About Us

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Aenean vulputate nisl arcu, non consequat risus vulputate sed. Nulla eu sapien condimentum nisi aliquet sodales non et diam. Duis blandit nunc semper rutrum congue. Phasellus sed lacus ut odio vehicula varius. Etiam iaculis feugiat tortor ac ornare.

Stay connected

Blog Post

Como conduzir uma entrevista de emprego? 5 boas práticas fundamentais
Seleção de Executivos

Como conduzir uma entrevista de emprego? 5 boas práticas fundamentais 

Você já se perguntou como conduzir uma entrevista de emprego para trazer benefícios tanto para o candidato quanto para a empresa? Se a resposta for positiva, sua instituição já está no caminho certo para montar a melhor equipe do mercado.

Por mais experiente que seja o recrutador, muitas vezes ele não dá a devida importância para essa etapa do processo seletivo e, com isso, perde muitos talentos.

Pensando nisso, separamos 5 dicas para que as suas próximas entrevistas resultem em uma equipe produtiva e engajada. Acompanhe!

1. Analisar os currículos

Não é só o candidato que deve estar preparado para o momento da seleção. Afinal, como conduzir bem uma entrevista de emprego sem conhecer os candidatos?

O primeiro passo é analisar com atenção os currículos recebidos. Se o cargo requer habilidades específicas, devem ser chamados para a entrevista somente aqueles que se enquadram no perfil desejado.

Fazer uma triagem adequada é o primeiro passo para acertar na contratação. Fique atento às informações que são pertinentes ao cargo oferecido e não fuja disso somente para ter uma boa quantidade de concorrentes.

2. Planejar as perguntas

O segundo passo do processo é planejar as perguntas com base no estudo dos currículos selecionados. Quando estiver analisando as informações do candidato, faça anotações a respeito das dúvidas e dos pontos que você deseja esclarecer.

Você também deve identificar com antecedência quais são as características pessoais e as habilidades requeridas pela vaga em questão e, a partir disso, montar um roteiro de perguntas.

3. Criar um ambiente confortável

Participar de um processo seletivo é uma atividade sensível para a maioria dos candidatos. O nervosismo toma conta e, muitas vezes, o indivíduo pode diminuir seu desempenho por causa da tensão.

É daí que vem a importância de criar um ambiente confortável para a entrevista. Para que a pessoa possa mostrar o melhor de si, é preciso que se sinta à vontade. Sendo assim, o ideal é que o recrutador assuma uma postura amigável, simpática e não tão rígida.

Para começar, inicie a conversa oferecendo uma água ou um café. Demonstre interesse pelo entrevistado e quebre o gelo falando sobre assuntos amenos.

O objetivo é fazer o profissional se soltar e expressar mais naturalmente opiniões e características, de maneira que você possa identificar se ele é compatível com a cultura organizacional da empresa.

4. Ser objetivo

O bom senso é uma das principais chaves quando falamos sobre como conduzir uma entrevista de emprego. É necessário achar o equilíbrio entre a objetividade e a construção de um clima leve, como citamos no tópico anterior.

O diálogo entre o recrutador e o candidato deve acontecer por meio de perguntas objetivas que permitam que o candidato se expresse sem prolongar o momento além do necessário ou torná-lo pesado e cansativo.

Lembre-se de que você deve se manter atento e interessado no que a pessoa tem a dizer.

5. Evitar preconceitos

Sabe os ditados “quem vê cara não vê coração” ou “não julgue o livro pela capa”? Eles também são válidos para os processos de recrutamento.

Nem sempre o melhor profissional para o cargo está de acordo com o que você está acostumado a ver ou será igual ao antigo colaborador que preenchia aquela vaga. O foco da entrevista deve estar nas habilidades do indivíduo, e não na cor dos sapatos dele.

É claro que as vestimentas devem estar de acordo com a ocasião, mas isso não significa que elas tenham que satisfazer o seu gosto pessoal também. Tome cuidado ao reparar em excesso nessas questões, pois o candidato talvez perceba a situação e isso pode afetar o andamento da entrevista.

Praticar essas dicas sobre como conduzir uma entrevista de emprego certamente fará com que você consiga avaliar com mais precisão o candidato e, assim, possa fazer a escolha mais adequada para a vaga oferecida.

Nosso artigo foi útil para você? Então compartilhe este post e veja o que seus amigos têm para acrescentar ao assunto!

Related posts

Deixe uma resposta

Required fields are marked *