About Us

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Aenean vulputate nisl arcu, non consequat risus vulputate sed. Nulla eu sapien condimentum nisi aliquet sodales non et diam. Duis blandit nunc semper rutrum congue. Phasellus sed lacus ut odio vehicula varius. Etiam iaculis feugiat tortor ac ornare.

Stay connected

Blog Post

Desenvolvimento

Saiba como utilizar a inteligência artificial no RH da sua empresa 

Em uma época em que a valorização do capital humano está cada vez mais evidente, otimizar os processos de Recursos Humanos é um desafio proposto pelas empresas que os gestores precisam considerar como prioridade.

O RH é o coração das organizações, é ele que tem a responsabilidade de cuidar da entrada, do crescimento e da permanência dos colaboradores, de forma eficiente e justa. Como essas tarefas necessitam de muita atenção, o tempo dedicado a cada uma se torna escasso em meio a tantos detalhes, o que faz com que os líderes estejam sempre à procura de soluções tecnológicas para facilitar e eliminar o máximo possível de tarefas operacionais.

Para ajudar nessa jornada em busca do conhecimento, a ciência da computação desenvolveu uma ferramenta capaz de reduzir muito os processos manuais e transformar o RH também em cérebro da empresa, capaz de interferir de forma estratégica na tomada de decisões: a inteligência artificial.

Neste texto vamos mostrar que Inteligência Artificial e RH podem caminhar juntos, como sua utilização impacta na gestão de pessoas da empresa e seus benefícios em todas as áreas do negócio. Confira!

O que é Inteligência Artificial?

A IA é uma parte da ciência da computação dedicada à solução de problemas cognitivos, atuando no reconhecimento de padrões comportamentais e de aprendizado do ser humano, com o intuito de facilitar algumas tarefas.

Os dois exemplos mais comuns de inteligência artificial é sua utilização nos corretores ortográficos dos celulares e nos assistentes virtuais de empresas.

Essa ferramenta pode ser usada em todos os processos da companhia, principalmente no setor de recursos humanos, ajudando o líder na criação de diversas ações de comunicação, monitoramento, incentivos, contratação e retenção de talentos.

Como funciona essa ferramenta?

A todo momento, as pessoas alimentam a internet com seus gostos, lugares e traços de sua personalidade. As redes sociais são a maior fonte dessas informações.

O programa é responsável por coletar esses dados e transformá-los em informações que serão utilizadas para aperfeiçoar os processos de gestão de pessoas, facilitando a tomada de decisões e reduzindo erros de avaliação em recrutamento, promoção, retenção de talentos, etc.

De que forma Inteligência Artificial e RH podem conduzir processos?

Para que o RH obtenha todas as funcionalidades dessa ferramenta, poderá utilizá-la com os seguintes objetivos:

Avaliar candidatos de forma mais eficiente

Quando o cruzamento de dados é capaz de informar se determinado profissional é compatível com a cultura organizacional e se tem os requisitos necessários para o preenchimento da vaga, o tempo que o responsável pelo recrutamento perderia na avaliação de currículos poderá ser utilizado em uma entrevista presencial mais focada na parte comportamental.

A inteligência artificial otimiza o processo de recrutamento e seleção, reduz erros de contratação e aumenta a dinâmica dos funcionários do setor, tornando-os mais eficientes.

Reter talentos

Com as principais informações pessoais e profissionais dos colaboradores na plataforma, é possível criar um plano de carreira na empresa, com metas e indicadores de desempenho. O funcionário saberá cada degrau que precisará subir para atingir seu objetivo, tornando-o motivado, engajado e focado.

Quando o RH investe na retenção de talentos, reduz custo com demissões, reposição de vaga, treinamentos, etc.

Desenvolver novos líderes

Desenvolver líderes internamente custa menos e fortalece o vínculo com a companhia. Quando você conhece seu profissional de uma forma completa, extrai dele o que há de melhor e consegue prever algumas de suas reações em determinadas situações.

Esses fatores são decisivos para promover um funcionário e, com isso, a probabilidade dessa escolha dar certo é maior do que se o profissional fosse escolhido por algum outro critério de avaliação — tempo na empresa, por exemplo, ou se fosse buscá-lo no mercado de trabalho.

Implantar e divulgar a cultura da empresa

Com perfis definidos para contratação, selecionar o candidato de acordo com a cultura corporativa melhora o processo de aderência interna, pois boas práticas devem ser divulgadas e incentivadas, para que o clima organizacional seja sempre positivo.

Quando acontece o contrário: um funcionário contratado antes da utilização dessa ferramenta não atinge os indicadores pré-definidos pelo sistema e não apresenta o rendimento adequado, merece atenção especial.

É em uma situação como essa que a decisão deve ser tomada pelo gestor do RH e não pela inteligência artificial.

Não substitua sua intuição e experiência por algoritmos!

Como implementar a inteligência artificial na empresa e quais são seus benefícios?

Se ainda restou alguma dúvida e um certo receio de se lançar nessa inovação tecnológica, vamos mostrar duas formas de implementar a inteligência artificial de maneira segura e efetiva e seus benefícios para o RH e toda a empresa:

Chatbots

Com a IA aliada ao banco de dados da empresa, é possível criar um sistema de chat que utiliza uma linguagem natural, auxiliando o RH no esclarecimento de dúvidas comuns dos colaboradores. Um assistente virtual capaz de otimizar a comunicação interna vai reduzir o tempo que o funcionário do recursos humanos interrompe em sua rotina para atender a essa demanda.

Softwares inteligentes

Adquirir um sistema capaz de organizar e analisar os dados dos funcionários da companhia facilita para que melhores práticas sejam aplicadas e o RH reduza a quantidade de trabalhos operacionais e foque nas decisões mais estratégicas da organização. Isso impacta positivamente o setor, gerando uma equipe motivada, integrada, engajada e produtiva.

Neste post, você aprendeu sobre essa tendência tecnológica cada vez mais utilizada no mundo corporativo e como inteligência artificial e RH podem ser aliados nesses processos.

Compreendeu que todas as informações sobre as pessoas são convertidas em contratações mais eficientes, retenção de talentos, desenvolvimento de líderes e como consequência a empresa ganha colaboradores motivados, engajados, produtivos e felizes.

Lembrando que, apesar da inteligência artificial inovar com a utilização de dados para tomada de decisões mais precisas, nada substitui o olho no olho, a proximidade que a área de RH deve ter com cada colaborador.

Não importa o tamanho da empresa, coração e cérebro (inteligência artificial e RH) devem estar unidos para criar e liderar equipes de sucesso.

Deseja receber mais conteúdos como este? Assine nossa newsletter e se mantenha informado sobre todas as tendências de RH para sua empresa.

Related posts

Deixe uma resposta

Required fields are marked *