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Como identifcar se o candidato tem fit cultural da empresa?
Seleção de Executivos

Como identifcar se o candidato tem fit cultural da empresa? 

Ao conduzir um processo seletivo, todo o gestor de RH anseia por encontrar o quanto antes o profissional adequado à vaga oferecida em meio a currículos e demais atividades que o setor exige.

Devido a tantas demandas técnicas e testes psicológicos, alguns esquecem um importante
detalhe para que a contração seja realmente bem-sucedida — o fit cultural.

Se você se interessou pelo assunto, neste texto vamos explicar o que é fit cultural, sua importância para a empresa e dar dicas de como extrair esse perfil em um processo seletivo. Não perca!

O que é fit cultural?

Resumidamente, é quando o conjunto de valores comportamentais e éticos de um candidato é compatível com a cultura organizacional.

Para que uma contratação seja bem-sucedida, além dos requisitos técnicos, o RH deverá analisar se existe um alinhamento entre o perfil do candidato e o da empresa.

Qual a importância de uma contratação com fit cultural?

Quando o indivíduo possui aderência aos valores praticados pela empresa, todo o processo de integração se torna mais fácil, pois ele se encaixa sem dificuldades em sua nova equipe de trabalho, sentindo-se motivado.

Um profissional com fit cultural é mais seguro e entende sua importância na organização, trabalhando para melhorar processos.

Essa atitude de pertencimento é fundamental na retenção de talentos. Funcionários engajados melhoram o clima organizacional e são altamente produtivos.

Ao contrário, quando é feita uma contratação equivocada, o profissional incompatível com a cultura interna prejudica a elaboração das atividades, além de dificultar o relacionamento com seus pares, o que acarreta desligamento.

Seleções errôneas são responsáveis pelo aumento da rotatividade, que custam caro para toda a empresa e lesam o clima organizacional.

Para ajudar a recrutar candidatos com fit cultural, o gestor de RH deverá fazer uma análise prévia completa da missão, dos valores e da cultura organizacional, para que o perfil que ele busca seja o mais compatível possível.

Após a avaliação, você poderá seguir 4 dicas que vão ajudá-lo nessa tarefa:

1. Analisar o perfil comportamental

Verificar quais são as preferências profissionais de um candidato e o que ele busca em sua carreira são importantes para verificar se os seus objetivos coincidem com o que a empresa precisa. Existem testes específicos para identificar essas preferências e auxiliar na melhor escolha.

2. Implementar dinâmicas e jogos em equipe

As dinâmicas são capazes de identificar se as decisões que os candidatos vão tomar
ao longo do processo são compatíveis com o que a empresa espera dele.

Os jogos são métodos mais atuais e possuem o mesmo objetivo, portanto, encontre o mais apropriado e coloque em prática.

3. Envolver outros líderes na seleção

Ao convidar o gestor do setor que solicitou a vaga para participar do processo seletivo, o RH terá uma segunda opinião sobre os candidatos. O líder será capaz de dizer qual perfil se encaixa melhor na área de acordo com sua percepção.

Envolver os demais líderes na seleção de talentos é importante para a efetividade da contratação e na retenção de talentos.

4. Aderir à entrevista comportamental

Além de analisar as competências técnicas, as entrevistas podem ser estruturadas para identificar os valores do profissional, quais são suas atitudes em determinadas situações e como ele solucionou problemas nas empresas anteriores.

Com ferramentas tecnológicas como entrevista por vídeo e testes online, o processo seletivo se tornará mais ágil e efetivo, aumentando a credibilidade do RH e o engajamento dos profissionais envolvidos.

Uma contratação com fit cultural é uma grande aliada na estratégia da empresa, pois fortalece a marca empregadora, eleva o clima organizacional, aumenta a produtividade e a lucratividade empresarial.

Gostou do nosso conteúdo? Comente o que você achou, tire suas dúvidas e nos conte suas experiências, queremos saber a sua opinião!

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