About Us

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Aenean vulputate nisl arcu, non consequat risus vulputate sed. Nulla eu sapien condimentum nisi aliquet sodales non et diam. Duis blandit nunc semper rutrum congue. Phasellus sed lacus ut odio vehicula varius. Etiam iaculis feugiat tortor ac ornare.

Stay connected

Blog Post

Liderança com Metodologia Ágil – por que empresas e profissionais precisam conhecer este novo modelo de gestão e desenvolver as competências necessárias?
Sem Categoria

Liderança com Metodologia Ágil – por que empresas e profissionais precisam conhecer este novo modelo de gestão e desenvolver as competências necessárias? 

A metodologia ágil pode ser definida como uma nova estratégia para a gestão de negócios e cultura corporativa. Nascido no segmento de tecnologia da informação o conceito está relacionado ao desenvolvimento rápido de produtos e serviços, cujos processos sejam dinâmicos e desburocratizados.

A metodologia ágil vem substituindo, em muitas empresas, modelos antigos de gestão sequencial ou em cascata. Neles, a demora para a realização de cada projeto é o ponto crucial, afinal uma etapa só é iniciada quando a anterior for inteiramente concluída.

Vantagens competitivas da Metodologia Ágil

As transformações do mercado que influenciam as demandas dos clientes abriram caminho para a metodologia ágil com sua otimização de etapas sem perder a eficiência. É neste ponto do incremento constante que a metodologia ágil se diferencia. A partir da flexibilização das fases de desenvolvimento de um projeto, os processos tornam-se mais fluidos e resultam em soluções mais frequentes ao mercado.

O ponto essencial deste modelo de gestão está justamente no roteiro de procedimentos. Ou seja, áreas de negócios e áreas operacionais das empresas focam nas metas e prazos de um projeto e executam tarefas simultâneas para sua conclusão. Com isso, novos produtos ou serviços, ou novas funcionalidades e aperfeiçoamento deles, podem ser apresentados aos clientes mais frequentemente. Desta forma, é possível evitar os gaps de oferta ao mercado, muito comuns antigamente entre um novo software e outro, por exemplo.

A Metodologia Ágil está presente em grandes empresas

Atualmente, empresas de diversos segmentos e portes adotam a metodologia, não sendo restritiva às organizações que trabalham com TI. Assim, qualquer setor empresarial consegue ter sempre novas soluções para seus clientes e não ficar atrás de seus competidores.

Embora o conceito seja um só, focar em processos dinâmicos e flexíveis, a metodologia ágil dispõe de alguns modelos distintos que envolvem gestão de processos e liderança de pessoas. O modelo Squad, talvez um dos mais conhecidos pelo case de sucesso da Spotify, é um que potencializa a autonomia das equipes baseado num alinhamento estratégico forte. Ainda que sejam inspiração, o ideal é que cada organização, respeitando sua segmentação e principalmente sua cultura, encontre os modelos ágeis mais adequados à sua realidade.

Saiba quais são as competências profissionais mais alinhadas à Metodologia Ágil

Mais agilidade na entrega dos projetos é um dos grandes benefícios identificados neste novo conceito de gestão. No entanto, as vantagens também englobam as equipes de trabalho. Isso porque ela dá a oportunidade para profissionais colocarem em prática competências e habilidades que estão na ordem do dia em termos de desenvolvimento humano organizacional. Entre as competências mais necessárias e alinhadas com a metodologia ágil estão:

Agilidade na gestão requer desenvolvimento humano

Como vimos, o atual cenário de constantes transformações, inovações tecnológicas e modelos de negócio em mercados competitivos requer soluções em gestão que acompanhem todas estas demandas. No entanto, as empresas não podem esquecer seu importante papel no desenvolvimento de competências que habilitem suas equipes para este desafio. Por outro lado, profissionais em busca de uma recolocação também devem focar na sua capacitação a fim de favorecer suas oportunidades no mercado de trabalho.

Sem Categoria

Liderança com Metodologia Ágil – por que empresas e profissionais precisam conhecer este novo modelo de gestão e desenvolver as competências necessárias?

Related posts

Deixe uma resposta

Required fields are marked *