About Us

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Aenean vulputate nisl arcu, non consequat risus vulputate sed. Nulla eu sapien condimentum nisi aliquet sodales non et diam. Duis blandit nunc semper rutrum congue. Phasellus sed lacus ut odio vehicula varius. Etiam iaculis feugiat tortor ac ornare.

Stay connected

Blog Post

Carreira Slash ou Múltiplas Carreiras – Quais as vantagens?
Desenvolvimento

Carreira Slash ou Múltiplas Carreiras – Quais as vantagens? 

Você já deve ter ouvido falar em Múltiplas Carreiras, Carreira por portfólio ou Slash Career. Há nomes variados, mas o sentido é o mesmo. “Slash Career” quer dizer “carreiras em barras”. Significa múltiplas carreiras de forma simultânea, e isto é uma tendência.

 Carreira slash ou profissional slash são conceitos que vêm sendo aplicados a profissionais que exercem várias atividades simultaneamente, operando de maneira híbrida e atuando com múltiplas carreiras. Uma crescente tendência, a opção por esta forma de atuação vem sendo feita por necessidade de complemento financeiro ou de complemento de preferências e paixões, aumentando, assim, a possibilidade de auto-realização.

 Geralmente, profissionais que possuem mais de um tipo de atuação temem ou sentem muita dificuldade em explicar o que fazem, pois têm receio de parecerem “perdidos” e “sem foco”. Outros profissionais vêm trabalhando na área de formação, estão felizes, mas não se sentem “completos” por não poderem integrar todos os seus talentos e suas paixões em seu dia-a-dia.

 No momento atual é hora de rever e pensar em alternativas que vão de encontro com o seu propósito. Estamos diante de um cenário competitivo e observamos uma retomada de mercado, alguns setores impactados, talvez seja a hora de pensar em novas alternativas e modelos de carreiras.

Você deve estar se perguntando. “Eu não dou conta nem de uma imagina de várias carreiras ao mesmo tempo”. Sem dúvida, será importante ter um posicionamento claro, apresentando de forma organizada sua multiplicidade. Será imprescindível cuidar da sua marca e reforçar suas atuações equilibrando agendas. Ser um profissional Slash vai exigir disciplina, sacrifícios, senso de organização e responsabilidade. Pode ser que em algum momento que for crescer na sua carreira terá que se decidir por qual sua inclinação é maior.

Tenho observado, em processos de transição de carreira, ao conversar com alguns profissionais que optaram por este modelo, eles se sentem muito mais felizes por equilibrarem seu lado financeiro e motivação. O profissional que tem mais de uma carreira, mantém a energia para o trabalho, por estar atuando com o que gostam e com mais interesse.

 Numa era em que se busca propósito e significado, o trabalho também precisa ser considerado como um campo de realização pessoal. Muitas vezes, ouvimos de pessoas que ao optaram por este modelo de múltiplas carreiras, passaram a ter mais qualidade de vida.

 Uma das grandes vantagens da Slash Career é permitir que você consiga desenvolver interesses pessoais como uma forma de negócio e de fortalecer a sua marca pessoal para algo que você tem paixão. Há uma entrega de fato ao seu autodesenvolvimento. Por outro lado, para aqueles que são mais apegados a rotina, se motivam pela segurança e estabilidade resistem mais a esta escolha.

 Atualmente a reforma trabalhista tem ajudado, pois é possível conciliar um part-time, carga horaria reduzida e tantas outras vantagens. Para aqueles que gostam de desenvolver mais de um projeto ao mesmo tempo, sentem vontade de descobrir um novo mercado, são curiosos, disciplinados e com boa dose de organização podem conciliar suas escolhas e carreiras.

Como é o MERCADO para estes profissionais?

É fato que esta conversa vem ganhando cada vez mais espaço, porém algumas empresas ainda são mais tradicionalistas, outras mais abertas até porque trabalhar por projeto e com contrato flexível será muito mais comum e natural. Está aí a reforma trabalhista que vem possibilitando novas formatos e relações de trabalho.

Quais são os BENEFÍCIOS?

  • Maior equilíbrio entre sua jornada profissional e sua vida pessoal;
  • Mais de uma fonte de renda;
  • Exercício da criatividade;
  • Diminuição do risco em função de variáveis econômicas;
  • Networking fortalecido por profissionais, linhas de pesquisa e bases de conhecimento de diferentes áreas;
  • Alinhamento com seu propósito de vida;
  • Redução do estresse e esgotamento;
  • Aprimorar diferentes habilidades.

Quais são as MOTIVAÇÕES para um profissional escolher carreira Slash?

As motivações para ter mais de uma carreira Slash são as mais diversas:

  • Desejo de atuar numa área complementar e vontade de aprender coisas novas.
  • Encontrar maneiras de colocar um talento em prática e torna-lo rentável.
  • Ampliar os ganhos financeiros em atividades que gerem satisfação.
  • Atuar com aquilo que gosta e que tem interesse em busca de proposito e significado.
  • Procurar um trabalho que precisa ser considerado como um campo de realização pessoal e melhor qualidade de vida.

Quais são os MODELOS E FORMATOS?

Ele pode ter vários formatos:

  • Pode estar pautado em uma mesma espinha dorsal, como por exemplo: o profissional pode ser um especialista financeiro em uma organização, pode ser consultor de investimento e professor.
  • Pode ter carreiras distintas: por exemplo, ser uma nutricionista e design de interiores, engenheiro de telecomunicação e educador físico, dentre outros exemplos.
  • Ideal para os que gostam de desenvolver mais de um projeto ao mesmo tempo, sentem vontade de descobrir um novo mercado e são curiosos.
  • Se sentem à vontade com atividades que envolvam, planejamento, organização, disciplina e conseguem conciliar duas ou mais agendas.
  • Neste formato exige-se um posicionamento claro, apresentando de forma organizada sua multiplicidade.

O profissional que escolhe ser Slash pode ganhar novas oportunidades de empregabilidade e até a possibilidade de aprender coisas novas e se capacitar a cada dia. São benefícios muito importantes e motivadores para o profissional que busca ter esse tipo de carreira.

Podem escolher este tipo de carreira por vários os motivos. Muitas vezes é porque é uma pessoa que gosta de fazer diversas atividades e isso irá gerar satisfação pessoal. Mas também pode ser uma necessidade. E é importante frisar que se for por uma necessidade, que não seja apenas a financeira. A carreira múltipla é uma tendência que veio para ficar. E isso se populariza à medida que o mundo se transforma e o profissional a cada dia precisa aprender uma ferramenta e novas tecnologias. Uma nova motivação e incentivo para olharmos para novas profissões e oportunidades que vão aparecendo com essas mudanças.

Fique atento que, para ter carreiras múltiplas não quer dizer que você tenha que trabalhar enlouquecidamente, significa sim, que você tem potenciais diferentes para passar por diversas profissões e consegue administrar seu tempo com um bom planejamento. Será imprescindível cuidar da sua marca pessoal e reforçar suas atuações equilibrando agendas.

Related posts

Deixe uma resposta

Required fields are marked *