About Us

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Aenean vulputate nisl arcu, non consequat risus vulputate sed. Nulla eu sapien condimentum nisi aliquet sodales non et diam. Duis blandit nunc semper rutrum congue. Phasellus sed lacus ut odio vehicula varius. Etiam iaculis feugiat tortor ac ornare.

Stay connected

Blog Post

Entenda a importância do networking para a sua carreira profissional
Desenvolvimento

Entenda a importância do networking para a sua carreira profissional 

Fazer uso da ferramenta de Networking é fundamental e valiosa para o seu sucesso profissional. Se você precisa ampliar seus negócios ou fazer uma transição de carreira, não deixe de usá-la. É preciso desenvolver relacionamentos e conexões com qualidade, dentro de sua rede de contatos para ampliar as suas oportunidades de trabalho, ou fazer parcerias.

Ainda que você esteja bem estabelecido em seu trabalho ou não esteja com planos para mudar a sua trajetória no curto espaço de tempo é sempre bom estreitar contatos e estabelecer vínculos.

Seguem 5 dicas de como você pode fazer um bom networking e alcançar os seus objetivos profissionais.

Cultivar e manter contatos

Mesmo que você esteja inserido no mercado de trabalho, é possível cultivar contatos valiosos.

Faça um planejamento eficaz para desenvolver a sua rede de contatos. Veja com quem você pode se conectar e que fará sentido para o seu momento profissional, seja um colega de trabalho, um ex-chefe, um parceiro, um fornecedor e até colegas. Serão estes contatos que poderão indicar você para um novo emprego ou um negócio.

Os relacionamentos precisam ser feitos de forma regular, mesmo quando você não estiver precisando de algo específico. É importante manter registros desses contatos, pois não faz sentido construir uma rede de relacionamentos que você não faz a manutenção. O networking é fortalecer e conviver com pessoas inspiradoras e uma oportunidade para aprimorar ideias e fazer crescer o seu potencial.  

Cuidado com a qualidade dos contatos

Hoje em dia, existe um pensamento de que é preciso conhecer uma grande quantidade de contatos. Isto não é verdade. Conhecer muitas pessoas de maneira superficial não acrescenta nenhum valor na sua carreira. A qualidade sempre deve superar a quantidade. Tente se conectar com pessoas que possam agregar a sua rede e que de alguma forma pode ser produtiva para você no futuro.

Avalie quem é importante para você. Selecione aquele colega de trabalho, cliente ou professor que ajudou ou pode te ajudar a fazer conexões valiosas.

Depois de identificar e formar a sua rede de relacionamentos, certifique-se que mantém o convívio regular. Tente demonstrar qualquer preocupação com a pessoa que está propondo te ajudar. É preciso manter um contato proativo e sincero. Você deverá saber quais são suas necessidades, desejos e preocupações, sendo solicito quando for necessário. Dessa forma, se você quiser se conectar verdadeiramente com alguém, encontre uma maneira de ajudar.

Aprendendo com as experiências e os conhecimentos dos outros

O Networking é fundamental para que possa ampliar seus conhecimentos, ideias e experiências, as quais você também poderá compartilhar com outros. Essas informações ajudarão você repensar suas metas de longo prazo, ajudará aprimorar habilidades para alcançar melhores resultados.

Não pense que o networking é uma relação onde você só ganha. É importante perceber que essa rede de contatos é pautada na base da troca de informações, experiências e conhecimentos. Dificilmente você terá êxito se pensar em ganhar sempre. A relação tem que ser de reciprocidade.

Participar de cursos, workshops e grupos da sua área de atuação

Os cursos não são apenas oportunidades para melhorar a sua experiência e especialização profissional, mas também uma forma de encontrar pessoas que vão ajudá-lo a ter troca de experiências tanto profissionais quanto pessoais.  Serão nessas interações que você perceberá se está no caminho certo ou se precisa alterar a direção dos seus objetivos profissionais.

Leve consigo o seu cartão de visita, inclusive hoje através do seu QR code já pode armazenar dados de outras pessoas. Fique atento às novas tecnologias. Esteja pronto para dar o primeiro passo para conhecer alguém, isso deverá ser feito frequentemente. Não espere até que você perca seu emprego para começar a fazer networking.

Participar de reuniões, eventos organizados ou associação profissional é uma ótima maneira para se conectar com as pessoas. Os grupos são ótimos para que você conheça o que o mercado está praticando como também é valioso para se fazer uma auto análise e onde se pode melhorar. 

Ser lembrado nas redes sociais

A frase “Quem é visto será lembrado” é muito verdadeira.  Mantenha suas redes atualizadas, publique conteúdos e artigos interessantes. Você precisa estar atento ao que está acontecendo em sua área e no mercado de trabalho. Busque interagir com pessoas que estão escrevendo conteúdos relevantes para sua carreira.

Desta forma, investir em networking agregará valor à sua vida profissional e pessoal. Não importa em que área você trabalhe, a rede de contatos e suas conexões poderão ser a chave para acelerar o seu sucesso. O networking não só é útil para aprender com as pessoas, mas como também sobre dar o direcionamento da sua própria carreira.

Manter o bom relacionamento com sua rede de contatos é uma ação que deve ser realizada sempre. Para isso, é importante aproveitar os canais de comunicação e redes sociais para fortalecer a sua marca pessoal e o seu marketing pessoal. Desta maneira, você terá mais oportunidades para alcançar os principais objetivos seja para a sua carreira como para seus negócios.

Related posts

Deixe uma resposta

Required fields are marked *