About Us

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Aenean vulputate nisl arcu, non consequat risus vulputate sed. Nulla eu sapien condimentum nisi aliquet sodales non et diam. Duis blandit nunc semper rutrum congue. Phasellus sed lacus ut odio vehicula varius. Etiam iaculis feugiat tortor ac ornare.

Stay connected

Blog Post

Conheça 6 vantagens do coaching para a carreira
Coaching, Transição de Carreira

Conheça 6 vantagens do coaching para a carreira 

Você já sentiu dificuldades para tomar decisões em relação ao seu futuro, ou para enxergar o próximo passo que deve ser dado para aprimorar a sua carreira? O coaching pode ser uma solução para você! Apenas no Brasil a oferta do serviço cresceu mais de 300% nos últimos quatro anos.

Continue lendo o post para conferir no que consiste esse trabalho e veja algumas das vantagens do coaching para a sua carreira!

Mas, afinal, o que é coaching?

O coaching é um processo de orientação que surgiu para aumentar a assertividade nas decisões relacionadas à carreira, elaborando soluções com foco mais positivo nos membros da equipe e não apenas na organização.

Geralmente, a realização do trabalho envolve dez sessões de conversa com um profissional, que estimula as reflexões e a definição de metas, podendo apontar soluções para o desenvolvimento da carreira.

O processo também é considerado uma prática de aperfeiçoamento que, por meio de uma aprendizagem contínua, permite modificar comportamentos e promover o desenvolvimento dos colaboradores nas instituições.

A palavra coaching surgiu na década de 40, mas o termo era usado para definir um conceito de mentor que auxiliava estudantes a se prepararem para os exames escolares.

Uma década mais tarde o termo passou a ser usado também para designar a habilidade de gerenciamento. Foi apenas em 1980 que o conceito de coaching de carreira começou a tomar a forma atual, representando o auxílio para executivos no desenvolvimento de suas carreiras.

Quais são as vantagens do coaching para a carreira?

Na última década, as relações humanas ganharam um espaço de destaque nas empresas e, com isso, atividades como o coaching ganharam cada vez mais evidência no mercado, mas não sem bons motivos e resultados.

Abaixo listamos 6 vantagens que vão ajudar você a perceber porque o serviço pode ser decisivo para o seu bem-estar e a produtividade da sua carreira.

1. Definição de metas

Um dos primeiros passos em uma sessão de coach é a definição de metas profissionais. Neste momento, o colaborador aponta seu estado atual e planeja os próximos passos em detalhes.

Com isso, um objetivo claro fica traçado e é muito mais simples visualizar todos os caminhos que deverão ser percorridos até lá.

É natural que neste momento apareça a vontade de estabelecer diversos objetivos, seja uma promoção, um aumento de salário ou apenas melhorar determinadas habilidades.

Por isso, o coaching é um processo importante: ele traz clareza para a situação atual e possíveis desdobramentos para o futuro, desenvolvendo habilidades e atitudes que vão potencializar seus pontos fortes, permanentemente.

Com metas bem definidas, as pessoas melhoram seu foco e a sua atenção. As soluções para os desafios que serão enfrentados passam por uma percepção de valores e cultura, que acabam por culminar no projeto de metas de curto, médio e longo prazo, e também na revisão de uma série de valores.

2. Ajuda a desenvolver o autoconhecimento

Outra das vantagens do coaching é o suporte emocional e motivacional durante todo o processo de atendimento.

Durante as sessões, as reflexões sobre os próximos passos da carreira, e seus desafios, permitem pensar sobre as emoções e formas de conseguir lidar com cada uma delas no trabalho.

A metodologia do coaching é efetiva porque, com sua ajuda, o cliente passa a ter uma visão mais ampla de suas possibilidades e objetivos, mas também dos obstáculos.

Essa visão panorâmica da carreira colabora para que o processo de tomada de decisões aconteça de forma mais natural, além de contribuir para que o profissional lide melhor com seus medos e anseios, incentivando-o a assumir riscos para alcançar aquilo que deseja.

Com o autoconhecimento, fica mais fácil reconhecer os pontos que precisam ser melhorados e que podem desestabilizar você durante o percurso.

3. Aumenta a autonomia e a valorização

Um dos sentimentos mais trabalhados nas sessões de coaching é o de autorresponsabilidade, que ajuda no desenvolvimento de características como a flexibilidade e a adaptabilidade.

Com essas duas habilidades, os colaboradores liberam muitas das cargas que as posições de chefia carregam e deixam os superiores mais livres para as decisões mais amplas e importantes.

Outro ponto positivo é que, quando os colaboradores sentem que as suas ideias são valorizadas e reconhecem o seu papel importante dentro da organização, é mais fácil que eles vistam a camisa da empresa, tornando o trabalho em equipe mais harmonioso.

4. Desenvolve a liderança

Os gestores se tornam melhores líderes depois de um processo de coaching e essa é uma das maiores vantagens da metodologia.

O curso orienta a chefia para que aprenda a ouvir seus colaboradores e ressalta a importância da participação de cada membro da equipe.

Assim, tanto as pessoas que já ocupam cargos de liderança, quanto as que têm isso como um dos seus objetivos, aprendem a destacar os fatos bons e a minimizar os acontecimentos ruins, para desenvolver melhor o trabalho.

O coaching proporciona ferramentas para que seja possível entender as fraquezas e virtudes de diversos perfis de pessoas, o que ajuda na correção de problemas, previne situações indesejadas e deixa a equipe mais alinhada, facilitando na hora de estabelecer objetivos para o grupo.

5. Incentiva a criatividade

Outra ferramenta que torna o coaching um processo efetivo para o desenvolvimento profissional é o estímulo de insights na pessoa treinada, que também passa a ter uma memória melhor.

Como já dissemos, o coaching existe para potencializar as habilidades que o profissional já possui, e para combater comportamentos nocivos, ampliando a visão sobre as novas possibilidades e objetivos.

Durante as sessões, o cliente é levado a pensar em saídas inovadoras e criativas para os problemas que o rodeiam, a desenvolver o raciocínio lógico e estratégico, aumentando suas possibilidades de atuação e provocando um processo de mudança positiva em si mesmo e no ambiente de trabalho.

6. Melhora o Desempenho

Depois de estabelecer metas claras e objetivas, desenvolver o autoconhecimento, a capacidade de liderança e a criatividade, o final do processo só poderia ter como resultado uma melhora significativa no desempenho do funcionário.

As habilidades desenvolvidas com o processo são essenciais para os profissionais serem bem-sucedidos e para as empresas nas quais eles trabalham conquistarem melhores resultados.

Isso porque elas têm o poder de potencializar o desempenho dos colaboradores de diferentes níveis, não só em curto prazo, mas também no futuro.

A junção entre o desenvolvimento de competências emocionais e sociais faz com que os profissionais que tenham a experiência do coaching se tornem pessoas mais completas no mercado.

Assim, você será capaz de lidar com situações de adversidade, tirando o melhor proveito da ocasião.

Agora que você já conhece as vantagens do coaching e tem vários motivos para experimentar a metodologia, compartilhe este texto nas suas redes sociais para ajudar seus amigos a terem melhores resultados no trabalho e desenvolverem suas potencialidades!

Related posts

Deixe uma resposta

Required fields are marked *