About Us

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Aenean vulputate nisl arcu, non consequat risus vulputate sed. Nulla eu sapien condimentum nisi aliquet sodales non et diam. Duis blandit nunc semper rutrum congue. Phasellus sed lacus ut odio vehicula varius. Etiam iaculis feugiat tortor ac ornare.

Stay connected

Blog Post

Conheça aqui diferentes estilos de liderança e se inspire
Seleção de Executivos

Conheça aqui diferentes estilos de liderança e se inspire 

O papel principal de um líder é guiar o grupo por um caminho, deixando bem definida a função de cada um por meio de uma comunicação transparente. O fato é que existem diferentes estilos de liderança nesse entremeio.

Cada gestor tem um perfil, uma forma de lidar com os seus subordinados. Diante disso, é importante conhecer os traços mais marcantes da sua personalidade como líder, a fim de extrair o melhor da sua equipe. 

Confira, a seguir, um pouco mais sobre a teoria da liderança e os principais estilos encontrados no mercado

Teoria da liderança 

Antes de focar nos perfis, é necessário saber o que é teoria da liderança. De modo geral, não existe uma única teoria, ela se divide em várias vertentes, os chamados estilos de liderança. Eles costumam se diferenciar por três fatores: líder, seguidores e situação — definida pelo ambiente corporativo. 

Estilos de liderança 

Ao líder, cabe a responsabilidade de manter a harmonia do grupo, delegar funções, motivar e inspirar membros do grupo, organizar objetivos e outros. No entanto, a maneira como isso acontece pode variar, como será mostrado a seguir.

Autocrática 

A liderança autocrática, como o nome sugere, é caracterizada pela postura autoritária, mas também centralizadora do líder. Esse perfil se aproxima bastante do chefe, pois as decisões ficam centralizadas no líder, que costuma coordenar a equipe de maneira mais regrada, com pouca abertura para posicionamentos ou questionamentos. 

A autocracia tem seu lado bom, como agilidade de decisão, liderança mais produtiva, além de um controle maior dos processos. No entanto, tem o lado negativo também, como o clima de constante tensão, pouca abertura para o colaborador e desmotivação da equipe, o que culmina no turnover.

Democrática 

O líder democrático não só encoraja os colaboradores, como também os incentiva a sugerir em decisões estratégicas. O líder sempre consulta a opinião do time e dá espaço para que proponha soluções.

Esse tipo de liderança não se preocupa apenas com resultados, mas também com o bem-estar dos colaboradores. Diante disso, é possível destacar os benefícios, como feedbacks que ajudam na melhoria, liberdade de atuação, produtividade e qualidade do ambiente. Como desvantagem, está a exigência de alto nível de maturidade, processos mais lentos e risco de perda de controle.

Liberal 

Na liderança liberal, a figura do coordenador não tem tanto impacto sobre o grupo, já que a equipe tem nível alto de maturidade, a ponto de não precisar de alguém que a coordene. O grupo é deixado mais à vontade pelo gestor, em uma espécie de autogestão. 

Isso gera prós e contras. Primeiramente, a liberdade de tomar decisões, a confiança no trabalho e a descentralização do poder fazem parte dos benefícios. Enquanto isso, pode haver falta de direcionamento e produtividade mais baixa, além do individualismo exacerbado.

Situacional 

Existe também um tipo de líder que é o situacional: uma liderança adaptativa, na qual o gestor se porta de acordo com a necessidade da situação. Para isso, é necessário agilidade, estratégia e inteligência para coordenar toda a questão. Essa capacidade de adequação é bastante valorizada em ambientes que mudam a todo instante. 

Flexibilidade, desenvolvimento e otimização do tempo são os destaques vantajosos desse estilo de liderança. Por outro lado, há uma falta de padronização de processos, dependência do líder para contornar uma situação, além um processo de desenvolvimento mais lento.

Participativa

A liderança participativa é embasada em dois pontos: processos e pessoas. Além da definição clara do que será feito, as ações precisam ser voltadas aos colaboradores. Nesse caso, a equipe tem a característica de ser forte, justamente pelo trabalho em conjunto propiciado pelo líder.

A união de todas as partes em torno do mesmo objetivo é um dos seus maiores diferenciais, além de boa comunicação, aumento da produtividade e maior motivação. Porém, existe o lado contrário: o desaceleramento da tomada de decisão e a questão da segurança, visto que todos sabem de tudo.

O fato é que existem vários estilos de liderança e cada um se adapta a determinado tipo de empresa ou equipe a ser comandada. Logo, é preciso atenção para poder liderar a fim de extrair o melhor da gestão.

E então, gostou do conteúdo? Siga as nossas páginas nas redes sociais: Facebook, LinkedIn e Twitter!

Related posts

Deixe uma resposta

Required fields are marked *