About Us

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Aenean vulputate nisl arcu, non consequat risus vulputate sed. Nulla eu sapien condimentum nisi aliquet sodales non et diam. Duis blandit nunc semper rutrum congue. Phasellus sed lacus ut odio vehicula varius. Etiam iaculis feugiat tortor ac ornare.

Stay connected

Blog Post

Lifelong learning é uma das competências mais importantes para um perfil competitivo no mercado de trabalho
Desenvolvimento

Lifelong learning é uma das competências mais importantes para um perfil competitivo no mercado de trabalho 

O mundo está vivendo um momento atípico e de muitos desafios. Voltando nossas atenções para o mercado de trabalho, podemos temer as dificuldades, mas também buscar oportunidades, como as novas profissões na esteira da indústria 4.0. Mas para isso precisamos entender nossas habilidades e aprimorá-las.

Ajustes na macroeconomia que permitam um aquecimento do mercado são, sem dúvida, muito aguardadas para uma retomada positiva que favoreça mais contratações. Mas o fato é que empresas e profissionais não podem contar apenas com fatores externos. Desta forma, é preciso lançar luz ao rol de competências e habilidades profissionais que realmente fazem a diferença em cenários competitivos.

Em primeiro lugar vale a conscientização do momento adverso. Por isso, quem busca uma oportunidade agora deve se preparar para uma forte concorrência e se destacar no mercado. Neste sentido, compartilhamos com o leitor do blog da StautGROUP uma análise de competências oportunas, com destaque para uma bem atual que é a lifelong learning. Sob o ponto de vista de quem auxilia profissionais em seus desenvolvimentos há anos, elas são fundamentais para este cenário acirrado.

lifelong learning – entenda o conceito

O conceito de lifelong learning vem sendo aplicado empresas que entendem o valor do desenvolvimento profissional. Definitivamente são empresas que compreendem o processo de aperfeiçoamento de seus talentos como a estratégia certa para os resultados corporativos desejados.

A explicação do termo é bem simples, pois na tradução livre representa “aprendizado ao longo da vida”. Mas como todo conceito bem fundamentado não se limita a retóricas, é importante entender sua associação com outros conceitos-chave: conhecimento e trajetória. Ou seja, lifelong learning é mais do que um conjunto de conhecimentos adquiridos, é a disponibilidade de nunca parar de aprender.

Porque preciso aplicar o lifelong learning em minha vida profissional?

Se olharmos bem o lifelong learning tem muita coerência com outro conceito já amplamente difundido no meio empresarial, o da educação continuada. No entanto, uma adição importante se refere à mudança de mindset, na qual o profissional adota um comportamento proativo de aprender e colaborar continuadamente. Em síntese, uma postura de estar sempre pronto para novos conhecimentos não se limita a aprimoramentos técnicos, mas também às habilidades comportamentais.

Vale relembrar que uma carreira de sucesso e um profissional competitivo é um status que se constrói com alguns critérios estratégicos e a longo prazo. Alguns já são bem conhecidos, mas não menos importantes, como o networking e o marketing pessoal. Assim, é fundamental que seam fortalecidos constantemente.

Incorporar o lifelong learnig é mesmo a principal habilidade do momento. Como já explicamos, ter um mindset de educação continuada se mostra como um diferencial competitivo na atualidade. Isso acontece porque vivemos uma maior velocidade de mudanças do ambiente profissional, e quem aplicar o aprendizado continuo pode se destacar.

Competências emocionais como a empatia e a flexibilidade também se apresentam como valiosas pelo contexto de adversidade que ainda estamos presenciando. Afinal, lidar com as transformações citadas anteriormente, e no ritmo que elas acontecem, não é fácil.

Por fim, vale esclarecer que uma competência balizadora de todas as outras, inclusive do lifelong learning, é o autoconhecimento. Certamente porque ela atua como um preparo emocional para o desenvolvimento das demais habilidades que podem colocar o profissional num patamar diferenciado para o mercado.

Related posts

Deixe uma resposta

Required fields are marked *