About Us

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Aenean vulputate nisl arcu, non consequat risus vulputate sed. Nulla eu sapien condimentum nisi aliquet sodales non et diam. Duis blandit nunc semper rutrum congue. Phasellus sed lacus ut odio vehicula varius. Etiam iaculis feugiat tortor ac ornare.

Stay connected

Blog Post

Por que investir em desenvolvimento de liderança e como funciona?
Desenvolvimento

Por que investir em desenvolvimento de liderança e como funciona? 

Será que uma pessoa já nasce com habilidades de liderança ou aprende capacidades para liderar ao longo da vida? Esta pergunta causa grande divergência de opiniões, não é mesmo?

Andrea McAleenan, braço direito do guru da administração Peter Drucker, afirmou em uma entrevista que “nem todos os que se esforçam para serem líderes têm condições de chegar lá, mas também não é verdade que a pessoa já nasce líder. Existem habilidades que podem ser aprendidas.”

O fato é que, para os que já têm em si características de liderança e para os que aspiram esses postos, o aprendizado e aperfeiçoamento devem virar rotina. E, para isso, é preciso investir no desenvolvimento de liderança.

E de onde pode vir esse investimento? Não só pode como deve vir das empresas, afinal, o mercado exige que cada vez mais pessoas estejam aptas a serem inovadoras, administradoras de recursos, resolvedoras de problemas e estimuladoras na equipe da qual fazem parte.

Neste artigo, vamos abordar os principais benefícios de uma organização trabalhar com desenvolvimento de líderes e como ela pode fazer isso de forma mais eficaz. Confira!

A importância de investir em desenvolvimento de lideranças

Você conhece casos de gestores e executivos que evitam o treinamento de seus colaboradores por receio de perderem espaço para talentos promissores? Infelizmente, cenários assim existem. Mas, essa cultura tem ficado para trás nas instituições que têm se destacado no mercado.

A Natura é um exemplo que tem se destacado no cenário corporativo brasileiro por seus treinamentos e trabalho na formação de líderes. Veja alguns benefícios que sua empresa pode ter ao colocar o desenvolvimento de liderança em foco na rotina organizacional.

Retenção de talentos

Ao contrário do que muitos gestores ainda pensam, reter talentos é uma das principais vantagens que uma organização pode ter ao desenvolver o potencial de seus colaboradores com o objetivo de criar bons líderes.

Profissionais que se sentem valorizados por seus superiores têm maior tendência a continuar na empresa e colaborar para o crescimento dela. Esse é um ponto muito trabalhado em locais que desenvolvem uma cultura organizacional sólida.

Produção de novos líderes para o futuro

Bons líderes fazem líderes. E é assim que um alto desempenho é perpetuado por uma companhia. Aliás, quantas não acabam entrando em decadência quando seu fundador para de atuar por falta de pessoas que possam dar continuidade ao seu legado?

Desenvolver lideranças garante a manutenção de resultados a longo prazo. Além disso, empresas que têm essa visão ganham maior legitimidade no mundo dos negócios e atraem novos talentos que desejam desenvolver seu potencial.

Crescimento

É claro que o crescimento será orgânico se uma organização está trabalhando o máximo de competências em seus colaboradores. Habilidades que serão criadas ou expandidas em treinamentos de liderança serão aplicadas na rotina empresarial.

Ao perceberem seu desenvolvimento pessoal, profissionais se sentem mais motivados a produzir resultados, encarar e superar desafios e se aprimorar ainda mais. Isso certamente pode alavancar a economia de uma empresa.

Formas de desenvolver a liderança na empresa

Existem inúmeras formas de fazer com que sua organização se engaje no desenvolvimento de liderança. Nos tópicos a seguir, vamos ver que essa não é uma missão que precisa ser realizada exclusivamente pelo RH, mas por todo o time de gestores.

Observar o potencial de cada colaborador

Como vimos no início deste artigo, muitas pessoas já nascem com habilidades de liderança. Algumas podem ter pleno conhecimento disso, porém outras ainda não se reconhecem como líderes. Por isso, é preciso prestar atenção ao comportamento de cada profissional que integra a equipe. Essa postura em muito se assemelha com a dos olheiros no futebol e deve ser adotada por bons gestores.

Oferecer ferramentas de desenvolvimento

Atualmente, o mercado já oferece inúmeras ferramentas de educação corporativa para empresas que querem desenvolver talentos. Entre as opções estão academias de liderança, workshops, trilhas de aprendizagem e coaching. Sua empresa já conta com alguma delas? Adotar programas de desenvolvimento de liderança é uma solução ideal para alcançar resultados rápidos e personalizados.

Dar feedback

Garantir que seus colaboradores saibam seus pontos fortes e fracos é uma prática excelente. Isso vai acelerar o processo de desenvolvimento de cada um, além de dar confiança para seguir em frente. Um gestor experiente que forma líderes, pode criar bons hábitos de mentoria quando auxilia um profissional mais jovem a avançar em sua carreira e ter melhor desempenho.

Benefícios de uma consultoria

Se você chegou até aqui, com certeza entendeu a importância de valorizar a formação de bons líderes em sua corporação. Agora é hora de pensar qual é o melhor caminho para colocar em prática o que vemos no texto. Para auxiliar e conduzir este processo de desenvolvimento e treinamento de liderança, contar com uma consultoria na área garante resultados personalizados e alinhados com a cultura organizacional e com o planejamento estratégico da empresa.

Ter uma consultoria como aliada na missão de formar líderes é também contar com uma visão panorâmica e especializada. Isso garante uma avaliação limpa de influências internas, além de poupar a equipe de RH em meio à rotina operacional. Ao implantar um programa de desenvolvimento, por exemplo, é possível trabalhar nos talentos temas como gestão de pessoas, anatomia do poder, gestão compartilhada de resolução e empreendedorismo.

A Staut RH é uma excelente opção para executivos e gestores que reconhecem a importância de explorar o desenvolvimento de liderança em sua organização. Ela conta com especialistas capacitados a identificar líderes potenciais e trabalhar habilidades e competências em equipes de talentos.

O ex-presidente americano Ronald Reagan afirmou que “o melhor líder não é necessariamente aquele que faz as melhores coisas. Ele é aquele que faz com que pessoas realizem as melhores coisas.” Se você é líder, que tal investir junto à sua empresa para que outros profissionais descubram e aperfeiçoem suas aptidões, tornem-se também bons líderes e produzam resultados ainda melhores?

Ainda temos muito a compartilhar com você sobre temas em torno do mundo corporativo. Você se interessa? Se a resposta for positiva, assine nossa newsletter e receba periodicamente conteúdos como este.

Related posts

Deixe uma resposta

Required fields are marked *