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Como desenvolver ou melhorar a cultura da empresa?
Coaching

Como desenvolver ou melhorar a cultura da empresa? 

Você sabe o que as empresas ThoughtWorkers, Aurora e Votorantim S.A. têm em comum?

Apesar de pertencerem a ramos completamente diferentes no mundo dos negócios, as três estão entre as 10 mais bem avaliadas por seus colaboradores segundo uma pesquisa feita em 2017 no Brasil.

Não precisamos ir muito além na investigação de cada uma delas para perceber que todas compartilham uma cultural organizacional sólida e legitimada pelos profissionais e pelo mercado.

Nos últimos anos, a cultura da empresa passou a ser um tópico mais discutido tanto pelos gestores que buscam melhores resultados quanto pelos talentos que procuram o local ideal para trabalhar.

É por isso que, neste artigo, mostraremos o que a liderança pode fazer para desenvolver e melhorar a cultura corporativa. Confira!

Estar aberta a mudanças

Reconhecer a necessidade de aperfeiçoamento é o primeiro passo para uma liderança que deseja firmar uma cultural organizacional.

Neste momento inicial, é preciso prestar atenção a críticas, observar práticas negativas e estudar a fundo o que precisa ser mudado.

A cultura é o coração de uma empresa. Por isso, se ela não funcionar bem, os resultados não serão satisfatórios. É imprescindível que haja alinhamento entre o que é pregado e o que efetivamente acontece na rotina da companhia.

Definir missão, visão e valores

Estes três itens são a base da cultura da empresa, pois norteiam as metas e as ações que levarão ao alcance de cada uma delas. É importante que todos os colaboradores conheçam, entendam e compartilhem esses ideais.

A missão é a razão de existir da organização, seu propósito. Já a visão consiste em até onde ela quer chegar. Por fim, os valores são princípios morais que regem o caminho que será feito para cumprir a missão.

Montar uma equipe alinhada

De nada adianta traçar uma cultura corporativa arrojada se a equipe não compartilhar os mesmos valores ou não ver sentido no propósito da instituição.

Para desenvolver ou melhorar a cultura da empresa, por vezes é preciso rever contratações e analisar o alinhamento e engajamento dos colaboradores.

Em uma nova fase, o time de recursos humanos deve estar preparado para realizar processos de recrutamento e seleção que encontrem talentos capazes de dividir os mesmos conceitos.

Se espelhar em casos de sucesso

Assim como as empresas citadas no início deste artigo, muitas têm se destacado por um posicionamento organizacional sólido. Google, Twitter, Amazon e Apple são alguns exemplos do mercado internacional que podem ser estudados e seguidos.

De acordo com uma pesquisa divulgada pela Forbes, os millennials não querem apenas empregos que paguem suas contas. Eles preferem cargos e empresas que tenham valores alinhados com os deles e deem significado a sua vida. Por isso, investir na cultura empresarial pode ser a chave para conquistar e reter talentos no mercado atual.

Em um cenário de tantas mudanças e desafios, boas lideranças não podem deixar de lado o investimento na cultura da empresa. Afinal, como pudemos ver neste artigo, ela tem a capacidade de delinear processos importantes de crescimento e alcance de resultados.

Na nossa caixa de comentários, deixe experiências ou dúvidas em relação à cultura organizacional e o desenvolvimento dela. Esperamos seu feedback!

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