About Us

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Aenean vulputate nisl arcu, non consequat risus vulputate sed. Nulla eu sapien condimentum nisi aliquet sodales non et diam. Duis blandit nunc semper rutrum congue. Phasellus sed lacus ut odio vehicula varius. Etiam iaculis feugiat tortor ac ornare.

Stay connected

Blog Post

ANYWHERE OFFICE Porque adotar o novo modelo? A nova tendência no mercado de trabalho
Desenvolvimento

ANYWHERE OFFICE Porque adotar o novo modelo? A nova tendência no mercado de trabalho 

Anywhere office é um modelo de trabalho que permite que as pessoas façam suas atividades, sua rotina de trabalho em qualquer lugar, como no home office, no escritório ou no #coworking. Na prática, há apenas a necessidade de um espaço que seja confortável, seguro para que as pessoas trabalharem com seu notebook ou o celular e conectados à internet.

Para reforçar, vale dizer que trabalhar de “qualquer lugar” é incluir o próprio escritório no qual estamos acostumados. Cada vez mais as empresas vêm adotando esta prática. Com avanço da tecnologia novas formas de trabalho estão sendo desenvolvidas, incluindo o novo modelo do #anywhereoffice. Essa possibilidade tem trazido diversas vantagens tanto para os profissionais quanto para as empresas, flexibilizando as rotinas e reduzindo custos.

É importante dizer que… Anywhere Office, será um grande desafio para as empresas e para os próprios profissionais, pois vai exigir maior competência no quesito gestão, administração de tempo, acompanhamento de indicadores, disciplina e produtividade. Alguns pontos durante a pandemia já foram questionados.

Na quarentena, percebemos que conceitos iniciais como horário comercial, capacitação e ergonomia do ambiente de trabalho foram aspectos ignorados por grande parte das companhias. Outro ponto negativo foi que muitos trabalhadores se vissem trabalhando ainda mais de casa do que no escritório, mas não necessariamente sendo mais produtivos. Algumas mães e pais enfrentam a dificuldade, tendo que cuidar dos filhos e ainda garantir um ambiente funcional para seu trabalho em casa, sem contar que as reuniões virtuais e conferências se tomaram ainda maiores. Alguns questionamentos de que este conceito é uma forma moderna, porém menos humanizada de gestão e engajamento e neste ponto o grande desafio.

De qualquer forma, a partir desse contexto, o trabalho remoto vem se expandindo a ponto de ser enquadrado dentro do que está sendo chamado de o “novo normal”. A tecnologia avançada tem propiciado de forma mais acelerada estas mudanças e este conceito ganhando cada vez mais espaço.

Por outro lado, não só pontos negativos podemos observar com estas mudanças outros aspectos positivos também vem sendo observados nesse novo modelo de trabalho. Não importa onde as pessoas estejam, o espaço físico em si passa a ser uma questão secundária frente à necessidade destes profissionais estarem mais à vontade para executar suas atividades de forma mais produtiva e feliz. Um outro ponto super favorável foi que além da aproximação familiar, um dos grandes benefícios percebidos foi o ganho de produtividade pela falta de deslocamento.

Sabemos que o brasileiro que vive nas grandes cidades, perde-se em média uma hora e meia há duas horas por dia em deslocamentos para o trabalho, tempo que pode ser revertido em produção e qualidade de vida, além de favorecer o meio ambiente.

Por consequência, muitas empresas têm diminuído drasticamente grandes escritórios transformando-os em células de trabalho regionais, no conceito de squad office, de forma que os funcionários possam trabalhar mais próximos de casa evitando deslocamentos e custos.

Outro aspecto muito positivo é que o “anywhere office” também vem permitindo com que as empresas possam atrair talentos e profissionais que moram ou estão em cidades, estados ou até em outros países em que a própria organização está localizada. Isso significa que, as organizações já estão bem mais flexíveis a este modelo por conta de poder atrair novos talentos. Esta é uma boa notícia, não é?

Hoje já temos visto com maior frequência clientes que nos procuram em processos seletivos os quais estão bem mais flexíveis, principalmente na atração de profissionais tanto para posições estratégicas como também para níveis administrativos, de quaisquer níveis ou segmentos. Este modelo era muito mais comum em posições da área comercial e IT.

O “Anywhere Office” representa um grande desafio, porém mais flexível para o trabalho, permitindo que os profissionais da empresa atuem de qualquer lugar e a qualquer horário. Assim, é possível ajustar a rotina aos momentos que são mais convenientes às pessoas, ganhando em produtividade.

Espaços de trabalho flexíveis serão cruciais para garantir que pessoas tenham acesso a ambientes de trabalho favoráveis, seguros dentro do novo padrão de redução de custos dos pós-crise.

Related posts

Deixe uma resposta

Required fields are marked *