About Us

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Aenean vulputate nisl arcu, non consequat risus vulputate sed. Nulla eu sapien condimentum nisi aliquet sodales non et diam. Duis blandit nunc semper rutrum congue. Phasellus sed lacus ut odio vehicula varius. Etiam iaculis feugiat tortor ac ornare.

Stay connected

Blog Post

Como a inteligência artificial atua no recrutamento e seleção de candidatos?
Seleção de Executivos

Como a inteligência artificial atua no recrutamento e seleção de candidatos? 

Se há não muitos anos os processos de recrutamento e seleção eram feitos manualmente desde a divulgação de vagas até o momento da contratação, com a evolução da tecnologia o cenário hoje é completamente diferente. Atualmente, a inteligência artificial é uma grande aliada das equipes de RH e, neste artigo, vamos mostrar o porquê.

Sua empresa, provavelmente, já se beneficia de algoritmos de inteligência para automatizar diversos processos. No âmbito de recursos humanos, isso geralmente acontece no direcionamento de vagas para perfis ideais e na seleção automática de currículos que chegam ao recrutador.

Mas, existem ainda mais campos em que a inteligência artificial pode atuar no recrutamento e seleção. Temos certeza que este assunto vai expandir as possibilidades em seus processos seletivos. Quer ver?

Construção de arquétipos

A criação de um perfil ideal para preencher uma vaga em aberto é uma prática comum do RH, mas isso geralmente é feito manualmente, por meio de questionamentos ao gestor, entendimento das necessidades da equipe e alinhamento com a cultura da empresa.

Contudo, esse processo pode ser facilitado pela inteligência artificial. A construção de arquétipos — modelo ideal — já é feita por softwares que cruzam os dados dos colaboradores da organização e chegam a um padrão que pode ser reproduzido para encontrar o novo candidato.

Interação com chatbots

Os primeiros contatos entre a instituição e o candidato podem ser feitos com o auxílio de chatbots. Esses “robozinhos” são programados para estabelecer diálogos e responder perguntas de forma inteligente, conduzindo o candidato a uma experiência dinâmica, tirando dúvidas e recolhendo informações.

Essa automação muda completamente a dinâmica de atendimento do setor de RH, que fica mais livre para atuar em questões primordiais e pode focar nas próximas etapas do processo de recrutamento.

Personalização de testes

Usar a inteligência artificial já no momento da seleção é um hábito cada vez mais comum em pequenas e grandes empresas inovadoras. As possibilidades vão desde aplicativos com perguntas e testes psicológicos até ferramentas para trabalho em equipe e uso da gamificação.

É possível que a empresa conte com desenhos de processos seletivos personalizados para sua realidade e seus objetivos de contratação. Além de beneficiar a organização com a automação, torna ainda o processo mais dinâmico e construtivo para os candidatos.

Seleções objetivas

O índice de turnover nas empresas muitas vezes é alto por conta de pequenas falhas no processo seletivo. São detalhes do candidato que passam e, com o auxílio da tecnologia, podem ser comparados e vistos com mais clareza até que o perfil ideal seja encontrado.

Certamente, ter a tecnologia como aliada durante o recrutamento e seleção vai permitir com que a equipe de recursos humanos consiga alcançar os melhores talentos do mercado e selecionar os profissionais que vão gerar melhores resultados em conjunto com o time que vão integrar.

Ferramentas de inteligência artificial são excelentes na otimização de tempo e recursos e contar com elas tem sido estratégico para as organizações.

Esperamos que este conteúdo tenha sido útil e mude sua visão sobre processos de recrutamento. Gostaríamos de compartilhar mais artigos como este com você. Que tal assinar nossa newsletter agora mesmo?

Related posts

Deixe uma resposta

Required fields are marked *