About Us

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Aenean vulputate nisl arcu, non consequat risus vulputate sed. Nulla eu sapien condimentum nisi aliquet sodales non et diam. Duis blandit nunc semper rutrum congue. Phasellus sed lacus ut odio vehicula varius. Etiam iaculis feugiat tortor ac ornare.

Stay connected

Blog Post

Quais são os métodos de desenvolvimento de executivos?
Desenvolvimento

Quais são os métodos de desenvolvimento de executivos? 

O desenvolvimento de executivos é uma importante medida a ser tomada por empresas que trabalham com cargos de liderança, supervisão, gerência e diretoria. Esses profissionais têm um papel relevante nas tomadas de decisões, na implementação de projetos, na motivação de equipes e no alcance de resultados.

Por isso, seu trabalho deve ser constantemente atualizado, ao passo que seus conhecimentos requerem aprimoramento. A seguir, vamos esclarecer a importância dos treinamentos para quem ocupa cargos de liderança, suas vantagens e quais os principais métodos a serem aplicados para o alcance de objetivos e metas.

Interessou-se pelo assunto? Continue a leitura e confira!

Importância dos treinamentos

Os treinamentos empresariais desempenham um importante papel dentro de uma empresa.

Com o objetivo de promover mudanças positivas e manter os colaboradores preparados para as constantes transformações no mercado de trabalho, quando focadas no desenvolvimento de executivos, tais capacitações ajudam a organização a apresentar um crescimento expressivo.

Ao contratarem ou promoverem um profissional para ocupar cargos de liderança, supervisão ou diretoria, as companhias costumam avaliar o perfil dos candidatos, a experiência, o conhecimento técnico e outras competências pertinentes ao cargo.

Contudo, cada negócio tem suas particularidades e, por mais que o indivíduo preencha os requisitos, o mercado não é imutável. Portanto, é preciso saber lidar com as diferenças. Os treinamentos, então, promovem uma conscientização a respeito das mudanças, melhoram o relacionamento entre os membros da equipe e mantêm o engajamento em todos os eixos.

Vantagens do desenvolvimento de executivos

Aplicar técnicas para o desenvolvimento de executivos, no geral, pode trazer resultados surpreendentes a uma empresa. Conheça algumas dessas vantagens abaixo.

Ajuda a lidar com a pressão

No dia a dia, líderes de grandes organizações passam por diversas situações em que suas habilidades são constantemente testadas. Os processos de tomadas de decisões exigem a capacidade de se comunicar com clareza e serenidade, ao passo que a constante cobrança por resultados pode prejudicar o bom andamento do trabalho.

Os treinamentos entram como um auxílio para que os gestores consigam lidar cada vez melhor com essas situações, buscando por estratégias, soluções criativas e inovações para a resolução de problemas e o alcance de metas.

Potencializa resultados positivos

O autoconhecimento proporcionado pelas diversas formas de treinamento permite que os resultados individuais, da equipe e da empresa como um todo sejam potencializados. O fortalecimento das habilidades de liderança concede o preparo adequado para auxiliar no crescimento organizacional.

Melhora a administração do tempo

Saber administrar o tempo é uma característica extremamente importante para os executivos. Ao ter mais clareza sobre as atividades que serão executadas, é possível estabelecer a urgência das tarefas e determinar prazos ou a ordem de cumprimento de cada uma delas.

Aumenta o comprometimento

Ao passar por algum método de treinamento em desenvolvimento de executivos, os profissionais se sentem mais motivados e comprometidos na busca por melhores resultados. Esse engajamento faz com que os planos saiam do papel e permite que a realidade da empresa viva em uma constante evolução positiva.

Principais métodos de treinamento

O atual cenário econômico exige que os profissionais tenham plena capacidade de liderar suas equipes. É preciso engajar e orientar os colaboradores para o alcance dos resultados esperados.

Diante de uma concorrência acirrada e do aumento de pessoas altamente capacitadas a desenvolver diversas funções dentro de uma empresa, as habilidades em liderança são muito valorizadas.

Portanto, separamos os principais métodos de treinamento que uma companhia pode aplicar para o desenvolvimento de executivos. Acompanhe!

Coaching executivo

Direcionado para as atividades empresariais e o desenvolvimento de executivos ou líderes de setor, o coaching executivo promove o alinhamento entre as estratégias da organização e a postura do profissional de acordo com a missão, a visão e os valores da empresa.

Trata-se de uma metodologia aplicada para que o indivíduo consiga identificar suas habilidades e também suas falhas. Além disso, ele vai superar bloqueios, definir objetivos e, a partir daí, direcionar suas ações para que bons resultados sejam alcançados.

Esse modelo de coaching é bastante utilizado na Europa e nos Estados Unidos. Entre seus benefícios, podemos citar o fortalecimento da relação entre líderes e liderados, o aumento dos níveis de engajamento e produção, a melhora na comunicação e, claro, a maior lucratividade.

Leader Coaching Training

O Leader Coaching Training é um treinamento cuja metodologia se baseia no coaching. Portanto, o método disponibiliza instrumentos para desenvolver o autoconhecimento, aumentando a autoestima e a motivação, e pode trabalhar na descoberta de competências ou habilidades muitas vezes adormecidas.

Um dos pontos altos do Leader Coaching Training é o desenvolvimento da inteligência emocional, uma importante habilidade para líderes e profissionais com cargos que exigem poder de decisão.

A capacidade de administrar as próprias emoções para construir relações saudáveis e fazer escolhas conscientes é de grande relevância a quem ocupa essa posição.

Workshops de liderança

Os workshops de liderança são excelentes opções para as empresas que necessitam fazer treinamentos constantes ou a curto prazo. Com duração de algumas horas ou poucos dias, eles promovem a atualização dos conhecimentos, uma expansão das competências e o aprimoramento em algumas habilidades específicas.

Mentoring

O mentoring é uma prática que pode auxiliar tanto no desenvolvimento de executivos individualmente quanto no da empresa como um todo.

O mentor atua como um conselheiro de carreira. Após verificar todas as informações necessárias a respeito do executivo e da companhia, seja por meio de reuniões preestabelecidas, observação da rotina ou até situações mais informais (como uma happy hour), o profissional estabelece metas em conjunto.

Em seguida, o gestor será treinado e acompanhado por esse especialista em mentoring. Isso proporcionará o alcance de metas e o aperfeiçoamento de suas habilidades, o que pode acontecer a curto, médio ou longo prazo.

O trabalho de mentoring pode ser aplicado também aos colaboradores que estão sendo preparados para ocupar cargos de liderança. Inclusive, há a possibilidade de criar um programa para promover a melhoria dos pontos fortes de toda uma equipe.

O mais importante é ter consciência de que aplicar métodos de treinamento para o desenvolvimento de executivos deve fazer parte do planejamento de qualquer organização que busque a excelência em seus resultados.

A StautRH é especialista em recrutamento, seleção e treinamento de profissionais nos níveis de média, alta gerência e diretoria. Entre em contato conosco e descubra como podemos ajudar você!

Related posts

Deixe uma resposta

Required fields are marked *