About Us

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Aenean vulputate nisl arcu, non consequat risus vulputate sed. Nulla eu sapien condimentum nisi aliquet sodales non et diam. Duis blandit nunc semper rutrum congue. Phasellus sed lacus ut odio vehicula varius. Etiam iaculis feugiat tortor ac ornare.

Stay connected

Blog Post

Indicadores de RH: como escolher e qual a importância de monitorar?
Desenvolvimento

Indicadores de RH: como escolher e qual a importância de monitorar? 

KPI — você conhece essa sigla? Essas três letras podem fazer a diferença em sua empresa e nos resultados que ela produz. KPIs são Key Perfomance Indicators, também conhecidos como indicadores de RH.

Eles permitem que a equipe de Recursos Humanos e a gestão de uma instituição acompanhem de perto as métricas relacionadas ao capital humano e, consequentemente, ao que é produzido.

Esses indicadores já são muito usados no mundo corporativo, já que facilitam um olhar panorâmico sobre a situação atual dos colaboradores, seu nível de satisfação e alinhamento com a cultura organizacional, alcance de metas e lacunas a serem preenchidas.

Indicadores de desempenho são fundamentais para que a equipe de Recursos Humanos possa tomar decisões. Afinal, ela terá, à mão, dados concretos e coletados a longo prazo. Se você quer conhecer alguns dos principais KPIs, continue lendo este artigo.

Indicadores de satisfação

Colaboradores de uma empresa precisam ser tratados como clientes internos. Por isso, mensurar a satisfação deles com suas atividades, sua carreira e seus gestores é extremamente importante.

Se acompanhado regularmente, esse índice pode mostrar a necessidade de mudanças na cultura organizacional, por exemplo, no caso de insatisfação coletiva.

Indicadores de frequência

Muito além do ato de “bater ponto”, o índice de frequência, ou absenteísmo, pode medir o engajamento e o interesse de um profissional com seu trabalho e, por isso, é um dos indicadores de RH mais usados.

Pontualidade e assiduidade são fatores diretamente ligados à produtividade da empresa e, dessa forma, precisam ser sempre acompanhados pelos gestores.

Indicadores de rotatividade

Como andam as demissões em sua organização? Uma rotatividade alta é um sinal negativo que precisa ser avaliado.

É necessário acompanhar os motivos de os profissionais deixarem a empresa e buscar formas de melhorar a retenção de talentos.

Usando esse indicador, o RH pode traçar estratégias para que a corporação seja mais atrativa para seus clientes internos.

Indicadores de produtividade

Mensurar produtividade dos colaboradores está diretamente ligado com o alcance de metas coletivas e dos lucros da instituição. Indicadores de RH ligados à produção e eficiência devem ser constantemente revisitados e reavaliados.

Esse índice pode ser medido considerando tempo, qualidade e custos. Uma forma comum de realizar essa mensuração é calcular o lucro por empregado.

Indicadores de recrutamento e seleção

Por fim, um indicador que avalia o desempenho da própria gestão de Recursos Humanos.

Com um processo de recrutamento e seleção eficiente, a empresa vai conseguir alcançar talentos que realmente se identifiquem com a cultura organizacional e sejam motivados, aumentando níveis de satisfação, produtividade e retenção de profissionais.

Investir e fazer a mensuração de indicadores de RH pode trazer uma série de benefícios e alertar gestores para necessidades muitas vezes não reconhecidas durante a rotina empresarial.

Entretanto, entender quais são os KPIs ideais para cada realidade é fundamental. Se aplicados corretamente, eles podem inspirar mudanças que aumentarão os lucros e a satisfação dos colaboradores.

Este conteúdo foi útil para você? Se a resposta é positiva, que tal assinar nossa newsletter e receber em primeira mão mais artigos como este?

Related posts

Deixe uma resposta

Required fields are marked *