About Us

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Aenean vulputate nisl arcu, non consequat risus vulputate sed. Nulla eu sapien condimentum nisi aliquet sodales non et diam. Duis blandit nunc semper rutrum congue. Phasellus sed lacus ut odio vehicula varius. Etiam iaculis feugiat tortor ac ornare.

Stay connected

Blog Post

Entenda aqui o que é Outplacement
Transição de Carreira

Entenda aqui o que é Outplacement 

No âmbito empresarial, toda corporação precisa de parcerias em que possa confiar, que prestem serviços de qualidade e entreguem os resultados dentro do prazo estipulado. Isso não é diferente quando se trata de incumbências do RH e planejamentos estratégicos de maior complexidade, como a recolocação profissional e o Outplacement.

Existe, hoje, um aumento na demanda dessas atividades no mercado de trabalho. Afinal, muitas pessoas precisam de apoio e orientação especializada para enfrentar os processos seletivos das organizações.

Portanto, se o seu desejo é entender as vantagens de procurar uma empresa que tenha know-how nesse assunto, continue a leitura deste post!

O que é Outplacement?    

Outplacement é uma metodologia que teve seu desenvolvimento e validação na Alemanha e está em conformidade com os conceitos de planejamento estratégico e transição de carreira. Esse sistema traz soluções personalizadas a indivíduos que estejam em momento de mudança em seu ciclo profissional.

É um acompanhamento especializado que ocorre desde a avaliação do projeto de carreira à definição de um novo rumo, seja este um emprego, um negócio próprio ou uma aposentadoria ativa.

Por estruturar as bases profissionais da pessoa, levando-a a enxergar o mercado de maneira mais organizada e disciplinada, objetivando a recolocação no menor tempo possível, o Outplacement é visto com bons olhos. Ele humaniza os processos organizacionais e é também uma ação de responsabilidade social.  

Diferenças entre recolocação profissional e Outplacement

A recolocação profissional é o mesmo termo utilizado para Outplacement. Ambos os processos se referem à transição de carreira. Normalmente, chamamos de recolocação quando se trata de processo no qual o profissional busca ajuda de uma empresa especializada em transição de carreira para que o oriente nessa mudança ou rumo profissional.

O profissional pode estar trabalhando e se interessa por uma mudança ou o profissional pode estar desempregado e deseja um novo emprego. O Outplacement é oferecido pelas empresas com a finalidade de dar o apoio ao funcionário que ainda está trabalhando, mas será demitido pela empresa.

A empresa contrata uma empresa especializada para trabalhar nesse processo, desde a etapa da demissão até a recolocação do profissional no mercado. Trata-se de um benefício oferecido pelas empresas com finalidade de dar apoio ao momento de demissão e uma orientação apropriada ao funcionário de sua empresa.

O processo de Outplacement consiste em várias etapas envolvendo conhecimento das habilidades comportamentais e profissionais, elaboração de currículo, treinamento de entrevistas de emprego, orientação de marketing pessoal, financeiro etc.

Ambos os processos são acompanhados por profissionais experientes e com boa vivência do mercado de trabalho. Esses processos de transição de carreira geralmente são conduzidos por consultorias de RH especializadas por transição de carreira e Outplacement.

Como age uma consultoria de Outplacement?

Quando um profissional é demitido, não é incomum que ele fique sujeito a uma certa desestruturação, o que inviabiliza e/ou dificulta a continuidade de sua carreira. Com o Outplacement, a organização que demite um funcionário e deseja auxiliá-lo em sua recolocação profissional contrata uma empresa especializada, arcando com os custos dessa parceria.

A consultoria do Outplacement acolhe todos os profissionais envolvidos no processo, desde o RH que está demitindo às lideranças das equipes que permanecem na empresa do demitido. É um trabalho que pode começar antes mesmo do desligamento do trabalhador.

Uma boa consultoria oferece orientação em diversas frentes, como:

  • analisa a carreira do profissional, ajudando-o a repensá-la e a redimensioná-la;
  • auxilia no planejamento de estratégias que o ajudarão em sua reinserção no mercado de trabalho;
  • orienta sobre a melhor forma de dar continuidade ou recomeçar uma carreira.

Outras práticas também podem ser utilizadas, como a elaboração de um material curricular que se destaque (currículo, carta de apresentação etc.) e orientações e direcionamentos para a participação em processos de seleção, além de acompanhamento mais individualizado, demonstrando interesse e empatia pelo sujeito que está sendo desligado.  

Quais as vantagens de contratar uma empresa especializada?

O processo demissional é complexo tanto para o funcionário quanto para a empresa. Caso não seja feito corretamente, pode acarretar prejuízos para ambas as partes. Para o funcionário, há riscos financeiros, sociais, emocionais e psicológicos, pois a demissão, em geral, atinge os âmbitos profissional e pessoal.

Para a empresa, o problema pode surgir no andamento da produção, no clima organizacional, além de ter maiores chances de enfrentar processos trabalhistas e problemas com sindicatos. Por isso, a contratação de uma empresa especializada para a realização do Outplacement é capaz de trazer diversos benefícios.

A seguir, veja alguns.

Orienta o profissional na avaliação da carreira

Primeiramente, realiza-se uma avaliação do percurso do profissional demitido. Nela, todos os principais pontos são analisados para que, a partir disso, se pense nos próximos passos da jornada desse trabalhador.

Revê objetivos pessoais, profissionais e define a área de atuação

Ao promover uma reflexão do ex-colaborador sobre a sua carreira, chega-se ao segundo passo, que é uma revisão dos seus objetivos e uma definição de em qual área ele deseja atuar no futuro.

Independentemente de querer um novo emprego ou abrir o próprio negócio, suas metas devem estar alinhadas com as suas habilidades e competências — tanto as que já tem quanto as que deseja adquirir — para trabalhar nos pontos de melhoria.

Assessora o profissional a desenvolver a rede de contatos

Outro ponto a ser trabalhado é o networking desse trabalhador. Às vezes, por ficar um longo tempo em uma determinada empresa e/ou função, as pessoas deixam de cultivar novas relações de trabalho.

Ao serem demitidas, podem se dar conta do quão necessário é ter bons contatos profissionais e, desse modo, começam a estabelecer uma nova rede de relacionamentos. Uma consultoria de excelência pode ajudar muito nesse momento.

Trabalha técnicas de marketing pessoal e negociação

A consultoria contratada trabalhará com técnicas de marketing pessoal, o que envolve desenvolvimento e aprimoramento da imagem e da postura do trabalhador. Ferramentas para a negociação também se fazem importantes nesse processo, pois o profissional poderá lidar com situações que exijam essas qualificações.

Elabora a Avaliação de Competências do profissional

Uma avaliação minuciosa das competências do profissional poderá ajudá-lo no processo de autoconhecimento. Essa consciência é fundamental na nova etapa de sua vida, pois, com essas informações em mãos, ele poderá buscar aperfeiçoamento e melhor desenvolvimento.

Fortalece a corporação

No Brasil, as taxas de desemprego são uma preocupação para muitos profissionais. Por essa razão, uma grande parcela das pessoas que trabalham formalmente teme ser demitida. Portanto, quando há necessidade de uma empresa demitir parte do seu corpo funcional, um clima de insegurança estabelece-se no ambiente.

Todavia, quando a empresa assume uma posição que demonstra preocupação com o bem-estar e com a qualidade de vida de seus ex-colaboradores, os funcionários se sentem mais tranquilos e confiantes para continuar atuando normalmente em suas funções.

Além disso, a imagem corporativa é elevada perante o público interno e a comunidade na qual está inserida, atraindo novos talentos para o seu quadro de funcionários ou até mesmo stakeholders importantes.

Uma consultoria com foco em projetos de desenvolvimento humano ajuda as empresas em vários aspectos. Entre eles está a transição de carreira, o desenvolvimento do negócio, o fortalecimento da cultura da empresa e a melhoria do clima organizacional.

Os serviços prestados no Outplacement podem ser de média ou longa duração. Isso ocorre porque as reações à demissão variam de pessoa para pessoa, o que pode demandar mais ou menos tempo. No entanto, esse é um diferencial capaz de promover a satisfação dos profissionais demitidos, bem como a retenção, o engajamento e a motivação dos profissionais contratados.

Agora que você já sabe um pouco mais a respeito do que é Outplacement e como ele pode ajudar a sua empresa, conte-nos sobre a sua experiência com processos de demissão e recolocação profissional!

Related posts

Deixe uma resposta

Required fields are marked *