About Us

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Aenean vulputate nisl arcu, non consequat risus vulputate sed. Nulla eu sapien condimentum nisi aliquet sodales non et diam. Duis blandit nunc semper rutrum congue. Phasellus sed lacus ut odio vehicula varius. Etiam iaculis feugiat tortor ac ornare.

Stay connected

Blog Post

Marca Pessoal – Esteja no controle da sua carreira
Desenvolvimento

Marca Pessoal – Esteja no controle da sua carreira 

Pessoas pagam mais por marcas fortes, seja qual for o atributo identificado a cada público-alvo: modernidade, inovação, solidez, diversidade, entre tantas outras. Há sempre um match possível. E a sua marca pessoal, quais valores você está cuidando de atrelar a ela e qual posição ela ocupa no planejamento de sua carreira?

Independentemente do mercado de atuação, a competitividade é alta e, assim, a diferenciação precisa vir nos detalhes. A marca pessoal é um destes diferenciais e pode garantir outro atributo que vale ouro, a empregabilidade.

O que é o personal branding?

Da mesma forma que marcas de produtos são associadas a valores, a marca pessoal, ou personal branding, é a sua reputação. O que as pessoas que trabalham com você destacariam sobre sua personalidade? Quais características comportamentais seriam vistas como fortes e quais seriam fracas? Acima de tudo, qual o impacto destas características na sua trajetória profissional?

Pois o personal branding é todo este processo de identificar e se apropriar de atributos que façam a diferença na sua vida e na vida de outras pessoas e, claro, de empresas que você deseja integrar ou projetos que queira empreender.

Como é possível ter uma marca pessoal forte
Todo mundo conhece um profissional que tem fácil movimentação no mercado, recebe propostas de trabalho com certa frequência, se posiciona e dissemina ideias e é referência em sua rede de relacionamentos profissionais.

Uma boa forma de traçar a sua marca pessoal é justamente usar estas referências como benchmarking. Mas lembre-se, não se trata de copiar o amigo do Linkedin, toda inspiração precisa de adaptação. Faça escolhas que façam sentido para você, caso contrário será contraditório com outro atributo da marca pessoal, que é a originalidade.

Por onde começar

Para se destacar no mercado é necessário estruturar um plano de carreira. Neste plano haverá estratégias capazes de aumentar o seu valor de marcado e gerar diferencial competitivo. As estratégias são diferentes para cada pessoa, afinal valores, vivências e conhecimentos são individuais. Da mesma forma não é possível ter uma receita de bolo.

Mas, uma coisa é certa, construir uma marca pessoal diferenciada passa por se conhecer melhor, manter-se motivado, procurar por novas qualificações, trabalhar seu marketing pessoal e organizar seus gastos. Há também alguns pontos de ajuste de mindset que são fundamentais neste processo:

Investir na sua rede de contatos. O famoso networking ativo e qualificado faz toda diferença para quem busca imprimir sua marca pessoal

Hard skills. A capacitação continua é fundamental para uma marca pessoal sólida

Soft skills. Saber quais competências emocionais são fortes em você, quais precisam de melhoria e buscar desenvolvê-las pode ser um dos maiores atributos profissionais na atualidade

Tomada de Decisões e Risco. Na carreira é preciso assumir riscos calculados, àqueles que equilibram razão e emoção em decisões conscientes

Related posts

Deixe uma resposta

Required fields are marked *