About Us

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Aenean vulputate nisl arcu, non consequat risus vulputate sed. Nulla eu sapien condimentum nisi aliquet sodales non et diam. Duis blandit nunc semper rutrum congue. Phasellus sed lacus ut odio vehicula varius. Etiam iaculis feugiat tortor ac ornare.

Stay connected

Blog Post

Big data e RH: entenda como funciona essa combinação
Seleção de Executivos

Big data e RH: entenda como funciona essa combinação 

Big data e recursos humanos (RH) podem formar uma dupla de relevância quando o assunto é retenção de talentos e avaliação de desempenho — requisitos básicos para o sucesso de uma empresa.

Com o mercado cada vez mais competitivo, formar e manter uma equipe talentosa é o segredo para garantir a sustentabilidade de um negócio. Nesse cenário, associar big data e RH ajuda a compreender o que os colaboradores produzem, querem e precisam.

Neste post, mostramos como o big data revolucionou o departamento de RH e como seu uso pode resultar em benefícios. Acompanhe!

Qual é o conceito de big data

Big data e RH influenciam diretamente a rentabilidade de uma organização. Isso é possível graças ao conceito de big data que diz respeito à análise de dados. Isso porque os indicadores de desempenho são fundamentais em qualquer setor e não seria diferente na gestão do recurso mais valioso da organização.

Atualmente, essa avaliação é feita de forma moderna e com muito mais agilidade do que era no passado. Ferramentas e plataformas foram criadas especialmente para averiguar um grande volume de dados.

Quando incorporado ao RH, o big data permite avaliar o desenvolvimento do colaborador durante sua jornada na empresa para prever aonde ele pode chegar se receber os estímulos corretos. Ou seja, é possível descobrir um perfil fundamental para impulsionar os gráficos de lucratividade.

Como integrar big data e RH

A integração entre big data e RH pode ser feita em várias esferas, mas as principais aplicações da análise de dados nesse departamento são referentes a avaliação e retenção de talentos, processos seletivos e diagnósticos de desempenho. Acompanhe!

Análise e retenção de talentos

Com o big data, é possível analisar e otimizar os gastos com a folha de pagamento. Isso é possível porque se pode medir o desempenho de cada colaborador em relação ao salário.

A equipe de RH também pode analisar o perfil dos funcionários que permanecem mais tempo na companhia e os possíveis motivos da rotatividade. A partir disso, fica mais fácil estabelecer o padrão desses colaboradores

Processos seletivos

Os dados coletados também podem auxiliar na elaboração de um modelo ideal de contratação. Assim, é possível saber quais são o perfil e as ferramentas necessárias para atrair os melhores profissionais. Além disso, pode-se usar esses dados em plataformas especializadas na busca de currículos e até mesmo no LinkedIn.

Avaliação de desempenho

O big data permite que a avaliação de desempenho dos funcionários seja feita com mais precisão. Isso pode revelar até mesmo em qual período do dia a empresa produz mais. Esses dados podem fazê-la não só lucrar mais, mas economizar quando necessário, sem prejudicar sua produção.

Quais os benefícios do big data no RH

Veja algumas das vantagens que a integração entre big data e RH pode trazer para as empresas:

  • redução de custos proporcionada pela precisão nas contratações;
  • produtos e serviços com mais qualidade graças à precisão dos dados;
  • eficiência na análise de perfis, que permite que a gestão de benefícios seja mais adequada às necessidades dos trabalhadores;
  • avaliação do colaborador por todos os ângulos para que as tendências de RH sejam aplicadas com mais facilidade;
  • melhores resultados com a possibilidade de contratação de perfis mais alinhados com a cultura da empresa;
  • identificação e correção de falhas mais rápidas, de forma a evitar prejuízos.

Percebeu como big data e RH formam uma dupla de extrema relevância para empresas que querem obter resultados positivos? Ao associá-los, você pode passar a usufruir dessas vantagens na sua organização!

Quer fazer sua empresa decolar? Então, assine nossa newsletter e receba mais conteúdos relevantes como este.

Related posts

Deixe uma resposta

Required fields are marked *