de garantir que ele se sinta mais seguro para dar início ao seu trabalho. A presença de alguém que está há mais tempo na empresa traz mais confiança, abrindo espaço para inovação, possibilitando que o contratado dê suas contribuições.

Apresente todos os novos colaboradores aos principais executivos da empresa

Inserir uma etapa na qual seja realizada a apresentação dos principais executivos aos novos colaboradores da empresa pode fazer com que eles se sintam mais à vontade em seus primeiros dias como funcionários.

Fomentar essa convivência, mostrando que os gestores estão disponíveis para ajudá-los, mostra que, na organização, o respeito entre todos os níveis hierárquicos é mútuo.

Prepare os funcionários antigos para dar as boas-vindas

Não é apenas o novo contratado que terá que se adaptar a uma nova realidade. Os membros da equipe com a qual ele trabalhará também precisarão passar por esse processo.

Por isso, ao inserir uma nova pessoa no grupo que já está formado, é importante preparar os funcionários mais antigos, bem como o seu líder direto. Tal ação pode ser realizada por meio de uma breve reunião, e-mail ou até mesmo eventos de recepção.

Elabore um manual para novos colaboradores

Um manual serve para organizar as tarefas do novo funcionário em seus primeiros dias de trabalho. Com esse recurso, o funcionário tende a fazer menos perguntas sobre coisas simples que podem ser avisadas em ferramentas oficiais.

O manual também pode conter os nomes dos membros da equipe e de outros setores, assim como suas funções.

Realize um treinamento sobre a empresa

Toda empresa tem a sua própria cultura, e algumas informações serão percebidas pelo novo membro com o passar do tempo e com a experiência. No entanto, um treinamento personalizado pode trazer luz sobre várias questões relevantes, tanto para o funcionário quanto para a empresa.

Um ritual de integração eficiente é capaz de diminuir o turnover, aumentar o engajamento e reter os novos funcionários na empresa, fazendo com que eles tenham maior senso de pertencimento. Portanto, mais importante do que saber o que é onboarding é colocar em prática ações que permitam ao novo colaborador se sentir satisfeito com a escolha que fez para a sua carreira profissional.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o que é e como realizar um processo de onboarding, assine a nossa newsletter e receba os melhores conteúdos em primeira mão!

Related posts

Deixe uma resposta

Required fields are marked *