About Us

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Aenean vulputate nisl arcu, non consequat risus vulputate sed. Nulla eu sapien condimentum nisi aliquet sodales non et diam. Duis blandit nunc semper rutrum congue. Phasellus sed lacus ut odio vehicula varius. Etiam iaculis feugiat tortor ac ornare.

Stay connected

Blog Post

Fique por dentro das tendências para o futuro do mercado de trabalho
Seleção de Executivos

Fique por dentro das tendências para o futuro do mercado de trabalho 

Você já parou para pensar na velocidade em que a sociedade vem mudando? Se consideradas as transformações no ambiente corporativo, é possível ter clareza sobre como as relações de trabalho vêm evoluindo. Não por acaso, grande parte das profissões do futuro ainda estão em processo de criação, afinal, o mundo terá demandas bem diferentes daqui a alguns anos. 

Portanto, conhecer as tendências para o futuro do mercado de trabalho é uma maneira da sua empresa se tornar competitiva e estar a frente da concorrência. Descubra a seguir quais as novidades que estarão em voga nos próximos anos!

Por que o mercado está sempre mudando?

A mudança do mercado de trabalho é resultado de um processo que vem acontecendo há séculos. Desde a revolução industrial, isso se tornou ainda mais evidente. A relação de consumo mudou, as necessidades aumentaram e o trabalho passou a ser uma condição para a integração social das pessoas.

Consequentemente, os RHs passaram a desempenhar um papel estratégico dentro das organizações. Desde o processo de recrutamento e seleção até o desenvolvimento de competências alinhadas à necessidade do negócio: tudo faz parte de um conjunto de processos que surgiram pelo caminho.

Assim, com as mudanças do mercado, o trabalho também precisou passar por modificações para poder atender a essas novas exigências, sendo que o futuro ainda reserva muitas outras transformações.

Quais as principais tendências para o futuro do mercado de trabalho?

Diante da necessidade de transformação da sociedade, o mercado de trabalho precisa se adaptar. Confira a seguir algumas das principais tendências para os próximos anos! 

Tecnologia ocupando espaços humanos 

A tecnologia, cada vez mais desenvolvida, ocupará um espaço maior no mercado. A tendência é que no futuro o ser humano exerça funções estratégicas e ligadas à criatividade. Ou seja, o trabalho mecanizado e braçal ficará por contas das máquinas. 

Além disso, a tecnologia será imprescindível para trazer maior escalabilidade à indústria, bem como o aumento da produtividade, eficácia e a padronização dos processos produtivos.

Análise de dados no RH 

Outra tendência que já é colocada em prática é o uso de dados no RH. No futuro, as informações obtidas por meio de análise de dados terão cada vez mais impacto na gestão de pessoas. 

O People Analytics será uma metodologia imprescindível para empresas de todos portes e segmentos que almejam aumentar a competitividade de mercado, realizando contratações eficientes e alinhadas às demandas do negócio. Afinal, a ferramenta consegue cruzar os dados de cada colaborador com os da empresa, permitindo a aplicação de estratégias de real valor corporativo.

Surgimento de novas profissões 

Grande parte das crianças de hoje atuarão em profissões que ainda não existem. Alguns cargos emergirão com o desenvolvimento tecnológico, como é o caso do gerente de loja virtual, designer de realidade aumentada, controlador de tráfego de drones e outros. 

Não só o mercado mudará, mas também as empresas precisarão se adaptar para receber tais profissionais. Alguns deles terão funções, por exemplo, que poderão ser desempenhadas a distância e isso deverá ser levado em consideração.

Como o trabalhador pode se preparar?

Certamente, as empresas terão que adaptar seus modelos de negócio para acompanhar as tendências do mercado, mas, e o trabalhador? Como ele pode se preparar? A dúvida é comum, mas algumas estratégias podem ser de grande valia nesse momento.

Algo imprescindível é ter a consciência de que mais que uma mudança tecnológica, tudo parte do princípio humano, logo, é preciso adquirir uma inteligência interpessoal e intrapessoal para atuar prontamente na sua profissão.

Tais habilidades fazem parte das soft skills, que são aspectos comportamentais e de personalidade, cada vez mais valorizados pelas empresas. Além disso, a capacidade de aprendizado contínuo deve estar presente no dia a dia do colaborador, afinal, ele precisa ter criatividade para uma inovação disruptiva. 

As tendências para o futuro do mercado de trabalho dependem diretamente do profissional. A junção entre a tecnologia e o homem é o que ditará as regras daqui em diante.

Então, qual a sua opinião sobre esse futuro? Ficou com alguma dúvida ou gostaria de compartilhar as impressões obtidas? Deixe o seu comentário e ajude a enriquecer o conteúdo!

Related posts

Deixe uma resposta

Required fields are marked *