About Us

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Aenean vulputate nisl arcu, non consequat risus vulputate sed. Nulla eu sapien condimentum nisi aliquet sodales non et diam. Duis blandit nunc semper rutrum congue. Phasellus sed lacus ut odio vehicula varius. Etiam iaculis feugiat tortor ac ornare.

Stay connected

Blog Post

Como otimizar a gestão de recursos humanos da minha empresa?
Desenvolvimento

Como otimizar a gestão de recursos humanos da minha empresa? 

Só quem trabalha com a gestão de recursos humanos entende como é árdua a rotina desse setor. São muitas as atividades que passam pelo departamento, e o gerente de RH acaba assumindo uma grande quantidade de demandas em sua jornada de trabalho.

É por isso que a busca por maneiras de otimizar o trabalho na área de RH deve ser constante. Somente assim, com a adaptação de tarefas e o uso de ferramentas e novas tecnologias, é possível desempenhar uma boa gestão de recursos humanos. E foi com base nessa realidade que desenvolvemos este post.

Veremos aqui uma série de dicas práticas para que você saiba como ter uma rotina mais otimizada no departamento de RH. Ficou interessado? Então continue conosco e confira todas as informações!

Tenha um banco de currículos

O processo de recrutamento e seleção de novos colaboradores para a empresa é um dos que mais gera demanda para o setor de recursos humanos. Isso porque é necessário:

  • traçar o perfil das vagas;
  • divulgar o processo nas redes da empresa ou em veículos de comunicação;
  • desenvolver uma triagem dos currículos recebidos;
  • convocar os candidatos para entrevistas;
  • desenvolver e aplicar testes práticos etc.

É por isso que ter um banco de currículos facilita muito no processo de recrutamento e seleção. Assim, a empresa terá em seus arquivos uma grande quantidade de CVs, bastando fazer a seleção daqueles que serão convocados para a entrevista na organização.

Para compor esse banco de dados, uma das melhores alternativas é disponibilizar um formulário de “Trabalhe conosco” no site da sua empresa. Isso permitirá o cadastro voluntário de pessoas interessadas em vagas futuras.

Além disso, existem hoje softwares que facilitam a localização de pessoas no banco de dados da empresa. Se você quiser contratar um engenheiro ambiental, por exemplo, poderá filtrar nos currículos armazenados apenas os profissionais com formação específica nessa área.

Promova uma boa gestão de pessoas

Antigamente, o setor de recursos humanos era chamado de departamento pessoal. Tratava-se de uma área que lidava muito com atividades burocráticas que envolvessem o quadro de funcionários, como processos seletivos, controle de demissões, cálculos de férias, folha de pagamento etc.

Tudo isso ainda faz parte do setor de recursos humanos — porém, foram incluídas as atividades de gestão de pessoas. Isso quer dizer que a área de RH também é responsável por estimular, motivar e propor ações que diminuam o turnover e possibilitem a retenção de talentos na empresa.

É papel do setor de recursos humanos, portanto, promover a boa gestão de pessoas na empresa, orientando os líderes de outras áreas a desenvolver a cultura do feedback com os seus colaboradores, promover eventos internos para integração dos times etc.

Atividades como essas, mais voltadas para o endomarketing e à administração de times, otimizam a gestão de recursos humanos. Dentre os benefícios disso, podemos citar:

  • menor quantidade de conflitos na organização;
  • possibilidade de fazer acordos sempre de forma positiva;
  • menos pedidos de demissão e motivos para demitir colaboradores (uma vez que a maior parte deles estará engajada) etc.

Faça uma análise de riscos

Ter o controle sobre tudo o que se passa em uma empresa não é tarefa fácil, e isso dificulta muito o dia a dia de um diretor de RH. Afinal, nessa área — que precisa entender bem a organização, como um todo — ter tal domínio é ainda mais complicado. Para saber lidar, portanto, com as incertezas que permeiam uma organização, o ideal é realizar uma análise de riscos.

Entre os principais modelos de análises existentes, um dos mais recomendados é o desenvolvimento de uma matriz SWOT. Trata-se de uma ferramenta muito utilizada para o desenvolvimento do planejamento estratégico das empresas como um todo.

Grosso modo, a matriz SWOT — ou FOFA, como pode ser chamada no Brasil — cruza as forças e oportunidades com as fraquezas e ameaças de uma empresa.

Com base nas ações concisas geradas por esse cruzamento de informações, é possível identificar riscos no setor de recursos humanos. E, com esse conhecimento prévio, ações podem ser implementadas para otimizar todo o trabalho.

Invista em consultoria organizacional

Muitas vezes, o excesso de trabalho faz com que os gestores deixem de observar certos detalhes importantes à organização. Além disso, todas as atividades operacionais e burocráticas, quando tomam muito tempo, tornam impossível o pensamento em ações mais estratégicas para a empresa.

É por isso que investir em uma consultoria organizacional especializada em RH pode ser interessante: para que você possa otimizar a gestão de recursos humanos da sua organização.

Basicamente, os consultores visitarão a sua empresa, analisarão todos os processos desenvolvidos e, com base nesses estudos, definirão o atual diagnóstico do seu negócio. A partir disso, serão desenvolvidas atividades estratégicas para que todo o trabalho seja otimizado.

Entre os benefícios que uma consultoria pode trazer, destaca-se a implantação de novas tecnologias de gestão que possibilitem a execução de atividades como:

  • o controle da folha de pagamento;
  • a gestão do banco de horas;
  • os procedimentos de admissão e demissão de funcionários.

Ainda podem ser desenvolvidas pelas consultorias atividades de recrutamento e seleção de executivos, o chamado headhunting. Além disso, é possível executar treinamentos para o desenvolvimento de competências nas pessoas que já são colaboradores da empresa — o que também contribui para que sejam feitas promoções e planos de carreira para esses funcionários.

Por fim, outro aspecto desenvolvido pelas consultorias é a prática do assessment, que nada mais é do que a aplicação de testes para avaliar as competências comportamentais e traços motivacionais nos candidatos a vagas. Isso possibilita a contratação de pessoas que, de fato, tenham um maior fit cultural com o negócio.

Então, gostou das nossas dicas sobre como otimizar a gestão de recursos humanos em uma empresa? Agora que tem todas estas informações, não deixe de colocá-las em prática e alcançar mais resultados positivos para o seu negócio!

Caso queira contratar uma consultoria, nós da StautRH estamos à sua disposição, e podemos contribuir muito para melhorias no setor de recursos humanos. Entre em contato conosco e saiba mais sobre nossos serviços e metodologia de trabalho!

Related posts

Deixe uma resposta

Required fields are marked *