About Us

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Aenean vulputate nisl arcu, non consequat risus vulputate sed. Nulla eu sapien condimentum nisi aliquet sodales non et diam. Duis blandit nunc semper rutrum congue. Phasellus sed lacus ut odio vehicula varius. Etiam iaculis feugiat tortor ac ornare.

Stay connected

Blog Post

Qual é o impacto do recrutamento preditivo no RH?
Seleção de Executivos

Qual é o impacto do recrutamento preditivo no RH? 

Você sabe o que é recrutamento preditivo? É uma técnica que vem ganhando destaque entre as equipes do setor de recursos humanos por auxiliá-las na contratação de profissionais. Com a análise preditiva a empresa é capaz de identificar e atrair os candidatos mais adequados para as vagas.

O recrutamento preditivo é uma solução eficiente para auxiliar nas melhores escolhas. Quer saber mais sobre essa técnica? Então, acompanhe a leitura e descubra agora mesmo seu potencial para as empresas!

O que é recrutamento preditivo?

Consiste no uso de dados coletados de candidatos durante um processo seletivo para analisar se o perfil de cada um condiz com o da empresa. Essa análise é feita por meio de tecnologias e inteligência artificial.

Com o uso de algoritmos, Big Data e machine learning, são geradas informações importantes para que os gestores escolham os melhores candidatos que farão parte do quadro de funcionários da empresa.

A partir do cruzamento dos dados desses candidatos com o dos colaboradores e outras informações importantes, o sistema avalia possíveis cenários. Por exemplo: os índices de engajamento com a equipe e a tendência para o pedido de demissão em um prazo curto de tempo.

Essa é uma boa opção para as empresas que trabalham com um fluxo muito grande de informações complexas porque os sistemas analisam rapidamente os dados lançados, de forma automatizada.

Como funciona?

Para identificar o profissional que tem perfil ideal para ocupar uma vaga, é necessário ter algumas informações em mãos sobre os candidatos, como competências técnicas, habilidades pessoais, motivações e modo de trabalho.

Esses dados são cruzados com os dados dos atuais colaboradores e dos gerentes, bem como com as competências exigidas para o cargo e a cultura da empresa. As informações são interpretadas a partir de uma padrão que permite prever o comportamento dos candidatos na empresa, caso sejam contratados.

Portanto, com o recrutamento preditivo, é possível ter informações com base em dados estatísticos para tomadas de decisões mais assertivas sobre as possíveis contratações de novos colaboradores.

Por que é importante?

Esse tipo de análise ajuda a tomar decisões mais conscientes porque evita a subjetividade na hora de escolher os candidatos. Dessa forma, o recrutador não escolherá o candidato com o qual simpatiza, mas sim aquele que tem o perfil da empresa.

Também traz qualidade para o processo de escolha ao sugerir o perfil mais adequado, o que refletirá em bons resultados tanto para a empresa quanto para os colaboradores e para o próprio candidato.

Além do mais, o tempo gasto com a tarefa de selecionar e recrutar pessoas é bem menor que o dos sistemas tradicionais. Assim, a empresa tem otimização de tempo em sua busca pelo candidato ideal e pode se dedicar a outras etapas.

Como ajuda a antecipar o futuro?

Como pudemos observar, o recrutamento preditivo é o aliado ideal para as empresas, já que permite projetar um futuro para o potencial candidato. Por meio de suas análises estatísticas e sistemáticas, o recrutador pode prever e se antecipar ao futuro.

As informações levantadas pelos sistemas de análise preditiva avaliam a probabilidade de permanência do candidato na empresa a partir de seu comportamento emocional, valores, crenças e motivações.

As empresas que utilizam vídeos como parte do processo de seleção também podem usá-los para que sejam analisadas as expressões e gestos dos candidatos — o que não seria possível apenas com a análise de um currículo.

Com as informações em mãos, os recrutadores podem dispensar os candidatos que não se encaixam no perfil da empresa e contratar apenas aqueles com o potencial de ter sucesso dentro da organização.

Assim, as empresas não terão despesas desnecessárias com o processo de recrutamento nem com novos processos para substituição e treinamento de profissionais que não apresentavam o perfil adequado.

Quais são os maiores desafios do RH?

Um dos principais desafios dos gerentes de recursos humanos é a dificuldade para atrair e reter profissionais qualificados para a empresa. Quando não conseguem alcançar esse objetivo, têm taxas altas de perda de funcionários, o que gera muitos custos.

Com isso, as perguntas que fazem é como selecionar o candidato correto para a vaga, como reter os talentos ou como escolher o treinamento mais adequado para os colaboradores. A resposta está na análise preditiva.

Como vimos, ela pode ser aplicada não apenas no recrutamento, mas também em outros contextos para obter melhores resultados nas questões referentes aos colaboradores.

O RH pode aplicar a análise preditiva em outros contextos?

Além de auxiliar na divulgação de vagas em anúncios na internet direcionados para o perfil certo, na triagem de currículos e na análise comportamental, a análise preditiva pode ser utilizada para realizar jobs rotations com base nas principais habilidades do profissional.

Também pode ser aplicada no acompanhamento do desempenho dos profissionais para analisar sua aptidão para assumir novos cargos ou, então, avaliar como a motivação aliada a outros fatores pode levar o colaborador a se desligar da empresa.

Outra aplicação da análise preditiva é na criação de equipes de profissionais com singularidades similares para que não haja conflitos. Isso evita equipes mal formadas e, consequentemente, improdutivas.

Como começar a usar o recrutamento preditivo?

Por ser uma ferramenta complexa que exige conhecimentos específicos, o ideal é contar com o auxílio de uma empresa especializada no assunto. Esse tipo de consultoria ajuda na atração, avaliação, seleção e contratação de profissionais de alta qualidade.

O foco sempre é direcionado às necessidades das empresas clientes para atuar da melhor forma possível e, assim, alcançar os melhores resultados. Além do mais, com a terceirização do serviço, a empresa tem uma diminuição de sobrecarga para o RH, que pode se concentrar em outras tarefas.

Não podemos nos esquecer de que a agência tem a expertise, uma boa rede de contatos e a tecnologia necessária para realizar o processo de contratação de forma mais rápida e precisa.

Assim, o recrutamento preditivo é uma ferramenta vantajosa para a empresa, mas não substitui a necessidade da interação humana com os candidatos. Utilize essa técnica para potencializar as suas escolhas.

Agora que você já sabe o que é recrutamento preditivo, como aplicá-lo em sua empresa e as vantagens de adotá-lo, é preciso buscar por uma parceria. Então, entre em contato conosco. Temos a solução ideal para você!

Related posts

Deixe uma resposta

Required fields are marked *