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10 COMPETÊNCIAS OU SOFTSKILLS PARA O PROFISSIONAL DO FUTURO
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10 COMPETÊNCIAS OU SOFTSKILLS PARA O PROFISSIONAL DO FUTURO 

O mundo em que vivemos é prova das mudanças rápidas e significativas devidas as inovações tecnológicas. Empresas estão nascendo constantemente e as que não acompanham a velocidade das inovações tornam-se muito rapidamente obsoletas no mercado. Novas competências pessoais surgem como determinantes para a sobrevivência nas empresas. Desenvolver essas habilidades são condições de sucesso para o futuro.

É muito provável que nossos locais de trabalho e com eles as habilidades e competências serão cada vez mais exigidas pelo mercado de trabalho e pelos headhunters. Além das competências tradicionais como negociação, visão sistêmica, foco em resultado, criatividade, dentre outras, as novas competências compõem um conjunto de conhecimentos, práticas e atitudes altamente alinhados com um mundo em disrupção.

Como manter-se relevante no mercado de trabalho e num mundo cada vez mais guiado pela inteligência artificial e algoritmos ?

Diante destas transformações elenquei as principais e mais exigidas competências.

  1. RESOLUÇÂO DE PROBLEMAS COMPLEXOS

É uma habilidade que nasce com o profissional, mas se desenvolve ao longo dos anos. Consiste na capacidade de resolver problemas novos e complexos em ambientes reais. O profissional do futuro deverá ter a elasticidade mental para a solução de problemas. A resolução de problemas é uma habilidade que todos devemos ter, mas à medida que o mundo avança, enfrentaremos ainda mais dificuldades. A fim de encontrar soluções para esses problemas, faz se necessário ter flexibilidade mental para “pensar fora da caixa” o que chamo de mudança de “mindset”

  1. PENSAMENTO CRÌTICO

Ser um pensador crítico é ter uma habilidade valiosa, envolve lógica e raciocínio. Ter pensamento critico é ter um julgamento reflexivo ou argumentativo sobre o que acreditar ou o que fazer em resposta a uma observação ou experiência. Embora dependamos fortemente da tecnologia automatizada para algumas partes do nosso trabalho, não confiamos que ela tome decisões em nosso lugar. Você precisará constantemente analisar várias situações, considerando diferentes soluções e tomando decisões por meio da lógica e do raciocínio. Em outras palavras, o pensamento crítico será uma habilidade fundamental hoje e no futuro mercado de trabalho a medida que a demanda aumenta com problemas de maior complexidade.

  1. CRIATIVIDADE

Ser criativo é ser capaz de conectar informações aparentemente diferentes entre si e a partir dessa conexão, construir novas ideias para apresentar algo “novo”. A força de trabalho se desenvolveu por causa da criatividade das pessoas. Os robôs foram criados através de pessoas. Lembre-se disso o ser humano não será substituído ! Com a chegada de novas tecnologias, pessoas criativas estarão em demanda para descobrir maneiras de aplicar a nova tecnologia e criar novos produtos e serviços.

  1. GESTÂO DE PESSOAS E LIDERANÇA

Com a inteligência artificial e a automação do trabalho, funcionários sempre serão recursos valiosos para qualquer empresa. Saber gerenciar pessoas significa saber motivar equipes, maximizar a produtividade e responder às necessidades dos seus colaboradores. Ser capaz de gerenciar, motivar e delegar pessoas para garantir que você obtenha os melhores resultados para o seu negócio é uma habilidade que precisa ser desenvolvida em nem todos os profissionais possuem, portanto faz necessário desenvolve-la de forma mais acelerada.

Esse traço continuará sendo muito procurado, especialmente nos setores de mídia e marketing. Identificar as melhores pessoas para o trabalho, saber facilitar a comunicação e criar um ambiente de trabalho agradável é uma habilidade vital para se ter.

  1. INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

O conceito de “inteligência emocional” envolve reconhecer e avaliar as emoções de outras pessoas, estabelecer empatia com esses sentimentos e produzir os resultados desejados. Ser capaz de se adaptar aos sentimentos e ambientes de outras pessoas será uma habilidade importante. A inteligência emocional é a capacidade de gerenciar o comportamento, transitar pelas complexidades sociais e tomar decisões pessoais que alcancem resultados positivos. Será importante fazer conexões vitais no local de trabalho e ter a inteligência para lidar com diferentes tipos de personalidades. Este perfil será desejável no futuro, mais do que é hoje e foi no passado. Compreender e identificar nossos próprios sentimentos, para que possamos nos motivar e gerir as emoções dentro de nós.

  1. AGILIDADE NA TOMADA DE DECISÔES INICIATIVA E EMPREENDEDORISMO

Diante do gigantesco volume de dados que as organizações é cada vez maior a necessidade de profissionais com capacidade não apenas de ler e interpretar essas informações, mas também de tomar decisões cruciais e rápidas. O julgamento e tomada de decisões será uma habilidade fundamental. Pensar fora da caixa e criar novos conceitos e designs é uma habilidade que lhe garantirá um emprego daqui para frente. Você tem que possuir a qualidade para “pensar como dono” e ter a capacidade de executar seu próprio projeto ou até mesmo seu negócio. Se você quiser subir na carreira, não se contente com uma única forma de pensar, continue a expandir sua mente explorando diferentes caminhos.

  1. NEGOCIAÇÂO E COMUNICAÇÂO ASSERTIVA

Com a ascensão da automação do trabalho, as habilidades sociais serão mais importantes do que nunca, mesmo pessoas com cargos técnicos em breve deverão mostrar mais empenho em suas habilidades interpessoais e negociação. É através da comunicação assertiva que conseguimos deixar claras as nossas ideias, conduzir projetos de maneira eficaz, orientar uma equipe sobre as tarefas realizadas, basicamente, saber passar e receber uma mensagem, ouvir e ser ouvido. Ter uma comunicação assertiva vai te ajudar a se tornar um profissional acima da média.

  1. FLEXIBILIDADE COGNITIVA E ADAPTABILIDADE

A flexibilidade cognitiva é o jeito de pensar em múltiplos conceitos simultaneamente. No mundo acelerado de hoje, estamos acostumados a fazer malabarismos com vários empregos e multitarefas. No passado, a adaptabilidade não era um traço vital em um profissional. No entanto, na força de trabalho de hoje, ser capaz de se adaptar a novas situações, programas, tecnologias, softwares, ambientes e até pessoas são extremamente importante.

  1. HUMANIZAÇÂO E INTELIGENCIA SOCIAL

É um conjunto de valores, técnicas, comportamentos e ações que, construídas dentro de seus princípios, promovem a qualidade das relações entre as pessoas nos serviços. Com a entrada das novas tecnologias, inteligência artificial, robotização e a forte exigência de um mercado muito mais disruptivo, o que fará a diferença são as características essencialmente humanas, que a tecnologia não é capaz de reproduzir. Citamos aqui algumas como: Intuição, imaginação, inovação, tomada de decisão rápida, negociação, pensamento crítico, resolução de problemas complexos, curiosidade e inteligência emocional. Habilidades as quais os robôs não possuem.

A inteligência social refere-se à sua capacidade de se conectar com os outros de maneira profunda e direta. A capacidade para sentir e estimular as reações, bem como as interações desejadas. Isso tem muito a ver com a sua comunicação com as pessoas com quem você escolhe dialogar. Essencialmente, ter grandes habilidades sociais pode te colocar no caminho para o sucesso.

  1. INOVAÇÂO E INTUIÇÂO

Intuição, imaginação, inovação são habilidades as quais os robôs não são capazes de reproduzir. Ao contrário da criatividade, que é uma habilidade subjetiva, a inovação é um processo. No contexto das organizações, inovar é se adaptar constantemente às mudanças decorrentes da transformação digital, sempre tendo em vista as necessidades do mercado e os objetivos da empresa. Nessa ótica, o processo de inovação pode resultar tanto em mudanças mais rápidas tais como: abertura de novos mercados, criação de novos produtos, melhoria de processos ou atendimento e novas tecnologias.

No entanto, novas competências surgirão, exigindo do profissional do futuro não apenas conhecimento técnico, mas também competências ainda mais desafiadoras. Sem essas habilidades críticas, você terá dificuldade em se encaixar no futuro local de trabalho. Não só elas devem ajudá-lo a ser mais eficiente, mas também lhe darão o impulso adicional para alcançar seus objetivos de carreira.

Que tal começar hoje mesmo a desenvolvê-las?

Para concluir, o melhor conselho que eu posso te dar é busque seu auto conhecimento. A StautGROUP representa empresas de Assessment Internacionais que podem ajudar neste processo de amadurecimento profissional. As ferramentas de assessment podem de fato te ajudar a reconhecer pontos de reflexão (gaps) , entender os descarrilhadores de carreira, valorizar os pontos fortes e com isso alcançar um melhor desenvolvimento e sucesso profissional.

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