About Us

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Aenean vulputate nisl arcu, non consequat risus vulputate sed. Nulla eu sapien condimentum nisi aliquet sodales non et diam. Duis blandit nunc semper rutrum congue. Phasellus sed lacus ut odio vehicula varius. Etiam iaculis feugiat tortor ac ornare.

Stay connected

Blog Post

Diretor de RH: 4 habilidades essenciais para o sucesso
Desenvolvimento

Diretor de RH: 4 habilidades essenciais para o sucesso 

Planejar, gerir orçamentos, organizar o quadro de funcionários, inovar. Essas são apenas algumas das funções que um profissional precisa dominar para estar à frente do departamento de Recursos Humanos, um dos mais estratégicos de uma empresa.

Pensando nisso, neste post, trazemos informações valiosas sobre o assunto. Então, confira abaixo a lista que preparamos com as 4 habilidades essenciais que contribuem para um diretor de RH alcançar o sucesso!

1. Conhecimento da área de Recursos Humanos

Para assumir a frente de um departamento de Recursos Humanos, é indispensável que o profissional já tenha uma sólida experiência quanto ao conhecimento do setor e suas dificuldades.

Muitas vezes, o cargo é ocupado por profissionais que possuem diferentes formações acadêmicas — graduações nas áreas de Psicologia ou de Administração acabam sendo as mais usuais.

Além do bacharelado, um diretor de RH deve possuir uma pós-graduação que complemente os conhecimentos da área, como em Gestão de Pessoas, e certificações que comprovem sua experiência com recrutamento e seleção e também com o manejo de um departamento pessoal.

Conhecimento da legislação trabalhista, dos sistemas de gestão da qualidade e das relações sindicais também são diferenciais desse profissional.

2. Capacidade de relacionamento

Gostar de se comunicar é outra característica essencial de um diretor de Recursos Humanos de sucesso.

Isso porque ele está inserido em um ambiente contínuo de convivência com os outros funcionários. Essa capacidade pode ser dividida em três eixos, os quais envolvem o estímulo à equipe, a resolução de problemas e a liderança.

Estímulo à equipe

Um profissional que não estimula a equipe não deve ser escolhido para a posição. Entre os principais deveres do setor de Recursos Humanos está desenvolver e manter a qualidade de vida dos colaboradores da empresa, e a tarefa passa pelos devidos estímulos da organização.

Nesse ponto, o diretor de RH deve estar sempre atento ao momento oportuno de promover e instalar novas ideias, à valorização de seus funcionários e às táticas que ajudam na retenção de talentos.

Resolução de problemas

Ser empático e saber ouvir e se colocar no lugar do outro são itens básicos para se relacionar no mundo do trabalho. Para os profissionais que lidam diretamente com a gestão de pessoas, esses aspectos têm um peso ainda maior.

O setor de Recursos Humanos precisa ser visto como um departamento de resoluções, por isso o diretor de RH deve manter a serenidade e grande capacidade de resolver conflitos de forma justa.

Liderança

Sem dúvidas, os funcionários procuram em um diretor de RH alguém que seja capaz de apresentar soluções e assumir as grandes responsabilidades do cotidiano.

Acima de tudo, o profissional deve ser um legítimo representante da missão e da cultura organizacional da empresa.

O departamento de Recursos Humanos serve como um exemplo de conduta para as outras áreas. Por conta disso, seus funcionários devem obrigatoriamente ser um reflexo dos valores do negócio.

3. Eficácia em inovação

Para ocupar a posição de diretor de RH, o profissional precisa ter em mente que as relações em uma organização são a fonte principal de preocupação e foco na empresa.

Um profissional que consiga aliar a criatividade com a capacidade de enxergar o quadro geral também será capaz de sempre propor desafios aos colaboradores e proporcionar o desenvolvimento profissional deles.

4. Curiosidade e determinação

Na hora de escolher o próximo diretor de RH da sua empresa, atente-se para a curiosidade do candidato.

O currículo está atualizado com cursos e workshops recentes? Ele aparenta ser alguém interessado, atualizado, proativo e disposto a realizar treinamentos e capacitações para desenvolver seus conhecimentos?

Cada vez mais, pela necessidade de estar sempre em contato com diferentes profissionais e de implantar novas ideias, o diretor de RH precisa estar atento para as inovações do mercado.

Coaching, outplacement, job rotation, empowerment e headhunter são apenas alguns dos assuntos sobre os quais o profissional necessita possuir conhecimento e atualização constante.

Depois de conhecer as características fundamentais de um diretor de RH, saiba mais também sobre como fazer recrutamento e seleção de executivos para altos cargos. Boa leitura!

Related posts

Deixe uma resposta

Required fields are marked *