About Us

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Aenean vulputate nisl arcu, non consequat risus vulputate sed. Nulla eu sapien condimentum nisi aliquet sodales non et diam. Duis blandit nunc semper rutrum congue. Phasellus sed lacus ut odio vehicula varius. Etiam iaculis feugiat tortor ac ornare.

Stay connected

Blog Post

Inovação 4.0 – empresas e profissionais estão preparados?
Desenvolvimento

Inovação 4.0 – empresas e profissionais estão preparados? 

Já faz um bom tempo que presenciamos os benefícios da revolução industrial. Seus saltos tecnológicos aperfeiçoaram processos para produções em larga escala e produtos cada vez mais diferenciados. Mas será que estamos prontos para tudo que vem por aí com as inovações da chamada indústria 4.0?

Para quem ainda não ligou o nome à pessoa, as inovações 4.0 tratam das tecnologias digitais que vêm transformando o setor industrial. Ou seja, são recursos que já utilizamos ou usufruímos de alguma forma em nosso dia a dia. Por exemplo: robôs para aspiração doméstica, inteligência artificial no e-commerce, internet das coisas, inteligência de dados, entre tantos outros.

Novas tecnologias – um caminho sem volta

A denominação 4.0 é uma referência às revoluções industriais que deram início a avanços importantes como os processos de automação, hoje altamente difundidos. Mas no comparativo com as gerações industriais anteriores, a era 4.0 leva bem menos tempo para virar tendência. Com isso, o ritmo das mudanças é muito mais acelerado e a necessidade de capacitação de mão de obra e gestão de negócios mais pujante.

Definitivamente é um caminho sem volta, afinal alguns especialistas apontam que em breve raridade será conseguir ficarmos offline. Desta forma, estar inteirado das novidades digitais, e sua influência no consumo, já são fatores fundamentais para empresas e profissionais se manterem competitivos no mercado.

Impactos e desafios das inovações 4.0

A indústria 4.0 atua para dar soluções ágeis, simples e otimizadas às demandas da sociedade. Como a vida moderna é acelerada e globalizada, impactos econômicos e sociais já são previstos, entre eles está o desafio para o mercado de trabalho.

Sabemos que quem não se preparar agora para o futuro que é eminente em termos de inovações tecnológicas, estará vulnerável em sua competitividade ou empregabilidade. Neste sentido, é vital incorporar a cultura digital nas empresas e no desenvolvimento profissional.

Como incorporar uma reinvenção digital?

O único caminho possível para equilibrar esta balança tecnológica é apostar no capital intelectual das empresas. Gestores terão papel importante em liderar este processo de inovação, e para isso precisarão recrutar ou desenvolver equipes capacitadas a acompanhar tais inovações.

Entre as habilidades mais desejadas para este cenário estão o domínio de novas tecnologias e competências socioemocionais. Assim, estar familiarizado com o mundo digital ajudará no entendimento das mudanças. Já a flexibilidade é uma característica emocional que colabora para lidar melhor com improvisos. Isso porque serão exigidos dos profissionais maior capacidade analítica e menos atividades repetitivas.

A pandemia acelerou as inovações 4.0?

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) estima que a adoção de ferramentas da Indústria 4.0 aumente em 22% a produtividade das empresas. Um dos motivos para esta elevação seria a possibilidade do acompanhamento de projetos em tempo real e de forma remota, um legado da pandemia.

A necessidade de rápida adaptação às demandas de produção e consumo que presenciamos com a chegada desta crise é vista como acelerador da indústria 4.0. Como resultado, temos o setor varejista, um verdadeiro exemplo desta aceleração, já que rapidamente migraram para o digital ou fortaleceram seus modelos online.

Portanto, organizações e profissionais devem assimilar todas estas mudanças e integrá-las nos seus planejamentos de negócios e de carreira. Afinal para liderar ou operar tendências é indispensável contar com profissionais capacitados para a quarta geração da tecnologia.

Desenvolvimento

Inovação 4.0 - empresas e profissionais estão preparados?

Related posts

Deixe uma resposta

Required fields are marked *