About Us

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Aenean vulputate nisl arcu, non consequat risus vulputate sed. Nulla eu sapien condimentum nisi aliquet sodales non et diam. Duis blandit nunc semper rutrum congue. Phasellus sed lacus ut odio vehicula varius. Etiam iaculis feugiat tortor ac ornare.

Stay connected

Blog Post

O que é assessment e qual a importância para sua vida profissional?
Desenvolvimento, Seleção de Executivos

O que é assessment e qual a importância para sua vida profissional? 

Para que a empresa tenha uma equipe de sucesso, é fundamental identificar líderes, usar os pontos fortes de cada colaborador e anular suas fraquezas. Os gestores podem contar com diversas ferramentas e, por isso, é importante entender o que é assessment.

O método utiliza políticas, sistemas e práticas que fornecem uma série de informações necessárias para planejar, implementar, produzir, treinar, gerenciar, sustentar e apoiar a força de trabalho da companhia. Como o foco é em pessoas, o assessment ajuda a avaliar como elas se inserem no sistema da empresa e como podem ser mais bem utilizadas.

Pensando nisso, preparamos este post para você entender o que é assessment, como ele funciona e quais são as principais vantagens para os candidatos e para a empresa. Boa leitura!

O que é assessment?

O assessment é uma ferramenta que indica tendências de comportamento, potencial e performance de colaboradores e candidatos, e é realizado por meio de avaliação de competências específicas para cada cargo.

Esse método de avaliação orienta o departamento de recursos humanos com sua capacidade de definir se os profissionais são capazes de cumprir com as exigências de suas funções de trabalho.

É uma maneira de avaliar que vai além da análise curricular, pois procura respostas em aspectos mais pessoais e sutis. Com isso, é possível fazer com que os colaboradores tenham um autoconhecimento sobre as suas habilidades e competências.

O assessment permite ao setor de RH gerir o conhecimento em sua empresa por meio de técnicas que levam a uma análise precisa dos trabalhadores. Isso ajuda o profissional a ampliar seus horizontes, pois ele passa a compreender quais são as oportunidades para o crescimento da sua carreira.

A técnica é boa para as empresas, que compreendem os funcionários e suas aspirações, e para o colaborador, que pode conversar com um profissional e pensar sobre sua carreira. Outra grande vantagem é que investir em assessment reduz os custos de contratação e demissão, diminuindo o turnover e aumentando a qualidade das admissões.

Isso ajuda a tornar o clima organizacional saudável, pois faz com que a empresa consiga reter os talentos. Além disso, o local torna-se mais desejado pela mão de obra especializada.

Como as ferramentas de assessment podem ajudar as empresas?

O principal benefício do assessment é o autoconhecimento, o que faz com que o profissional identifique seus pontos fortes e quais precisam ser melhorados, tanto para o exercício do cargo, quanto para a carreira.

Nesse sentido, as ferramentas assessment ajudam as empresas a estipular métricas para recrutar e selecionar, medir o clima organizacional, avaliar o desempenho dos colaboradores e definir planos de carreira. Assim, a técnica é muito útil para o gerenciamento por meio de avaliações e técnicas que levam ao diagnóstico do potencial das pessoas.

As ferramentas também são aplicadas com o objetivo de melhorar os processos da rotina de trabalho, pretendendo aumentar a produtividade e aperfeiçoando o relacionamento interpessoal entre colegas de trabalho e entre chefes e colaboradores.

Confira as principais ferramentas de assessment.

Avaliação de Inteligência Emocional

Essa ferramenta permite que as pessoas conheçam suas próprias competências emocionais. Assim, elas conseguem estabelecer metas de desenvolvimento pessoal e profissional e colocar em ação seus pontos fortes de inteligência emocional.

A avaliação de inteligência emocional é usada pelo coach para ajudar os profissionais e os líderes a serem mais efetivos em suas vidas profissional e pessoal.

Assessment de Competências

Por meio da avaliação de habilidades intelectuais, tais como resolução de problemas e raciocínio abstrato, associada aos fatores de personalidade, é possível interpretar e comparar os fatores obtidos com normas profissionais.

Com base nisso, a avaliação proporciona um estudo geral da pessoa, sem se fixar em características específicas. Isso fornece informações a respeito das habilidades de processamento de informações, pensamento crítico e rápida resolução de problemas, além de atributos que influenciam no seu desempenho e traços de personalidade.

Qual é a importância de contar com uma empresa especializada em aplicar o método?

Saber escolher as melhores estratégias que a empresa vai utilizar é fundamental para o sucesso do assessment. No entanto, é importante contar com uma equipe qualificada para aplicar a metodologia e ter melhores resultados. Confira algumas vantagens de contar com uma equipe capacitada no processo.

Estabelecer métricas para selecionar e recrutar

É muito importante identificar o perfil certo para a sua empresa. Para que ela prospere, se desenvolva e ganhe vantagens competitivas no mercado, é necessário saber quais características os colaboradores devem ter para se destacarem em determinadas funções. Nesse sentido, o assessment auxilia os gestores com seu poder de análise.

Avaliar o desempenho dos colaboradores

O assessment ajuda a identificar padrões e referências para mensurar os motivos que podem estar por trás do desempenho de uma determinada equipe de trabalho. Como cada indivíduo tem suas próprias características pessoais, avaliar de maneira macro os fatores por trás das quedas de performance fornece resultados relativamente imprecisos.

Dessa forma, uma metodologia bem aplicada é mais eficiente, pois oferece uma visão mais objetiva sobre cada colaborador. Ao mesmo tempo, ela também traz insights importantes acerca da equipe como um todo.

Medir o clima organizacional

A análise interna serve para sustentar decisões e melhorar os índices de desempenho da equipe. Um ambiente empresarial desequilibrado, com grupo de vendas desmotivado e colaboradores sem perspectivas definidas, abala os resultados da empresa como um todo.

Com isso, surge a necessidade de se observarem atentamente os momentos em que a confiança está baixa para reconhecer os fatores responsáveis. O mapeamento dos perfis comportamentais proporciona as respostas ou, pelo menos, ajuda a levantar hipóteses relevantes sobre o clima organizacional.

Criar planos de carreira

No momento de determinar uma promoção ou ao traçar o plano de carreira dos colaboradores, é possível usar as ferramentas de assessment para compreender como cada profissional pode se encaixar em novas condições de trabalho.

Ao proporcionar um mapeamento psicológico, o método auxilia na gestão de mudanças, na resolução de conflitos, no desenvolvimento profissional e na gestão de mudanças.

Agora que você entendeu o que é assessment, sabe que o método é indicado para empresas que desejam obter o melhor de seus colaboradores. Quando o processo é acompanhado por profissionais qualificados, o objetivo de encontrar o potencial dos trabalhadores e auxiliá-los a desenvolver atitudes de alto desempenho é alcançado com sucesso.

Quer contar com uma empresa que oferece soluções personalizadas em gestão do capital humano? Então, entre em contato com a StautRH e conheça o nosso trabalho! Será um prazer atendê-lo.

Related posts

Deixe uma resposta

Required fields are marked *