About Us

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Aenean vulputate nisl arcu, non consequat risus vulputate sed. Nulla eu sapien condimentum nisi aliquet sodales non et diam. Duis blandit nunc semper rutrum congue. Phasellus sed lacus ut odio vehicula varius. Etiam iaculis feugiat tortor ac ornare.

Stay connected

Blog Post

Coaching e mentoring: conheça as principais diferenças entre eles
Coaching, Desenvolvimento, Sem Categoria

Coaching e mentoring: conheça as principais diferenças entre eles 

Coaching e mentoring são dois termos que estão em alta nos últimos anos, principalmente no mundo dos negócios. No entanto, é um equívoco pensar que os dois métodos são iguais. Neste artigo, você descobrirá que, mesmo que as duas metodologias tenham o propósito de ajudar pessoas e líderes a alcançarem seus objetivos, têm muitas particularidades e diferenciações.

Antes de procurar um profissional de uma dessas áreas, é indispensável entender qual se ajusta realmente às suas necessidades. Com esse conhecimento, os resultados para você ou sua empresa serão ainda mais rápidos e satisfatórios. Acompanhe!

Seja treinado para alcançar resultados

Traduzindo para a nossa língua, “coach” é “treinador”. Sendo assim, sua função nada mais é que instruir, conduzir e extrair o melhor de seu “atleta” até que ele chegue à vitória, ou seja, seu objetivo.

A técnica do coaching inclui encontros periódicos, em que metas são traçadas e prazos são estabelecidos. O profissional faz perguntas ao coachee (cliente) e o guia a reflexões que farão com que ele saia do estado atual para o desejado.

O processo traz mais autoconfiança e permite que a pessoa trabalhe seus defeitos e use suas qualidades em favor próprio.

Receba conhecimento privilegiado para avançar na carreira

Uma das principais diferenças entre coaching e mentoring é que a segunda metodologia é direcionada especificamente para o profissional. Ao contrário do coach, o mentor não precisa de nenhuma certificação específica, porém, ele deve ser um profissional com muita experiência na área de atuação do cliente.

Assim como o Mestre Yoda – do clássico Star Wars – está para Luke Skywalker, um mentor está para seu mentorado. Dessa relação, virão conselhos, dicas, soluções, estratégias e o acompanhamento que um profissional ou uma equipe precisam para crescer.

Separamos algumas diferenças pontuais entre os métodos de coaching e mentoring. Veja abaixo:

  • um coach define, com seu cliente, prazos para que as metas sejam alcançadas e o processo de coaching seja concluído; apesar de também poder criar metas, um mentor não tem tempo estipulado e acompanha o cliente a longo prazo;
  • o coach não precisa, necessariamente, ter pleno conhecimento sobre a área de seu coachee; já um mentor precisa ser uma pessoa da mesma área de atuação do cliente, com mais experiência de mercado e de vida;
  • o coaching pode ser direcionado para vida pessoal, profissional, acadêmica, financeira etc.; o mentoring é voltado para carreira e pode ser usado para uma equipe em uma empresa – em caso de substituição de um profissional, por exemplo – ou por líderes;
  • o coaching estimula que o próprio cliente encontre as respostas para seus desafios; o processo de mentoring consiste em um profissional experiente transmitindo seu conhecimento.

Sendo assim, se você busca planejar melhor sua carreira, organizar sua vida pessoal, maximizar sua performance em alguma área ou mesmo buscar mais autoconhecimento, procure um bom profissional de coaching, que seja certificado na área. No entanto, se você é um líder ou tem uma equipe que precisa de um profissional maduro que possa oferecer acompanhamento e instrução para a otimização de resultados, busque um mentor.

Esperamos que você tenha entendido as principais diferenças entre coaching e mentoring e se sinta mais seguro para buscar um profissional. Se você já sabe qual é sua necessidade, comente abaixo qual método se ajusta mais aos seus objetivos.

Related posts

Deixe uma resposta

Required fields are marked *