About Us

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Aenean vulputate nisl arcu, non consequat risus vulputate sed. Nulla eu sapien condimentum nisi aliquet sodales non et diam. Duis blandit nunc semper rutrum congue. Phasellus sed lacus ut odio vehicula varius. Etiam iaculis feugiat tortor ac ornare.

Stay connected

Blog Post

7 benefícios de contar com uma empresa de recrutamento
Desenvolvimento, Seleção de Executivos, Transição de Carreira

7 benefícios de contar com uma empresa de recrutamento 

Encontrar os melhores talentos disponíveis no mercado e acertar nas contratações podem ser dificuldades comuns para muitas organizações, principalmente quando levamos em consideração os prejuízos trazidos pelo turnover. Para ajudar nesse processo, algumas corporações fazem parcerias com empresas de recrutamento.

No entanto, muitos gestores têm dúvidas em relação a esse trabalho, como ele funciona e se vale o investimento.

Este post vai esclarecer o assunto e ajudar na tomada de decisão sobre a terceirização. Acompanhe!

Quando contratar empresas de recrutamento terceirizado?

O processo de recrutamento é uma etapa de extrema importância para as empresas, exigindo foco e dedicação da equipe da RH.

Por mais que os profissionais acumulem vasta experiência no assunto, esse trabalho toma um tempo precioso, chegando a levar de 30 a 90 dias. Nesse intervalo, os responsáveis anunciam a vaga, fazem uma triagem dos currículos, realizam entrevistas e testes para finalmente escolherem o novo funcionário.

Esse período poderia ser empregado em outras ações estratégicas que possibilitem decisões mais acertadas e produtivas, afinal o RH também é responsável pela gestão de pessoas e outras atividades essenciais para uma boa atuação dos CEOs e diretores.

Quando se trata do recrutamento de executivos a situação é ainda mais complexa, por dizer respeito a profissionais com habilidades bem específicas que nem sempre são encontrados facilmente no mercado de trabalho.

Não raro, é necessário fazer uma busca ativa, abordando as pessoas que correspondem ao perfil ideal, em vez de selecionar apenas entre os que responderam ao anúncio da vaga.

A contratação de um parceiro de recrutamento ajuda a solucionar todas essas questões, viabilizando uma seleção mais rápida e precisa.

Como funciona o processo de recrutamento terceirizado?

A empresa especializada agenda uma reunião para entender as necessidades, desafios e cultura organizacional do contratante, recebendo informações completas sobre a corporação e a vaga a ser preenchida.

A partir desses dados, o recrutamento é iniciado. A terceirizada pode usar canais de divulgação tradicional, headhunters especializados, network, softwares próprios de busca, entre uma série de outras ferramentas que vão ajudar a localizar o profissional ideal.

Na maioria das vezes, essas empresas permitem a escalabilidade de serviços. Isso significa que o contratante decide por quanto tempo vai manter a parceria, se será apenas para contratações isoladas ou formação de grandes equipes, entre outros detalhes. Na terceirização, o pagamento é feito apenas pelos serviços demandados, o que contribui para a redução de custos.

O serviço de consultoria se estende à análise comportamental dos candidatos, avaliação de redes sociais e realização de testes para checar as competências técnicas, além dos exames iniciais dos currículos recebidos.

Vale lembrar que todo o processo pode ser acompanhado pela organização contratante. Isso porque a empresa terceirizada não faz o trabalho isoladamente — é essencial que haja um acompanhamento a fim de alinhar alguns pontos importantes e garantir que o recrutamento atenda totalmente às necessidades da vaga.

Quais são os benefícios proporcionados por uma empresa de recrutamento?

Ao optar pela parceria de uma empresa de recrutamento, a corporação experimenta uma série de benefícios. Podemos destacar:

1. Economia e assertividade

Contratações falhas resultam em altos índices de turnover, queda na produtividade, problemas no engajamento e custos com pagamentos de rescisão e novos processos seletivos. A ajuda de uma empresa de recrutamento faz com que as novas admissões sejam mais acertadas, resultando em economia para a empresa.

2. Diminuição da sobrecarga para o RH

O departamento de RH de uma empresa tem que lidar com uma série de processos internos voltados à gestão de pessoas e ajuda na tomada de decisões, atuando como peça estratégica fundamental.

A terceirização dos processos de recrutamento vai ajudar o Recursos Humanos a lidar com o excesso de trabalho, além de tornar o processo mais rápido e preciso. Assim, a empresa recebe os candidatos mais condizentes para preencher a vaga.

3. Melhor qualidade dos processos de seleção de funcionários

Uma empresa terceirizada acumula todo o conhecimento e experiência necessários para fazer uma seleção mais precisa. Isso significa que as chances de encontrar o funcionário ideal para a vaga sejam muito maiores, levando em consideração as habilidades técnicas e encaixe com o clima organizacional.

4. Implantação de novas tecnologias

Uma empresa terceirizada lida com recrutamento em sua rotina diária e está familiarizada com as tecnologias mais eficientes que podem ajudar na seleção de talentos.

Ao contar com essa parceria, a organização tem acesso a essa tecnologia e consegue se manter atualizada, além de realizar a contratação de maneira mais rápida.

5. Contribuição para o employer branding

O employer branding também é avaliado pela rotatividade de funcionários. Claro que questões internas como o clima organizacional, liderança e remuneração são quesitos relevantes, mas a contratação correta conta muitos pontos na hora de reter esses profissionais.

Ao fechar a parceria com especialistas em recrutamento, a corporação diminui as chances de demissões e consegue trabalhar o seu employer branding.

6. Melhora na produtividade

Contratações bem-feitas aumentam o engajamento da equipe e o melhoram o nível de relacionamento entre profissionais, impactando a produtividade de maneira positiva e ajudando no alcance das metas definidas para o período.

7. Ampliação da rede de contatos

Os profissionais que compõem o RH possuem uma boa rede de contatos e experiência para realizar contratações eficientes, mas uma empresa de recrutamento conta com especialistas que podem auxiliar no assunto.

Por lidarem com esse trabalho diariamente, há um network extenso, aumentando a probabilidade de localizar uma pessoa que se encaixe perfeitamente no perfil procurado.

Além disso, essa empresa tem um banco de dados constantemente atualizado e consegue indicar os profissionais mais alinhados com as demandas do mercado de trabalho atual. Em outras palavras, a terceirizada consegue recrutar pessoas adequadas e que estão em processo de requalificação constante.

As empresas de recrutamento trazem uma série de benefícios financeiros e estruturais, além de valorizar os profissionais de RH que ficam livres para outras atividades também importantes. Trata-se de um trabalho especializado, inserido nos valores corporativos e que ajuda no crescimento organizacional, diminuindo custos e aumentando a qualidade da aquisição de novos colaboradores.

Para conhecer os serviços da StautRH e saber como podemos contribuir com a sua empresa, entre em contato conosco!

Related posts

Deixe uma resposta

Required fields are marked *