About Us

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Aenean vulputate nisl arcu, non consequat risus vulputate sed. Nulla eu sapien condimentum nisi aliquet sodales non et diam. Duis blandit nunc semper rutrum congue. Phasellus sed lacus ut odio vehicula varius. Etiam iaculis feugiat tortor ac ornare.

Stay connected

Blog Post

Como a indústria 4.0 vem afetando o mercado?
Seleção de Executivos

Como a indústria 4.0 vem afetando o mercado? 

A indústria 4.0 surge como um novo conceito de indústria, que garante em seus processos de produção, automação, controle e tecnologia da informação, um caráter inovador e altamente tecnológico.

Afinal, se a tecnologia chegou com força, mudando nosso comportamento na sociedade e nas relações individuais, não seria diferente com a manufatura!

Para saber mais, continue a leitura e entenda sobre essa revolução, que tem alterado o campo de trabalho e os processos industriais.

Qual é  conceito de indústria 4.0

O termo indústria 4.0 pode ser encontrado também como manufatura avançada. O conceito de origem alemã foi utilizado pela primeira vez no ano de 2011, na Feira de Hannover.

A indústria 4.0 é considerada a quarta revolução industrial, em que as máquinas e a inteligência artificial exercem o papel de protagonistas nos processos de produção.

Como a indústria 4.0 afeta o mercado de trabalho

A quarta revolução industrial tem como principais pilares os serviços oferecidos por meio dos sistemas em nuvem, produção rápida, flexível e o mínimo de intervenção humana. Inevitavelmente isso já tem afetado o mercado de trabalho de todo o mundo, como:

  • na substituição da mão de obra por máquinas, sistemas ou robôs;
  • na substituição de operação intelectual, conhecida por máquinas ou sistemas de inteligência artificial;
  • no desaparecimento de funções que não evoluíram.
  • no surgimento de atividades que não existiam.

Já faz algum tempo que a sociedade observa essa transformação. Com a popularização da internet aplicada aos meios de trabalho, atualmente podemos perceber o início da substituição do conhecimento e da mão de obra humana por sistemas de inteligência artificial.

E a tendência é que isso aumente. Atividades de repetição, como caixas de supermercado e atendimento comercial com recepcionistas são algumas das profissões que podem desaparecer. Por outro lado, ciências de dados, matemática, gestão estratégica e as engenharias tendem a crescer.

Para quem está pensando no futuro, uma dica essencial é adaptar-se as ferramentas virtuais e, até mesmo, com a ideia de trabalhar ao lado de um robô que aumente a produtividade. E, claro, perceber as oportunidades que a indústria está oferecendo ao demandar funções mais complexas e que exigem criatividade.

Quais os efeitos da indústria 4.0 nos processos industriais

 É fato que os efeitos da quarta revolução industrial não SÃO sentidos fortemente no Brasil, POIS  ALGUMAS INDÚSTRIAS ainda não FIZERAM investimentos suficientes para a sua modernização, sendo assim as empresas ainda contam com maquinários ultrapassados e processos defasados.

Isso não quer dizer que os impactos não chegarão até aqui, principalmente pelos seus benefícios: produtos prontos mais rapidamente, aumento da capacidade produtiva e redução de perdas e danos. Ou seja, tudo o que a indústria mais deseja — mais produtividade em menos tempo, sem perder recursos materiais e financeiros.

Nesse contexto, para que a indústria 4.0 consiga se consolidar, o papel do líder será fundamental.  Ele será a figura essencial para trabalhar a mentalidade dos colaboradores em prol desses avanços e também será responsável por refletir a agilidade nos processos industriais na relação com o cliente, atendendo prontamente suas necessidades.

A indústria 4.0 vem afetando o mercado e as relações de trabalho da empresa com seus colaboradores, parceiros e clientes. Apesar de não impactar ainda diretamente nas empresas brasileiras, é bom estar preparado para as mudanças que estão por vir!

Quer receber mais conteúdos sobre gestão e administração? Então assine a nossa newsletter para acompanhar todas as novidades do blog!

Related posts

Deixe uma resposta

Required fields are marked *