About Us

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Aenean vulputate nisl arcu, non consequat risus vulputate sed. Nulla eu sapien condimentum nisi aliquet sodales non et diam. Duis blandit nunc semper rutrum congue. Phasellus sed lacus ut odio vehicula varius. Etiam iaculis feugiat tortor ac ornare.

Stay connected

Blog Post

Assessment – aliado estratégico para empresas e profissionais
Desenvolvimento, Seleção de Executivos

Assessment – aliado estratégico para empresas e profissionais 

O termo assessment já é bem conhecido no mercado de Recursos Humanos. Vamos detalhar mais sobre seu significado e importância neste artigo, mas já podemos antecipar que seus benefícios são vantajosos tanto para empresas quanto para profissionais.

Ainda que seja um termo técnico, é bem provável que também seja conhecido entre os profissionais de uma forma geral. Especialmente por quem já participou de avaliações de desempenho, processos seletivos, programas de transição de carreira ou coaching. E possivelmente, também, para quem deseja programar ou planejar sua carreira e já pesquisou o assunto.

O termo assessment em inglês significa avaliação. No contexto corporativo tem grande relevância no desenvolvimento de competências profissionais.

Assim, assessment significa avaliar traços de personalidade, comportamentos e competências das pessoas que formam as equipes de uma organização. O objetivo é estratégico: conhecer, entender e melhorar suas performances e ter um autoconhecimento de seus traços de personalidade e suas competências comportamentais.

Importância de desenvolver as competências profissionais

Por que se fala tanto em desenvolvimento de competências? A resposta está no próprio desempenho dentro das organizações. Quando uma organização se destaca em sua área de atuação, muito provavelmente há uma equipe de colaboradores que contribuiu para este sucesso organizacional.

Evidentemente que há uma série de fatores envolvidos, mas, numa empresa, a congruência entre metas organizacionais e desempenho individual funciona como uma somatória de forças. Desta forma, é estratégico e inteligente que a empresa proporcione o desenvolvimento das competências profissionais.

Habilidades comportamentais

É comum o profissional questionar quais são as competências mais valorizadas pelas empresas. Como é possível para ele identificá-las e aperfeiçoá-las?

Antes de tudo, vale explicar que competências profissionais se definem pelo conjunto de habilidades, atitudes e conhecimento que cada indivíduo manifesta em sua trajetória profissional.

Sendo assim, quando uma empresa busca um profissional com características específicas, como foco em resultados ou criatividade, já temos um indício de preocupação com o chamado fit cultural. Ou seja, esta empresa possivelmente identificou que para a execução de determinada tarefa tais requisitos serão diferenciais em sua equipe.

Importante lembrar que a integração entre equipes e a identificação com a cultura organizacional são as situações corporativas que mais exigirão competências de ordem comportamental. Ao passo que entendemos a importância das competências comportamentais, compreendemos melhor o quanto o assessment é igualmente importante.

O que o assessment pode fazer por sua empresa?

Assim como é importante para o profissional conhecer suas habilidades, é fundamental para as empresas ter um diagnóstico de suas potencialidades e fraquezas. Com isso, a empresa pode preparar-se para questões decisivas e estratégias de negócios.

Em termos práticos, a aplicação de ferramentas de assessment ajuda as empresas em questões como: recrutamento e seleção, avaliação de desempenho, diagnóstico de clima organizacional, plano de carreira, desenvolvimento de liderança, coaching, transição de carreira, entre outros.

Mas tudo isso só é possível, pois no assessment, empresas e consultoria de RH e Headhunters, definem critérios estratégicos alinhados ao seu modelo de negócio. Ao mesmo tempo, investir em conhecimento do capital humano capacita as empresas ao uso inteligente de informações.

O assessment cria esta possibilidade, a de munir a empresa com dados precisos sobre o perfil de todos os profissionais que a compõem. Entre todas estas vantagens do assessment para empresas, vale ressaltar a redução de custos nos processos acima mencionados, uma vez que se tornam mais precisos.

Benefícios do Assessment para o profissional

O cenário competitivo do mercado de trabalho impulsiona profissionais a buscarem uma diferenciação. Uma vez que as habilidades técnicas já são eliminatórias, é no campo das chamadas soft skills (habilidades comportamentais) que a diferenciação encontra espaço.

A fim de proporcionar um diagnóstico preciso, o assessment é capaz de orientar os profissionais para o desenvolvimento de habilidades potenciais ou críticas. Além do mais, ter conhecimento de fraquezas e potencialidades é uma enorme vantagem competitiva.

Assessment – tecnologia e conhecimento humano aliados

Em qualquer área de atuação a tecnologia e a inovação são aliados estratégicos quando combinados ao conhecimento e diretrizes planejadas. Por isso, o assessment enquanto metodologia de avaliação para o desenvolvimento profissional e corporativo também conta com importantes avanços da tecnologia.

Atualmente há softwares especializados, alimentados por dados e teorias consagradas sobre perfis comportamentais. Estes recursos são especialmente importantes por subsidiarem informações analíticas para gestores e consultores, como relatórios, gráficos, pesquisas e devolutivas, baseados em inteligência artificial.

Todavia, gerenciar de forma analítica os resultados do assessment é papel importante das consultorias de RH e equipes internas e headhunters, desta área nas empresas. Da mesma forma, a participação dos líderes de equipes nos processos de assessment também é fundamental.

É possível concluir que o principal valor do assessment está na sua função diagnóstica. Para os profissionais sua colaboração é buscar o autoconhecimento e para as empresas é a gestão deste conhecimento.

Temos assim, uma metodologia consistente para identificar e gerenciar competências profissionais que auxiliam tanto na gestão de carreiras quanto na tomada de decisões corporativas.

Related posts

Deixe uma resposta

Required fields are marked *